Boletim Arte na Escola

O objetivo do Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado há 14 anos, é reconhecer e valorizar as melhores práticas no ensino das Artes em nível nacional. Os documentários produzidos com cada um dos vencedores testemunham como isso se concretiza. Com o registro dessas experiências pedagógicas é possível acompanhar o protagonismo das ações em sala de aula, que uma vez divulgadas, ampliam e potencializam a experiência particular à verdadeira dimensão que sua qualidade demanda.

O número de participantes vem crescendo: em 2013, houve um aumento de 20% no número de inscrições em relação ao ano anterior. O Prêmio Arte na Escola Cidadã, único no Brasil em arte-educação, é coordenado por Amaury Brito, responsável pela área de projetos do Instituto Arte na Escola.

Dos 813 projetos inscritos, 427 foram selecionados localmente por professores universitários da Rede Arte na Escola para a etapa regional. Noventa e um chegaram à avaliação nacional, que reuniu nomes de peso, como Antonio Joaquim Severino, doutor em Filosofia pela PUC/SP e professor da Faculdade de Educação da USP; Lilian Amaral, artista visual, pesquisadora e professora doutora do Instituto de Artes - Unesp; Maria Heloisa Ferraz, professora doutora da ECA/USP, e pelo professor Bertoneto Alves de Souza, professor pesquisador da ECA/USP e do Centro Universitário Belas Artes, também em São Paulo. A seleção não foi fácil. Debruçados sobre projetos de qualidade, os examinadores tinham de eleger apenas um em cada categoria: Ensino Infantil, Fundamental 1 e 2, Médio e Educação para Jovens e Adultos.

Os professores vencedores – Carlos, Carmem, Goreth, Alberto e Rejane – foram ao Rio de Janeiro (RJ) receber seus prêmios, e participaram, com os diretores de suas escolas e com os coordenadores dos polos, de atividades culturais como visitas monitoradas à Casa Daros e ao Museu de Arte do Rio (MAR), local que abrigou também a premiação e onde foram recebidos pelo diretor cultural Paulo Herkenhoff.

Esta edição do Boletim Arte na Escola conta a história de cada vencedor. Poderia ser você. A exemplaridade, aqui, vale como inspiração.

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Ainda nesta edição

Ediçao #71 - Dezembro 2013

Boletim Arte na Escola

Ediçao #71 - Dezembro 2013

Visualizar esta edição Baixar esta edição em PDF

O Boletim Arte na Escola é uma publicação da rede Arte na Escola, produzido com o patrocínio da Fundação Iochpe.

ISSN 1809-9254
Instituto Arte na Escola
Alameda Tietê, 618 - Casa 3
CEP 01417-020, São Paulo, SP Fone (11) 3103-8088
contato@artenaescola.org.br

Coordenação geral
Roseli Alves
Editora
Regina Ramoska
Jornalista responsável
Fábio Galvão MTB 20.168/SP
Redação
Fábio Galvão e Cecília Galvão (CGC Educação)
Projeto Gráfico
Zozi
Padronização bibliográfica
Shirlene Vila Arruda