Arte na Escola Cursos

Arte na Escola Contemporânea

Uma formação totalmente online - para o professor de Arte ganhar força na
escola e o aluno ganhar protagonismo

Um curso feito por professores para professores.
A formação Arte na Escola Contemporânea leva em conta os desafios enfrentados pelo professor de Arte no Brasil e propõe um formato de curso feito sob medida.

Cada professor recebe acompanhamento especializado para criar seus projetos na escola. A sala de aula é transformada em um espaço de invenção e investigação. O ponto de partida é o engajamento da turma - você considera o interesse dos alunos e as aulas de Arte ganham um novo fôlego!

Ensino de Arte alinhado com a BNCC

A nova Base Nacional Comum Curricular está aí e é preciso saber trabalhar com ela.
A equipe pedagógica do Arte na Escola Contemporânea estudou a fundo a BNCC e apresenta modos de abordá-la nas aulas de Arte, privilegiando o processo criativo e sensível dos alunos.

O curso oferece estratégias para o professor de Arte compreender a BNCC na prática! Os conteúdos digitais e a orientação dos mediadores inspiram novos projetos e facilitam o planejamento.

Todos os momentos vividos no curso foram fantásticos. Utilizei os materiais em sala de aula, foi o meu melhor investimento em 2019. Amei compartilhar diálogos que deixavam as ideias borbulhando.

Profa. Joelma Silva, cursista em 2019

A cada módulo me encantei com as infinitas possibilidades que posso levar para a sala de aula. O curso buscou em nós o mesmo movimento que nos instiga a buscar nos alunos: a reflexão, a criação, a contextualização.

Profa. Lilian Batista, cursista em 2018

O curso foi importante para eu repensar minhas práticas na sala de aula. Consegui, através da Abordagem de Projetos, contagiar a escola inteira.

Profa. Bárbara de Oliveira, cursista em 2017

As provocações no curso são muito ricas, oxigenam práticas e ideias. O ambiente virtual, com pessoas de vários locais do país, possibilita um intercâmbio de saberes.

Prof. Emanuel Guedes, cursista em 2015

  • Totalmente Online 5 módulos

  • Duração do curso 5 meses

  • Carga Horária 150 horas

  • Conteúdos digitais exclusivos

  • Certificação progressão na carreira

  • Fóruns interlocução nacional

Pedagogia Contemporânea & Ensino de Arte

CASO A CASO

Como atender as necessidades de cada professor?

Com um time de mediadores especialistas em Artes, que acompanha de perto a progressão de cada professor.
Os cursistas são divididos em turmas e têm interação constante com seus mediadores. Ainda contam com o fórum interativo, que funciona como um grupo de estudos.

  • CASO A CASO

    Como atender as necessidades de cada professor?

    Com um time de mediadores especialistas em Artes, que acompanha de perto a progressão de cada professor.
    Os cursistas são divididos em turmas e têm interação constante com seus mediadores. Ainda contam com o fórum interativo, que funciona como um grupo de estudos.

  • INTERLOCUÇÃO

    O que conecta os professores de Arte do Brasil?

    A solidão pedagógica é uma angéstia recorrente. O professor de Arte nem sempre encontra na escola a interlocução que precisa para enfrentar os desafios da sala de aula.
    A formação Arte na Escola Contemporânea coloca professores do Brasil inteiro em contato, para discutirem as inquietações em comum, pensarem juntos nas soluções e compartilharem experiências que deram certo.

  • MODOS DE INOVAR

    Como inovar nas aulas de Arte?

    Com ideias e referências que reinventam as práticas em sala de aula.
    Os conteúdos digitais ampliam o repertório dos professores, sugerem novas formas de trabalhar junto aos alunos e facilitam o planejamento.
    O curso apresenta também projetos de Arte reais, desenvolvidos no Brasil por professores premiados.

  • ALUNOS ENGAJADOS

    O que os alunos querem aprender?

    Na pedagogia contemporânea, o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado.
    O curso propõe estratégias de escuta-ativa, para o professor provocar e engajar seus alunos, propondo projetos a partir do interesse deles.

  • ABORDAGEM DE PROJETOS

    O que é Abordagem de Projetos?

    O professor identifica, no contexto da sala de aula, quais os interesses dos alunos e nós o acompanhamos em um Projeto de Trabalho, que pode ser desenvolvido na escola. Ao longo do curso, cada participante constrói um projeto que estabeleça vínculos com uma ou mais linguagens da Arte.
    O trabalho com os alunos não é pontual, mas um processo. Nós orientamos o professor nesta trajetória.

  • ESCOLA-ATELIÊ

    Quais os caminhos para explorar novos espaços?

    Os espaços da escola (e do bairro, da cidade!) oferecem possibilidades múltiplas para o professor ir além da sala de aula. O curso sugere maneiras de investigar estes outros espaços junto com os alunos. Visitas culturais também fazem parte do nosso currículo.
    Te ajudamos também a conhecer e explorar materiais que fogem do senso comum, com alternativas acessíveis para quem tem poucos recursos na escola. O foco são os processos de criação.

Pedagogia Contemporânea & Ensino de Arte

CASO A CASO

Como atender as necessidades de cada professor?

Com um time de mediadores especialistas em Artes, que acompanha de perto a progressão de cada professor.
Os cursistas são divididos em turmas e têm interação constante com seus mediadores. Ainda contam com o fórum interativo, que funciona como um grupo de estudos.

INTERLOCUÇÃO

O que conecta os professores de Arte do Brasil?

A solidão pedagógica é uma angústia recorrente. O professor de Arte nem sempre encontra na escola a interlocução que precisa para enfrentar os desafios da sala de aula.
A formação Arte na Escola Contemporânea coloca professores do Brasil inteiro em contato, para discutirem as inquietações em comum, pensarem juntos nas soluções e compartilharem experiências que deram certo.

MODOS DE INOVAR

Como inovar nas aulas de Arte?

Com ideias e referências que reinventam as práticas em sala de aula.
Os conteúdos digitais ampliam o repertório dos professores, sugerem novas formas de trabalhar junto aos alunos e facilitam o planejamento.
O curso apresenta também projetos de Arte reais, desenvolvidos no Brasil por professores premiados.

ALUNOS ENGAJADOS

O que os alunos querem aprender?

Na pedagogia contemporânea, o aluno é protagonista do seu próprio aprendizado.
O curso propõe estratégias de escuta-ativa, para o professor provocar e engajar seus alunos, propondo projetos a partir do interesse deles.

ABORDAGEM DE PROJETOS

O que é Abordagem de Projetos?

O professor identifica, no contexto da sala de aula, quais os interesses dos alunos e nós o acompanhamos em um Projeto de Trabalho, que pode ser desenvolvido na escola. Ao longo do curso, cada participante constrói um projeto que estabeleça vínculos com uma ou mais linguagens da Arte.
O trabalho com os alunos não é pontual, mas um processo. Nós orientamos o professor nesta trajetéria.

ESCOLA-ATELIÊ

Quais os caminhos para explorar novos espaços?

Os espaços da escola (e do bairro, da cidade!) oferecem possibilidades múltiplas para o professor ir além da sala de aula. O curso sugere maneiras de investigar estes outros espaços junto com os alunos. Visitas culturais também fazem parte do nosso currículo.
Te ajudamos também a conhecer e explorar materiais que fogem do senso comum, com alternativas acessíveis para quem tem poucos recursos na escola. O foco são os processos de criaçao.

Módulos do curso

ABORDAGEM DE PROJETOS

Do planejamento á avaliação, os projetos são uma maneira de estimular a troca entre aluno e professor. Este módulo coloca o professor como propositor e dê protagonismo aos alunos na construção de seu conhecimento. Exemplos de práticas e relatos de sala de aula são apresentados para ampliar a compreensão deste modo de trabalho.

ARTE CONTEMPORÂNEA NAS AULAS DE ARTE

A ampliação de repertório de Arte contemporânea Brasileira e Internacional é a base para o desenvolvimento do conceito de Hibridismo nas artes. Investigação das relações entre o campo das artes e da educação através do contato com os materiais didáticos do IAE e de exemplos concretos de sala de aula.

CULTURA VISUAL

De que forma as imagens do mundo se inserem na educação? Como trabalhar a cultura visual na sala de aula? A proposta aqui é investigar as representações visuais para construir diferentes narrativas e perspectivas, ampliando os referenciais imagéticos utilizados no ensino de Arte.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Este módulo conecta o conceito de patrimônio cultural - material e imaterial - com o ensino de Arte. Traz propostas pedagógicas e levanta um memorial de práticas que relacionam seus aspectos históricos, culturais e artísticos. Aqui a proposta é investigar o entorno e trazê-lo para a sala de aula.

ENSINO DE ARTE E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA

O último módulo coloca o professor em processos de criação ao propiciar a elaboração de um projeto que articule a sala de aula e as linguagens artísticas.
Traz reflexões sobre percursos formativos, curadoria educativa e mediação cultural na escola.

Inscrições encerradas!