Arte na Escola Cursos

(Per)curso sobre Processo de Criação
Leda Catunda


Eldorado, Leda Catunda. Acrílica sobre tela, voile e plástico, 287 x 472 cm, 2018.

De onde vêm as ideias? Como elas se transformam em projetos? Como aguçar processos criativos, na escola ou fora dela?

A obra da artista Leda Catunda - homenageada no XX Prêmio Arte na Escola Cidadã - nos dá pistas sobre como aprofundar nossos processos de criação e como despertar os processos das crianças, jovens e adultos por meio de ações educativas.

As ideias vêm de uma camada fininha e transparente que paira por sobre as cabeças, não só dos artistas, cientistas e filósofos, como também de todas as pessoas do planeta. Esta diminuta espessura, invisível, é formada por uma combinação de senso comum com inconsciente coletivo, subjetividades e sonhos, mas é sobretudo composta por desejos. O desejo está na base da criação.
(Leda Catunda. De onde vêm as ideias. 2018.)

Este (Per)curso pretende investigar o processo de criação da artista Leda Catunda, dar a conhecer os procedimentos e conceitos relacionados à sua poética, permitir a navegação pelo universo da narrativa mitológica presente na obra Eldorado e também pelo contexto de formação da artista homenageada do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Esperamos estimular, além da estesia, reflexões e diálogos para pensarmos ações educativas que tenham como foco o processo criativo de estudantes, seja na sala de aula ou em outros espaços de educação e cultura, ou até mesmo dentro de casa!

Este é um percurso autoinstrucional para ser trilhado com autonomia. São nove pontos de parada: alguns reflexivos e outros com propostas interativas (via fóruns) que você participa quando e na ordem que quiser, construindo seu próprio caminho de aprendizagem.

Boas experiências!

Valor: R$80

** Política de cancelamento: uma vez inscrito e após confirmado o pagamento, o aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso. Desta forma, no caso de cancelamento, o Instituto Arte na Escola não efetuará reembolso dos valores anteriormente pagos.

Carga horária: 30 horas

Prazo para conclusão: 120 dias (quatro meses)

Participação do cursista:
Cada cursista poderá fazer as aulas no seu tempo. Aconselhamos disponibilizar 1 hora semanal.

Certificado:
Ao completar todas as ações propostas deste percurso formativo, você poderá emitir seu próprio certificado pela plataforma.

Inscreva-se