Boletim Arte na Escola

(1) UENF - I Congresso Fluminense de Patrimônio Cultural e Arte na Escola (2009); (2) UFMS - Inauguração do Polo, com reitoria e as coordenadoras Lúcia Monteserrat e Maria Celéne Nessimiam (2005); (3) UEA - Coodenadores do Norte no 18º Encontro Nacional da Rede Arte na Escola (2005); (4) UNESP/Bauru - Palestra de Edith Derdyk (2005); (5) UFMA - Formação continuada nos municípios (2012)

A formação continuada é uma das premissas do Instituto Arte na Escola, que para colocá-la em prática constituiu, há 25 anos, a Rede Arte na Escola, por meio de convênios firmados com reitorias de extensão de universidades em todo o país.

Cabe aos 47 polos que constituem a rede, coordenados por professores destacados pela própria universidade, promover a capacitação de docentes da educação básica. Isto se dá por meio de grupos de estudos, de pesquisas, cursos e workshops, por exemplo.

Oito polos completam 15 anos em 2015: Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade Estadual de São Paulo/campus Bauru (Unesp Bauru), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Universidade Federal da Paraíba/campus Bananeiras (UFPB). 

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Ainda nesta edição

  • Criando raízes

    Vivência

    Projeto que une Dança, Teatro
    e Literatura resgata origens
    e aumenta autoestima

  • Mestrado Profissional

    Carreira

    ProfArtes abre caminhos
    para repensar o ensino das artes na educação formal

  • Pequenos grandes artistas

    Pelo mundo

    Vídeos, desenhos, fotos e pinturas vão revelar o olhar de 5 mil crianças de 35 países sobre a sua realidade
     

  • Teatro na escola

    Oficina

    Uma das vantagens da linguagem do teatro é a dinâmica. O perigo, no entanto, é transformar a aula apenas em experimentação

  • Ensino da arte:
    pedagogo ou especialista?

    Polêmica

    De quem é a responsabilidade pelo ensino da arte nas séries iniciais?

  • O relato de experiências
    como narrativa

    Artigo

    O que é fundamental para
    relatar o projeto com fidelidade?

  • Editorial

    Editorial

    Vocês sabiam que apenas 6% dos professores de arte deste nosso Brasil têm formação específica em Artes?

  • O todo e o tudo

    Artista - Luiz Braga

    O fotógrafo paraense Luiz Braga retrata o Brasil – e os brasileiros – que não estão nos cartões postais