Vocês sabiam que apenas 6% dos professores de arte deste nosso Brasil têm formação específica em Artes? Que quando falamos com o professor de artes estamos falando com um contingente absolutamente majoritário – e não é demais repisar o dado: 94% de todos os professores de arte em exercício – que não têm nenhuma formação em arte? Nossa seção de POLÊMICA foca o tema relativo no que diz respeito à Educação Infantil, e eu recomendo a leitura das respostas informadas e informantes de nossos professores. Trata-se de questão complexa, que necessita entender as peculiaridades da formação em Artes, mas não pode deixar de considerar a dimensão das políticas públicas. Ilustração: Lovatto
É válido este debate se num horizonte de décadas por vir não conseguiremos formar estes professores de arte que hoje estão em exercício? E o que estamos de fato fazendo nesta direção, nós que nos preocupamos com o ensino da Arte? Qual é nossa contribuição efetiva?
Uma professora cita o poema de Cecilia Meireles neste Boletim. Bom para se pensar: quem sabe, nem isto, nem aquilo? Ou ambos? Ou enquanto isto, uma pitada de aquilo, e quando já não for mais assim, isto, aquilo e aquilo outro?
Evelyn Berg Ioschpe
Presidente Instituto Arte na Escola