Boletim Arte na Escola

Por que premiar professores?

É preciso, sim, reiterar: num ambiente em que ser BOM professor não é regra, é exceção, a premiação é nada mais que o reconhecimento. Ou, talvez, o indicador do reconhecimento, ao qual o professor se lança em busca de sobrepor a solidão pedagógica, a impossibilidade de diálogo dentro do sistema. Poder compartilhar os sucessos é, também, uma maneira de educar. De dizer que este é o caminho, e de que o caminho é possível e de que vale a pena. Com tantas e tão grandes dificuldades a vencer, o professor muitas vezes se questiona se é mesmo viável. Conhecer histórias de superação em condições análogas às suas traz de volta o entusiasmo e a crença. Como então numa escola rural é possível editar vídeos em sala de aula e ainda promover um festival de curtas-metragens no cinema da cidade? E Pina Bauch no circuito das escolas públicas sem palco e sem verba? E os alunos do EJA – garçons, domésticas e operários no contraturno, analisando Almeida Júnior?

As aulas de arte, quando ministradas por professores que respeitam seu ofício, mudam mundos. Neste Boletim Arte na Escola vamos saber como e por quê.

evelyn@artenaescola.org.br

Comentários Deixe o seu comentário

  • Angela Maria Matos Nunes, 20:51 - 07/12/2013
    Quando temos a necessidade de desenvolver uma atividade em sala de aula, até mesmo pelo rumo que a aula dá, buscamos contextualizar com o que há ao nosso alcance. Com debates, participação e comprometimento, podemos sim, ter bons resultados até mesmo individual com a "bagagem" de cada envolvido.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Ainda nesta edição

Ediçao #71 - Dezembro 2013

Boletim Arte na Escola

Ediçao #71 - Dezembro 2013

Visualizar esta edição Baixar esta edição em PDF

O Boletim Arte na Escola é uma publicação da rede Arte na Escola, produzido com o patrocínio da Fundação Iochpe.

ISSN 1809-9254
Instituto Arte na Escola
Alameda Tietê, 618 - Casa 3
CEP 01417-020, São Paulo, SP Fone (11) 3103-8088
contato@artenaescola.org.br

Coordenação geral
Roseli Alves
Editora
Regina Ramoska
Jornalista responsável
Fábio Galvão MTB 20.168/SP
Redação
Fábio Galvão e Cecília Galvão (CGC Educação)
Projeto Gráfico
Zozi
Padronização bibliográfica
Shirlene Vila Arruda