Arte flamenga

Arte que floresceu entre os séculos XV e XVII, na região que compreende o norte da Bélgica e Países Baixos. Suas características principais são a cultura visual fundamentada em tradições que privilegiam a observação atenta do mundo natural e a valorização da superfície material da imagem.

Ecossistemas

Conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região.

Figurativa

Que nos remete à semelhança de objetos existentes no mundo.

Pinturas de gênero

Desenvolveu-se em meio ao florescimento do barroco na Europa católica (século XVII) nos Países Baixos, sobretudo nos Países Baixos do Norte (a porção que hoje corresponde à Holanda). Trata-se de um estilo sóbrio, realista, comprometido com a descrição de cenas rotineiras, temas da vida diária, como homens dedicados ao seu ofício, mulheres cuidando dos afazeres domésticos, ou até mesmo paisagens.

Tridimensionalidade

Que diz respeito ao que é tridimensional, ou seja, que tem ou dá a ilusão de largura, altura e profundidade.

Volume

Nos desenhos, gravura e pinturas são efeitos obtidos com materiais que dão a ilusão de tridimensionalidade.

O olho que conta histórias

Pastoral, de Reynaldo Fonseca, faz parte de um conjunto de obras que dialoga com a temática do Meio Ambiente. Ela possibilita o estabelecimento de relações com o tema tanto por meio dos elementos reconhecíveis que representa como pela atmosfera criada pelo artista por meio do tratamento que dá às coisas representadas ou até mesmo por intermédio da escolha de seu título. No entanto, dada a natureza figurativa da obra, a presença perturbadora do homem e do animal nos conduz para um universo ambíguo, onde um e outro se complementam ao mesmo tempo que se repelem. Por um lado, o animal representado na imagem Pastoral transmite a impressão de usufruir de uma tranquilidade proporcionada pelo homem que, com o cajado em mãos, também zela por sua sobrevivência, como um pastor.

Questionamentos suscitados pela leitura de imagem, homem, animal e meio ambiente tornam-se os protagonistas de uma história que, em função da propagação de interesses materiais e da falta de conscientização dos seres humanos sobre os ecossistemas, caminha em direção a um quadro cada vez mais conflituoso e preocupante, com a extinção de espécies animais do planeta. Entre no link ANIMAIS EM EXTINÇÃO abaixo, assista aos vídeos e os mostre para os alunos. Em seguida, abra uma discussão sobre o tema, pedindo que falem a respeito e façam registros das principais questões levantadas. Ajude-os a elaborar uma lista com os nomes dos principais animais ameaçados de extinção. Se possível, mostre as imagens desses animais e peça que os desenhem e pintem. Assim será possível perceber suas características físicas.

– Vídeo institucional sobre o trabalho da Renctas, que busca a preservação da biodiversidade, denunciando o tráfico de animais silvestres. Documentário: Guapuruvu Filmes.
parte 1 – Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=gqJYdSDo13w&feature=related >
parte 2 – Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=-jqjPd_g2Kk&feature=related >
parte 3 – Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=ympyPm3vato&feature=related >.
Acesso em: 9 maio 2011.

– Vídeo do grupo Coalizão Contra o Tráfico de Animais Selvagens, criado com o apoio da Secretaria de Estado dos Estados Unidos. O vídeo, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, critica o consumo de artigos ilegais feitos a partir da caça de animais selvagens.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=rvcZV026CJU >. Acesso em: 9 maio 2011.