Boletim Arte na Escola

Carlos Cruz da Silva
Escola Estadual Herbert de Souza, Rio de Janeiro (RJ)

Ao receber a notícia de que não havia sido aprovado na II Semana de Arte, promovida pelo governo do Rio de Janeiro neste ano, o professor Carlos Cruz se sentiu rejeitado. Alguns meses depois, o projeto Arte Postal (Mail Art) venceu o XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Ensino Médio. "Senti o doce sabor da vingança", brinca.

Carlos, professor da Escola Estadual Herbert de Souza, na capital carioca, apresentou a Arte Postal, as vanguardas e as manifestações artísticas contemporâneas para seus alunos, que foram convidados a registrar com seus celulares imagens das ruas e das relações humanas sob uma ótica poética. Com o apoio da direção da escola, começaram a produzir os postais. As obras selecionadas foram enviadas pelo correio para nove países, incluindo o Brasil, e também para sites de Arte Postal. Os alunos receberam mais de 20 postais de artistas de diversas partes do mundo. "O sucesso do projeto se deve a eles terem 'comprado' a ideia no primeiro momento, essa percepção intuitiva que o jovem tem", afirma o professor.

Carlos foi uma criança muito doente e aprendeu a desenhar com a mãe, nos longos períodos de convalescência. Na escola era um aluno mediano e se refugiava nos livros – "a biblioteca passou a ser o meu paraíso". Se não se sobressaía em ciências exatas, era disputado nos trabalhos de grupo por saber desenhar. "Era como gritar 'Shazam!', me transformava num super-herói instantaneamente", recorda.

Já na faculdade de Artes, conheceu as obras do pintor e desenhista Bandeira de Mello e dos artistas plásticos Rubens Gerchman, Antonio Grosso, Claudius Ceccon, entre outros. "Sou fruto de uma época: filosofia hippie e estética musical punk/tropical. Isso é muito clichê, mas posso muito bem usar uma camiseta parafraseando o rapper Emicida: a arte me salvou.”

Assista ao documentário:

DICAS DO PROFESSOR

Conheça a Arte Postal, originada em 1968 por Ray Johnson e sua New York Correspondance School Of Art. É uma rede de troca de mensagens criativas que segue pelo correio.

O PROJETO

Abordar de forma dinâmica, lúdica e afetiva a cultura contemporânea com a produção de Arte Postal, utilizando a fotografia digital de celular. Como cenário o bairro onde a escola está situada. Como temática a rua e os subtemas poética, convívio, vivência, convivência.

OBJETIVO

Conhecer as manifestações em Arte Postal no contexto histórico cultural e seus desdobramentos na atualidade. Criar Arte Postal e utilizar esse meio de comunicação, através de intercâmbio com artistas no Brasil e no exterior.

CONTEÚDOS DA ARTE

As vanguardas ar t íst icas e as mani festações contemporâneas Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Arte Pop, Arte Conceitual e Fluxus. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes para um entendimento ampliado da Arte enquanto experiência de fazer, fruir e refletir formas artísticas. Proposta de Currículo Mínimo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 2012.

COMO FAZER

>> Ler o texto Essa Tal Arte Postal, de Charles Narloch;
>> Apresentar um painel geral sobre a Arte Postal.
>> Mostrar a convocatória internacional "ENTRE TAPIÈS E BEIJOS";
>> Discutir com os alunos o trabalho dos correios hoje e como era a comunicação antes da internet; debater as diferenças destes cenários;
>> Lançar a convocatória RUA: POÉTICA, CONVÍVIO, VIVÊNCIA, CONVIVÊNCIA em português, inglês, francês, espanhol e italiano em sites especializados em Arte Postal;
>> Analisar os trabalhos de diversos artistas; 
>> Garimpar imagens nas ruas em torno da escola por meio de fotografia com celular;
>> Criar selos e carimbos exclusivos relativos ao tema das convocatórias;
>> Produzir postais de 10 X 15 cm;
>> Criar critérios de avaliação e analisar os trabalhos recebidos
>> Responder as correspondências enviando documento com os endereços de todos os participantes das convocatórias.
>> Expor os postais criados pelos estudantes e os recebidos. 

O QUE APRENDERAM

Os estudantes conheceram as manifestações em Arte Postal no contexto histórico cultural, no passado e no presente. Viveram a experiência da construção dos postais e utilizaram esse meio para se comunicar. Aprenderam também técnicas da fotografia, colagem, desenho e pintura.

Referências

FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
NARLOCH, Charles. Essa tal Arte Postal. A Notícia, 9 out. 1994. Disponível em: <http://mailartartepostal.blogspot.com.br/2008/09/ my-postcards.html>. Acesso em: nov. 2013.
Internet: ARTE Postal - os livros. Disponível em: <http://artepostaloslivros.blogspot.com.br>. Acesso em: nov. 2013.
CIRCUITO Atelier, de Paulo Bruscky. Disponível em: <http://www.comarte.com/circuitoatelier/Paulo%20Bruscky/fotos_expo.htm>. Acesso em: nov. 2013.
ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural Artes Visuais. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic>. Acesso em: nov. 2013.
INTERNATIONAL Union of Mail-Artists – IUOMA. Disponível em: <http://iuoma-network.ning.com>. Acesso em: nov. 2013.

Comentários Deixe o seu comentário

  • SANDRA, 22:34 - 15/10/2014
    Posso não saber expressar aqui os sentimentos que esta bela reportagem sobre ARTE POSTAL, com o relato deste professor dedicado e criterioso expressou em sua forma de pensar um trabalho criativo (extremamente útil e interessante), deixou com bagagem para esta nova geração de jovens que muitas vezes utilizam os meios aqui exposto de forma tão fútil e mesquinha, mas realmente este professor e um mestre, sapiente de seus dotes em artes plástica e outras manifestações culturais, parabéns
  • Mauricio Rosa, 11:27 - 14/03/2017
    Agradecido. Muito legal o vídeo, tudo na medida certa, me tocou. Utilizarei para ilustrar as oficinas na escola. Participe e divulgue nossa convocatória. http://galeria-ambiente.blogspot.com.br/2016/12/edital-salao-artcorreios.html

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Ainda nesta edição

Ediçao #71 - Dezembro 2013

Boletim Arte na Escola

Ediçao #71 - Dezembro 2013

Visualizar esta edição Baixar esta edição em PDF

O Boletim Arte na Escola é uma publicação da rede Arte na Escola, produzido com o patrocínio da Fundação Iochpe.

ISSN 1809-9254
Instituto Arte na Escola
Alameda Tietê, 618 - Casa 3
CEP 01417-020, São Paulo, SP Fone (11) 3103-8088
contato@artenaescola.org.br

Coordenação geral
Roseli Alves
Editora
Regina Ramoska
Jornalista responsável
Fábio Galvão MTB 20.168/SP
Redação
Fábio Galvão e Cecília Galvão (CGC Educação)
Projeto Gráfico
Zozi
Padronização bibliográfica
Shirlene Vila Arruda