O que são Apontamentos sobre o prêmio

Os Apontamentos sobre os documentários do X Prêmio Arte na Escola Cidadã foram criados com base nos documentários que registram os projetos dos cinco professores vencedores da 10a edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, ocorrida em 2009.

Criado pelo Instituto Arte na Escola no ano 2000, o Prêmio Arte na Escola Cidadã surge como uma iniciativa inédita na área da educação. Seu objetivo é reconhecer e difundir as boas práticas de Arte do Ensino Básico nas quatro linguagens artísticas (artes visuais, música, dança e teatro). O prêmio contempla as cinco categorias de ensino formal: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Há duas décadas, o Instituto Arte na Escola tem incentivado o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do Ensino Básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem. O objetivo desta coleção é dar referências para a construção de novos projetos capazes de concorrer ao prêmio e disseminar o ensino de qualidade em Arte. Com base nos relatos de cada professor e na relevância de cada projeto, foram selecionados os que apresentavam os conteúdos de arte-educação mais significativos.

Os projetos foram desmembrados e comentados, destacando os conteúdos de Arte abordados; os processos de ensino e aprendizagem construídos; as dificuldades e dúvidas enfrentadas ao longo do desenvolvimento do projeto e o que se pode aprender com cada um deles.

A seleção contou com a consultoria da pesquisadora Dra. Rosa Iavelberg, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e membro da Comissão de Avaliação Nacional do IX PAEC. A publicação impressa foi distribuída pelos 46 municípios conveniados com a Rede Arte na Escola. Além disso, o Instituto Arte na Escola disponibiliza a versão eletrônica, em PDF, para todos os interessados. Esperamos, assim, contribuir para a melhoria na construção de propostas de trabalho em Arte em todo o Brasil.