SOBRE A METODOLOGIA

Voltar

 

 

Uma metodologia para a leitura de imagens

Nascemos leitores de imagens muito competentes. A expressão do rosto de nossa mãe, o desenho do livro de histórias, o logotipo do caminhão, tudo é texto para nós. Entretanto, quando se inicia a alfabetização verbal, essa potencialidade fica enfraquecida porque a leitura e a escrita passam a ter um peso muito grande no ensino formal.

Estimular novamente as habilidades de descrever, analisar, estabelecer relações e interpretar poderá contribuir para a formação de bons leitores verbais e visuais, que conseguem ler imagens de qualquer natureza como também os textos verbais.

Existem muitas metodologias para a leitura de imagens. A que utilizaremos neste material é apenas uma delas.

 

As etapas metodológicas para essa leitura são:

 

1. Olhar e ver

Estimule seus alunos a olharem a imagem durante um bom tempo. Essa entrada do olhar na imagem estabelece os primeiros contatos com o objeto. O olho percebe alguns detalhes que lhe chamam a atenção. Nessa primeira olhada o leitor focaliza uma particularidade, percebe, sente, interage e até projeta nela suas próprias imagens. Esse momento pode ser denominado olhar de contato.

 

2. Descrever

É o momento de perceber o maior número de detalhes que a imagem apresenta. Essa descrição de imagem deve ajudar a descobrir mais detalhes, pois eles podem fornecer elementos que ajudarão o leitor na busca de significados para o texto que está sendo lido.

 

3. Analisar

A imagem pode ser observada com o objetivo de analisar como ela foi realizada. O que está na frente, o que está atrás, o que está por cima e por baixo, o que é grande, o que é pequeno, como foram usadas as cores, as linhas, as formas, os materiais e quais efeitos foram obtidos pelo artista.

Com essas informações é possível perceber como o texto visual foi construído, isto é, como o texto visual diz o que diz.

 

4. Relacionar texto e contexto

A imagem da obra de arte é o texto a ser lido. O contexto é o conjunto de outros textos que envolve a construção do significado de uma obra. Pode ser o tempo e o espaço em que o artista viveu; os diálogos entre essa e outras obras do mesmo artista ou ainda de outros artistas; aspectos históricos, sociais, antropológicos, culturais que também ajudam a construir significados para a imagem lida.

Nessa etapa percebemos que a imagem é um texto que fala de um tempo e de um lugar. A maneira como os artistas elaboram seus discursos visuais, o modo como eles compõem suas obras sempre se relacionam com o tempo e o espaço em que estão inseridos. A produção artística é histórica, fruto do seu tempo, e pode dialogar com obras de todas as épocas.

 

5. Interpretar

Numa última etapa, cada leitor elabora sua interpretação por meio de outro texto visual ou verbal, que pode ser um poema, uma letra de canção, um videoclipe etc. Um novo texto deve ser produzido pelo leitor para que ele possa comunicar os possíveis sentidos que conseguiu captar desse processo vivido.

Ao concluir o processo de leitura, cada um terá formulado uma interpretação própria baseada no texto do artista. Esse é um produto da relação do leitor com a imagem da obra de arte.