Dicas - A religiosidade de Valentim
#38 edição 06/11/2015

Informativo eletrônico distribuído por e-mail traz mensalmente propostas pedagógicas utilizáveis em sala de aula, criadas a partir dos materiais educacionais do Arte na Escola.

A religiosidade de Valentim

Uma possibilidade no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra – e atendendo à Lei 10.639/2013, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira é trabalhar com a obra do artista baiano Rubem Valentim. Em suas obras há a emoção da fé religiosa, mística, que faz um convite reflexivo sobre nossas crenças e os símbolos que a representam. Valentim explora as linguagens da pintura, desenho e escultura, em composições que lembram totens e altares religiosos, com formas que se repetem criativamente por toda sua trajetória.

Depois de assistir com seus alunos ao documentário “Rubem Valentim: geometria sagrada”, disponível nos polos Arte na Escola, nossa dica é explorar as ferramentas dos orixás que representam muitos dos símbolos que o artista utiliza, como o machado de Xangô e o arco de Oxossi – o debate é importante para desmistificar essa questão religiosa na escola. Como atividade prática, é possível fazer um jogo com a representação de objetos da cultura cotidiana dos estudantes. Eles podem selecioná-los, apresentá-los para a turma e geometrizá-los em desenho, construindo depois composições com essas formas vindas da abstração/geometrização, vivenciando assim parte do processo de criação de Valentim. 

Comentários Deixe o seu comentário

  • Elizabeth Silva, 22:12 - 29/11/2015
    Parabéns pelo site, é riquíssimo em conteúdo onde nós da a liberdade de estudarmos as propostas mais coerentes para nossos alunos. Ficarei extremamente grata por me atualizarem mensalmente sobre os assuntos.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Para receber o informativo
Dicas diretamente no seu
e-mail, cadastre-se

Edições Anteriores

Confira as nossas dicas anteriores. Selecione a edição desejada:

- # 45 - Professor-Propositor
- # 44 - Arte e Política
- # 43 - Provocação do Olhar
- # 42 - O fascínio da matéria em José Bento
- # 41 - Fogo-fátuo, Boitatá e lendas folclóricas na Arte Brasileira
- # 40 - A videoarte na Arte Contemporânea
- # 39 - Poética e materialidade. Natureza e arte.
- # 38 - A religiosidade de Valentim
- # 37 - Você me concede esta dança?
- # 36 - A cuca vai pegar