Arte na Escola Cursos

Arte na Escola Contemporânea (EAD)

A formação online desenvolvida pelo IAE, Aprendendo com Arte, chega à sua 5ª edição com um novo nome - Arte na Escola Contemporânea.

Depois do enorme sucesso nos anos anteriores, o curso cresceu e foi reformulado para atender um número maior de professores.

Estou convicto que foram 7 meses de excelente investimento do meu tempo em prol de um aperfeiçoamento estimulante de novas proposições.

Prof. Francisco Alexandrino, cursista em 2018

O curso foi importante para eu repensar minhas práticas na sala de aula. Consegui, através da Abordagem de Projetos, contagiar a escola inteira.

Profa. Bárbara de Oliveira, cursista em 2017

Como a pedagogia contemporânea pode
inspirar o ensino das artes?

Arte na Escola Contemporânea é uma formação continuada que conjuga temas da contemporaneidade nas artes e uma ação educativa emancipadora. O curso acontece através de fórum especializado, que funciona como um grupo de estudos. Os cursistas são divididos por turmas e têm interação constante com seus mediadores.

Para professores de Arte que querem aprofundar a condução de suas aulas, este curso adota a Abordagem de Projetos. O professor terá o acompanhamento do IAE para elaborar um projeto de trabalho que poderá ser desenvolvido na escola, agregando linguagens artísticas, tecnologia e o contexto dos alunos.

  • Totalmente Online 6 módulos

  • Duração 7 meses

  • Carga Horária 150 horas

  • Materiais exclusivos

  • Certificação a

Módulos

Patrimônio Cultural

Este módulo conecta o conceito de patrimônio cultural - material e imaterial - com o ensino de artes. Traz propostas e percursos formativos, relacionando História, Arte e Educação.

Abordagem de Projetos na Prática Escolar

Do planejamento à avaliação, os projetos são uma maneira de estimular a troca entre aluno e professor. Este módulo coloca o professor como propositor, exemplificando com relatos de práticas em sala de aula.

Cultura Visual e Projetos de Trabalho

A proposta é investigar e analisar as representações visuais do entorno, para construir diferentes narrativas e perspectivas de trabalho, ampliando os referenciais utilizados em sala de aula.

Tecnologia e Ensino da Arte

Do encontro da tecnologia com a educação, surgem novas possibilidades expressivas e comunicacionais. Este módulo estuda a tecnologia como recurso de linguagem, explorando seu potencial pedagógico e artístico.

Hibridismo nas Artes

"Mas, afinal, o que é hibridismo?" Linguagens artísticas contemporâneas e relações com a arte-educação são disparadores para entender o conceito de hibridismo e qual seu espaço na sala de aula.

Ensino das Artes e a Escola Contemporânea

O último módulo discute processos criativos e interações nas linguagens artísticas - sob a perspectiva do projeto. Traz reflexões sobre percursos formativos, curadoria educativa e mediação cultural na escola.

Autoras

Valeria Peixoto de Alencar

Atua com arte-educação há mais de 20 anos. Professora na Educação Básica e em cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Artes, é também mediadora em museus e exposições desde 1996. Licenciada em História pela USP - Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Artes pela UNESP - Universidade Estadual Paulista.

  • Foto de exemplo

    Valeria Peixoto de Alencar

    Atua com arte-educação há mais de 20 anos. Professora na Educação Básica e em cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Artes, é também mediadora em museus e exposições desde 1996. Licenciada em História pela USP - Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Artes pela UNESP - Universidade Estadual Paulista.

  • Foto de exemplo

    Anamelia Bueno Buoro

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Anamelia Bueno Buoro, é professora de História da Arte e de Análise da Imagem em cursos de pós-graduação e graduação. Autora dos livros Olhos que pintam (Educ: Cortez, 2002) e O olhar em construção (Cortez, 1996). Coordenou a produção do material educativo Arte br (IAE, 2003) e a coleção O leitor de imagens (Ed. Nacional, 2008).

  • Foto de exemplo

    Mariane Blotta Abakerli Baptista

    Doutora em Artes Visuais e Educação e mestre em Estudos e Projetos de Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, na Espanha. É professora na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e pesquisadora em Mediação Cultural na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Foto de exemplo

    Stella Ramos

    É licenciada, bacharel e mestre em Artes Plásticas pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atua desde de 1999 com arte-educação e pesquisa em museus e centros culturais. Tem Pós-graduação também em Educação Lúdica, pelo Instituto Vera Cruz (SP) e integra o Coletivo Zebra5 - Jogo e Arte.

  • Foto de exemplo

    Tatiana Fecchio

    Doutora em Arte pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, especialista em Artes e Novas Tecnologias pela UNB - Universidade de Brasília. Organizadora do livro Eu Retrato Tu retratas: Conjugações entre Educação, Fotografia e Arte (Wak, 2013). Participou da elaboração de materiais didáticos para a Secretaria de Educação do Acre.

  • Foto de exemplo

    Mirian Celeste Martins

    Professora da Pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordena grupos de pesquisa em Arte, Pedagogia e Mediação Cultural. Mestre em Artes e doutora em Educação pela USP - Universidade de São Paulo, foi presidente da Associação de Arte-educadores de São Paulo (1985-1989). Co-autora do livro Teoria e Prática do Ensino de Arte (FTD, 2010), parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola, do MEC.

Autoras

Foto de exemplo

Valeria Peixoto de Alencar

Atua com arte-educação há mais de 20 anos. Professora na Educação Básica e em cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Artes, é também mediadora em museus e exposições desde 1996. Licenciada em História pela USP - Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Artes pela UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Foto de exemplo

Anamelia Bueno Buoro

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Anamelia Bueno Buoro, é professora de História da Arte e de Análise da Imagem em cursos de pós-graduação e graduação. Autora dos livros Olhos que pintam (Educ: Cortez, 2002) e O olhar em construção (Cortez, 1996). Coordenou a produção do material educativo Arte br (IAE, 2003) e a coleção O leitor de imagens (Ed. Nacional, 2008).

Foto de exemplo

Mariane Blotta Abakerli Baptista

Doutora em Artes Visuais e Educação e mestre em Estudos e Projetos de Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, na Espanha. É professora na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e pesquisadora em Mediação Cultural na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foto de exemplo

Stella Ramos

É licenciada, bacharel e mestre em Artes Plásticas pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atua desde de 1999 com arte-educação e pesquisa em museus e centros culturais. Tem Pós-graduação também em Educação Lúdica, pelo Instituto Vera Cruz (SP) e integra o Coletivo Zebra5 - Jogo e Arte.

Foto de exemplo

Tatiana Fecchio

Doutora em Arte pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, especialista em Artes e Novas Tecnologias pela UNB - Universidade de Brasília. Organizadora do livro Eu Retrato Tu retratas: Conjugações entre Educação, Fotografia e Arte (Wak, 2013). Participou da elaboração de materiais didáticos para a Secretaria de Educação do Acre.

Foto de exemplo

Mirian Celeste Martins

Professora da Pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordena grupos de pesquisa em Arte, Pedagogia e Mediação Cultural. Mestre em Artes e doutora em Educação pela USP - Universidade de São Paulo, foi presidente da Associação de Arte-educadores de São Paulo (1985-1989). Co-autora do livro Teoria e Prática do Ensino de Arte (FTD, 2010), parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola, do MEC.

Valor do curso

O valor do curso é de R$ 650,00 por aluno.

Formas de pagamento:

* À vista, com 5% de desconto, no valor de R$ 617,50 (mediante boleto bancário)

OU

* Parcelado em 07 (sete) vezes de R$ 92,86 (no cartão de crédito).

O valor é promocional para os inscritos desta edição.

Nos anos anteriores, o Instituto Arte na Escola tinha parceria com a Fundação Volkswagen, que patrocinava o curso. Esta parceria encerrou-se em Dezembro de 2018.

Esclarecemos que o Instituto Arte na Escola está subsidiando uma parte do curso em 2019, mesmo sem a parceria.