Dicas - Poética e materialidade. Natureza e arte.
#39 edição 08/04/2016

Informativo eletrônico distribuído por e-mail traz mensalmente propostas pedagógicas utilizáveis em sala de aula, criadas a partir dos materiais educacionais do Arte na Escola.

Poética e materialidade. Natureza e arte.

Professor (a), no material Eco Art, desenvolvido pelo Instituto Arte na Escola, é possível conferir uma série de conteúdos que mergulham em trabalhos de 25 artistas a partir de suas relações com a natureza. Nessa edição #39 do Dicas, destacamos a obra do artista Carlos Vergara que utiliza materiais como pigmentos naturais e recursos minerais para produzir trabalhos em superfícies diversas, como é o caso dessa serigrafia produzida em 1992. 

Carlos Vergara. Sem título, 1992, serigrafia. Foto: Paulo Innocêncio

No passo O olho pensa, a mão que faz, o corpo que inventa você pode acessar a proposta de trabalho Imprimindo lugares, resgatando essências e pintando caminhos. A intenção é que as proposições didáticas sugeridas nesse material possam aproximar seus alunos da obra do artista e de seu discurso, além de estimular a percepção do uso dos materiais e exploração poética do objeto artístico. O material também pode ajudá-los a ampliar repertórios visuais e conceituais. 

Outra artista que também utiliza elementos naturais em seus trabalhos é a Amélia Toledo. No documentário Amelia Toledo: razão e intuição disponível na série O Mundo da Arte a natureza é o fio condutor. É possível vê-la transitar por diferentes domínios, desde a pintura em tela, a aquarela, os objetos e instalações, até as grandes obras inseridas nos espaços urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.  Esse vídeo também é acompanhado de um material educativo que reúne uma série de propostas de observação e elementos naturais que podem enriquecer ainda mais sua aula. 

Comentários Deixe o seu comentário

  • Ravena Maria Cardoso Lopes, 18:00 - 16/06/2016
    Lindo
  • jose afonso alves sa silva, 11:24 - 13/07/2016
    parabens muito bom.

Deixe o seu comentário

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.




Para receber o informativo
Dicas diretamente no seu
e-mail, cadastre-se

Edições Anteriores

Confira as nossas dicas anteriores. Selecione a edição desejada:

- # 45 - Professor-Propositor
- # 44 - Arte e Política
- # 43 - Provocação do Olhar
- # 42 - O fascínio da matéria em José Bento
- # 41 - Fogo-fátuo, Boitatá e lendas folclóricas na Arte Brasileira
- # 40 - A videoarte na Arte Contemporânea
- # 39 - Poética e materialidade. Natureza e arte.
- # 38 - A religiosidade de Valentim
- # 37 - Você me concede esta dança?
- # 36 - A cuca vai pegar