Boletim Arte na Escola

Ensinar e aprender em rede estão no DNA do Arte na Escola desde a sua fundação, em 1989. Uma prova deste compromisso é o trabalho de 20 anos do Arte na Escola em Santa Catarina, comemorado em maio, em Joinville. Durante dois dias, uma grande rede de conhecimento, envolvendo os sete Polos no Estado, professores, acadêmicos, pesquisadores e secretários municipais de educação, debateu "O papel do professor na sua formação contínua".

Além de workshops e oficinas, o evento contou com palestras dos professores Saturnino de la Torre, da Universidade de Barcelona (leia a entrevista), e Ana Mariza Filipouski (UFRGS).

O sucesso do Arte na Escola em Santa Catarina é resultado, segundo suas coordenadoras, de três ações: a união entre os Polos, as parcerias com as secretarias de educação e a qualidade dos materiais educativos do instituto.

Um dos encontros mais significativos entre os Polos aconteceu em 1996, quando as Universidades de Blumenau (FURB) e de Joinville (UNIVILLE) realizaram a I Semana Integrada de Arte-Educação. A iniciativa deu origem à pós-graduação “O Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos”. Da pós, nasceu o livro “Arte e o Ensino da Arte – Teatro, Música, Artes Visuais”.

Rozenei Cabral, coordenadora da FURB, ressalta que "estas parcerias interinstitucionais são bem comuns entre os Polos em Santa Catarina". Nadja Lamas, da UNIVILLE, diz que os Polos "têm desenvolvido ações em parceria, com trocas, auxílio mútuo, desenvolvimento de projetos conjuntos, que fazem a diferença na região".

Na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Criciúma, a coordenadora Silemar Maria Medeiros relata que sempre "há uma aproximação entre os coordenadores que faz com que essa ideia de rede se multiplique". Carla Sussenbac, da Universidade do Contestado (UNC), no município de Canoinhas, enfatiza que "as ações conjuntas com os outros polos fortalecem as discussões e a troca de experiências, o que contribui para um trabalho eficaz".

Os convênios com o poder público são cruciais para a formação continuada dos professores. A professora Fabiola Costa, que coordenou o Polo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, por 18 anos, diz que quando "as secretarias de educação mobilizam seus professores e a equipe pedagógica a participarem deste tipo de formação, elas viabilizam as mudanças pedagógicas que ocorrem no chão das escolas".

Roseceli Vieira, da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), frisa que para "Lages e região é de grande importância a parceria com a secretaria do Estado na formação, pois eles liberam os professores" para os encontros dos grupos de estudo.

A Gerente de Educação de Lages, Maria de Fátima Ogliari, afirma que a integração coma UNIPLAC assegura ao "poder público buscar a fundamentação teórica e o embasamento para prática pedagógica do docente e a formação continuada do conhecimento".

Em Joinville, a secretaria de Educação e a UNIVILLE desenvolvem projetos comuns há 16 anos. A Supervisora de Artes da Secretaria de Educação, Ilcirene Dias, conta que a partir do segundo semestre de 2011 os supervisores das escolas também passaram a ter encontros periódicos com a equipe do Arte na Escola. "Eles tem uma melhor compreensão do ensino da arte e ganham respaldo conceitual e metodológico para supervisionar o ensino da arte no âmbito da escola", diz.

Ilcirene destaca ainda que em breve o número de aulas de artes passará de uma aula semanal para duas aulas semanais. "Em pesquisa realizada pelo Instituto Arte na Escola observou-se que nas escolas que possuem um bom ensino da arte o índice de aproveitamento na língua portuguesa e matemática é maior, o que aumenta o índice no Ideb", diz a representante da secretaria de Educação de Joinville.

Os Polos do Arte na Escola em Santa Catarina estão organizando agora um livro com a temática dos 20 anos de Arte na Escola em Santa Catarina, além de artigos nas revistas eletrônicas da FURB e da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que não é Polo, mas é parceira. Tudo em rede, claro.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Ainda nesta edição

Ediçao #69 - Junho/Julho 2013

Boletim Arte na Escola

Ediçao #69 - Junho/Julho 2013

Visualizar esta edição Baixar esta edição em PDF

O Boletim Arte na Escola é uma publicação da rede Arte na Escola, produzido com o patrocínio da Fundação Iochpe.

ISSN 1809-9254
Instituto Arte na Escola
Alameda Tietê, 618 - Casa 3
CEP 01417-020, São Paulo, SP Fone (11) 3103-8088
contato@artenaescola.org.br

Editora
Silvana Claudio
Jornalista responsável
Fábio Galvão MTB 20.168/SP
Redação
Fábio Galvão e Cecília Galvão
(CGC Educação)
Projeto gráfico
Zozi
Padronização bibliográfica
Shirlene Vila Arruda