Forum

Como participar

  1. O que é um Fórum Arte na Escola?
  2. Como participar do fórum?
  3. Porque é preciso estar cadastrado?
  4. Como propor um tema para debate?
  5. O que é um moderador?
  6. Netiqueta

1. O que é um Fórum Arte na Escola?

O Fórum Arte na Escola é um espaço aberto destinado à expressão de idéias e opiniões, reflexões teóricas e práticas. A dinâmica do Fórum prevê o debate e a troca de idéias entre os participantes sobre diferentes temas envolvendo o ensino da arte nas escolas.

Este espaço tem o objetivo de colaborar com a construção de conhecimentos de forma colaborativa, portanto, depende da participação de todos. Para que haja uma dinâmica de interação coletiva é necessário que os participantes discutam entre si, emitindo comentários e intervindo nas mensagens postadas.

2. Como participar do Fórum?

Para participar do Fórum é necessário apenas que você esteja cadastrado no site Arte na Escola. É fácil participar, preencha as informações solicitadas no link Cadastre-se para fazer parte desta comunidade.

Caso tenha esquecido sua senha, clique no link Esqueci minha senha e você receberá orientações de como recuperá-la.

3. Por que é preciso estar cadastrado?

Para garantir um ambiente de discussão e troca de idéias, o Fórum possui regras de acesso. Os diversos temas e mensagens postadas nos fóruns do site Arte na Escola podem ser lidos por qualquer usuário, mas apenas usuários cadastrados e logados podem postar mensagens e sugerir novos temas para debates.

A seguir são apresentadas algumas orientações para sua participação:

  • Acesse o Fórum pelo menos três vezes por semana;
  • Analise os comentários antes de enviar sua mensagem;
  • Não é necessário responder ou comentar as mensagens individualmente;
  • Evite a polarização no debate com outro participante ou com o(a) moderador(a);
  • Faça perguntas aos participantes para incentivar e estimular o debate;
  • Procure se manter dentro do tema em discussão;
  • Cite a fonte de onde você copiou ou buscou as informações do que está colocando na Internet;

4. Como propor um tema para debate?

Você pode participar com sugestões de temas para serem debatidos no Fórum Arte da Escola. Para enviar sua sugestão de tema basta clicar em Proponha um tema, preencher o formulário e enviar.

A coordenação do Fórum irá analisar sua sugestão e lhe dar um retorno sobre a sua sugestão e sobre os temas programados.

5. O que é um(a) moderador(a)?

O Fórum Arte da Escola possui moderadores. Isto é, prevê o papel de um ou mais professores ou colaboradores pelo andamento dos debates. O moderador(a) possui papel fundamental no incentivo à troca de idéias, na promoção da rede de aprendizagens e na garantia da consistência teórica dos temas.

Os moderadores são convidados pelo Instituto Arte na Escola - dentre profissionais renomados e com experiência em arte e seu ensino - a participar dos Fóruns do site, conforme os tema e conteúdos propostos pelos usuários cadastrados.

As principais ações do moderador(a) são: a construção da provocação inicial do tema, a mediação entre os participantes, a elaboração de sínteses parciais e a elaboração da síntese final.

Provocação inicial

A provocação inicial é a primeira mensagem de um tema de Fórum e é construída de forma a suscitar o debate e a troca de idéias entre os participantes.

Geralmente são utilizadas questões para iniciar um debate, mas também podem ser utilizados outros recursos como a apresentação de um cenário, um problema, a leitura de uma imagem, o comentário de um texto ou outra temática que provoque o interesse entre os participantes.

É importante que os participantes sejam incentivados desde o início a colocar suas mensagens e comentar as mensagens dos demais colegas, por isso a provocação inicial é tão importante!

Mediação Pedagógica

O moderador(a) promove subsídios teóricos ao debate, com a indicação de leituras, a articulação entra a prática e a teoria ou qualquer outro subsídio que enriqueça a discussão e a construção de conhecimentos. Fique atento(a) às sugestões de leitura e atividades propostas pelo moderador(a), elas poderão enriquecer a sua participação no debate!

Os participantes devem se sentir confortáveis para expressar sua opinião sobre os temas em questão, portanto, é fundamental o estabelecimento de um ambiente propício para trocas.

Sínteses Parcial e Final

A cada semana, o moderador(a) elabora uma análise do desenvolvimento do debate e produz uma síntese parcial com as conclusões e construções provisórias e novas provocações. Isso facilita que você acompanhe melhor as discussões. Não deixe de ler estas sínteses!

A síntese final objetiva apresentar a trajetória do debate, as conclusões, encaminhamentos e sugestões para o aprofundamento do tema. A síntese final retoma os objetivos, que são confrontados com as conclusões.

6. Netiqueta

Netiqueta significa a etiqueta na Internet, ou melhor, é o conjunto de regras ou normas de conduta de participação nos ambientes virtuais. Segue abaixo algumas recomendações para a boa comunicação no Fórum:

  • Mantenha o tamanho de sua mensagem compatível com a idéia que deseja transmitir,.
  • ESCREVER EM LETRAS MAIUSCULAS SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO.
    Portanto, combine letras maiúsculas e minúsculas;,
  • Use *asteriscos* para destacar uma palavra ou frase;
  • Tente manter sua mensagem gramatical e ortograficamente correta.
  • Não espere respostas rápidas porque nem todas as pessoas têm a oportunidade de acessar o Fórum diariamente;
  • Não inclua o seu telefone, endereço ou qualquer outra indicação pessoal nas mensagens;
  • Evite frases possivelmente ofensivas;
  • Tenha em mente que os participantes são de diversas regiões do país, dessa forma, procure evitar gírias ou referências regionais na comunicação;
  • Não divulgue propaganda;
  • Cite a fonte ao usar o texto de algum autor ou instituição;
  • Mantenha todas as suas questões e comentários dentro do tema do grupo;
  • Quando alguém colocar uma mensagem fora do tema do grupo, procure não responder.

Emoticons

Você poderá demonstrar suas emoções por meio de smileys ou emoticons, ou melhor, “carinhas” que podem ser adicionados a sua mensagem. Os emoticons são combinações de letras ou caracteres que se assemelham a um rosto.

Alguns exemplos dos emoticons mais usados e seus significados:

  • :) - alegre
  • :( - triste
  • ;) - piscando
  • :-| Ambivalente
  • :-o Surpreso ou preocupado
  • :-x Bico calado
  • [ ] – abraço

Fórum

XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã

Professor@, seja bem-vind@! Estão abertas as inscrições para o XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã!  São 17 anos de concurso, [...]

1892 visualizações | 0 respostas
Ir para o fórum