Boletim Arte na Escola

Evelyn Berg Ioschpe

Vocês sabiam que apenas 6% dos professores de arte deste nosso Brasil têm formação específica em Artes? Que quando falamos com o professor de artes estamos falando com um contingente absolutamente majoritário – e não é demais repisar o dado: 94% de todos os professores de arte em exercício – que não têm nenhuma formação em arte?  Nossa seção de POLÊMICA foca o tema relativo no que diz respeito à Educação Infantil, e eu recomendo a leitura das respostas informadas e informantes de nossos professores.  Trata-se de questão complexa, que necessita entender as peculiaridades da formação em Artes, mas não pode deixar de considerar a dimensão das políticas públicas.  Ilustração: Lovatto

É válido este debate se num horizonte de décadas por vir não conseguiremos formar estes professores de arte que hoje estão em exercício?  E o que estamos de fato fazendo nesta direção, nós que nos preocupamos com o ensino da Arte? Qual é nossa contribuição efetiva?

Uma professora cita o poema de Cecilia Meireles neste Boletim.  Bom para se pensar: quem sabe, nem isto, nem aquilo? Ou ambos? Ou enquanto isto, uma pitada de aquilo, e quando já não for mais assim, isto, aquilo e aquilo outro?

Evelyn Berg Ioschpe

Presidente Instituto Arte na Escola

Comentários Deixe o seu comentário

  • Nenhum comentário foi encontrado para o conteúdo acima.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Ainda nesta edição

  • Criando raízes

    Vivência

    Projeto que une Dança, Teatro
    e Literatura resgata origens
    e aumenta autoestima

  • Mestrado Profissional

    Carreira

    ProfArtes abre caminhos
    para repensar o ensino das artes na educação formal

  • Pequenos grandes artistas

    Pelo mundo

    Vídeos, desenhos, fotos e pinturas vão revelar o olhar de 5 mil crianças de 35 países sobre a sua realidade
     

  • Teatro na escola

    Oficina

    Uma das vantagens da linguagem do teatro é a dinâmica. O perigo, no entanto, é transformar a aula apenas em experimentação

  • Ensino da arte:
    pedagogo ou especialista?

    Polêmica

    De quem é a responsabilidade pelo ensino da arte nas séries iniciais?

  • Trabalho em rede

    25 anos

    Em grupos de estudos, de pesquisa, cursos e workshops, polos Arte na
    Escola promovem formação continuada

  • O relato de experiências
    como narrativa

    Artigo

    O que é fundamental para
    relatar o projeto com fidelidade?

  • O todo e o tudo

    Artista - Luiz Braga

    O fotógrafo paraense Luiz Braga retrata o Brasil – e os brasileiros – que não estão nos cartões postais