Forum
Julmara Goulart Sefstrom

A DVDteca Arte na Escola é um material que tem sido meu parceiro em sala de aula. Tenho certeza que é assim também com outros professores deste nosso Brasil.

Mirca Izabel Bonano

Caro(a)s Professor(a)es,

Bem-vindos a mais um Fórum Arte na Escola.

Nosso tema do mês foi abordado também na edição especial do Boletim Arte na Escola nº61: a DVDteca Arte na Escola. Quem propõe a discussão é a nossa conhecida e querida professora Julmara Goulart Sefstrom, vencedora do Prêmio Arte na Escola Cidadã, em 2010.  A professora Julmara utiliza os materiais educativos em suas aulas de arte e esta propondo uma troca entre os tantos outros professores que também se utilizam destes materiais.

Convidamos para mediar este encontro, a Coordenadora do Polo Arte Na Escola da UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – RS, professora Úrsula Rosa da Silva. Graduada em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, possui mestrado em Filosofia e Doutorado em História, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de Doutorado em Educação pela UFPEL.

Professora Associada na Universidade Federal de Pelotas, desde 1995, Úrsula integra o programa de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: NEAP - Núcleo de Estudos em Artes e Patrimônio, junto ao CNPq. É membro da ABCA (Associação Brasileira de Crítica de Arte), faz parte da Comissão de Consultoria do MALG (Museu Leopoldo Gotuzzo/Pelotas), é membro do corpo editorial da Revista on-line Memória em Rede (UFPEL). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, cultura visual, gênero, estética e cotidiano na contemporaneidade e vem trabalhando também no tema da interdisciplinaridade relacionando os ensinos de filosofia e arte.

No fórum, você pode argumentar, questionar, responder, dar sua opinião, pedir e oferecer ajuda. Seu texto é publicado imediatamente e você pode responder diretamente a um participante ou dirigir-se a todo o grupo.

Desejamos que este seja um momento produtivo para todos os professores.

Abraço,

Mirca Bonano

Instituto Arte na Escola

Ursula Rosa Da Silva

Olá Colegas, é uma grande honra pode dialogar com vocês neste fórum. Espero poder colaborar a partir de minhas vivências com o ensino de arte na formação de professores aqui em Pelotas/RS. O meu trabalho junto ao Pólo Arte na Escola da UFPel, como coordenadora, iniciou em abril de 2010. Já havia anteriormente sido coordenadora pedagógica de 1995 a 1997, desenvolvendo um trabalho com mostras de vídeos junto aos professores da rede de ensino da Região Sul do RS. No período atual, desde que iniciei a coordenação, busquei retomar o contato com a Secretaria de Educação do Município, oferecendo oficinas, seminários, enfim, propostas de formação continuada. Uma destas foi o Ciclo de DEbates e a Sessão Pipoca. Nestes eventos promovemos o debate sobre a utilização dos DVDs em sala de aula. A Sessão Pipoca aconteceu, ano passado, de modo quinzenal. Faziamos pipoca mesmo, foi divertido. Este ano vamos tentar colher os frutos desta experiência no II Seminário Ensino de ARte, que ocorrerá em agosto, e do qual participarão professores da rede fazendo relatos de suas experiências em sala de aula.

Bem, mas começando a falar do modo de utilização dos DVDs, também montamos uma oficina específica para tratar da metodologia da cartografia. Para isto convidamos alunos dos cursos de teatro, dança e artes visuais, que fizeram propostas de práticas em aula a partir das temáticas dos DVDs. Também usamos nestas oficinas os exemplos dos documentários do Prêmio Arte na Escola que estão disponibilizados no site.

Uma combinação de temáticas que fizemos, por exemplo, foi o DVD "Encontro: um processo de alfabetização estétcio-visual" e "A Trajetória da luz na arte brasileira por P.Hekenhoff". A partir desta combinação conversamos sobre a questão dos modos de percepção da natureza, das obras de arte e das imagens do cotidiano. É importante considerar que, aquilo que o professor vai propor aos alunos, deve ser também algo que ele vivenciou como instigador, como provocador ao pensar e ao produzir arte. Porque nós somente podemos provocar uma pergunta ou uma inquietação que vá resultar em pesquisa e em produção de conhecimento se nós realmente fomos movidos por aquela questão. Esta coerência, este elo talvez seja a chave para a motivação do interesse do aluno. Depois da reflexão sobre os modos de percepção passamos para os modos de expressão, nas práticas, que aconteceram com as artes visuais ou teatro ou dança, tendo um tema relacionado nas atividades que os alunos destes cursos propuseram.  No momento de avaliação percebemos a importância de que o professor esteja motivado a fazer parte desta experiência junto com os alunos. E eles próprios se surpreendem com os resultados.

Em anexo coloquei umas fotos, eles observando os trabalhos resultantes e nas oficina de teatro.

beijos e até logo!

Nilza Welter

Ola

Fiz  meu projeto de estagio usando o DVD do Arte na Escola. Trabalhei com a linguagem da gravura e usei o dvd da Maria Bonomi . Garanto que sucesso na certa o uso deste DVD. Os alunos aceitam muito bem o uso desse material que é riquissimo.

Eu recomendo

bjos

Nilza 

Paulo Lorenzeti
Olá para todos!

Obrigado pelo convite. Espero que este fórum seja muito produtivo.

Pra começar... vocês não acham que seria interessante disponibilizar esses dvds para download, de forma que o professor possa ter um acesso ilimitado....? Pergunto isso por que estou tendo uma certa dificuldade para acessar o dvd do artista Daniel Senise... Dvd que nao pertence a coleção que minha escola escola recebeu. Moro em Mauá -sp e o polo do arte na escola em São Paulo fica em São Miguel Paulista, bem distante da minha cidade. Se tivesse a possibilidade de baixá-lo seria ótimo. 

o que acham?

bjs
Paulo lorenzeti

artenaescoladivagomes.blogspot.com
Ana Luiza Oliveira Machado

Oi, 

Sou professora da área de artes visuais e estou trabalhando em um projeto que preciso trabalhar Artes e música Coral com alunos menores de 10 anos, não tenho experiência com esta faixa etária muito menos com Coral.

No Projeto trabalhamos com tema específico e este ano o tema é arte e meio ambiente, fico meio perdida na elaboração dos planejamentos, por enquanto estou trabalhando com materiais reciclaveis, mas e depois? Alguém tem alguma sujestão?

E com o Coral, será há algo sobre este assunto na DvdTeca?

Abraço a todos.

Mirca Izabel Bonano

Olá Paulo,

Tudo bem?

Nós também adoraríamos que isso pudesse acontecer, mas ha uma questão de autorização dos produtores que é meio complicada. Uma sugestão é consultar no site da Rede SescSenac de Televisão e ver se eles disponibilizam.

abraço,

paulo lorenzeti escreveu:

Olá para todos!

Obrigado pelo convite. Espero que este fórum seja muito produtivo.

Pra começar... vocês não acham que seria interessante disponibilizar esses dvds para download, de forma que o professor possa ter um acesso ilimitado....? Pergunto isso por que estou tendo uma certa dificuldade para acessar o dvd do artista Daniel Senise... Dvd que nao pertence a coleção que minha escola escola recebeu. Moro em Mauá -sp e o polo do arte na escola em São Paulo fica em São Miguel Paulista, bem distante da minha cidade. Se tivesse a possibilidade de baixá-lo seria ótimo. 

o que acham?

bjs
Paulo lorenzeti

artenaescoladivagomes.blogspot.com

Verônica Araujo Castilho

Boa noite pessoal !

Acredito que na utilizaçao de imagens midiaticas, Inovação,tecnologia  seja uma otima oportunidade para os alunos. O desenvolvimento a visual critico fica mais apurado.

Verônica Castilho

Andréa Rodrigues Silva
Cara colega, boa noite!

Desde que conheço a DVD Teca tenho, sempre que possível, utilizado em minhas aulas. Os alunos se surpreendem com o conteúdo e a produção dos vídeos sobre os artistas. Muitas vezes, para aqueles alunos que tem dificuldades em ler sobre alguns conteúdos do universo da Arte, escutar falas sobre Arte que não é especificamente de seus professores, para mim, tem um efeito bem efetivo. A mistura da visualidade com o conteúdo que é bem proposto nas produções da DVD Teca Arte na Escola, são de extrema importância para as nossas aulas.

Andréa Silva- professora da Rede Pública Estadual do RS e tutora presencial na graduação em Artes Visuais na UFRGS.

Cleigenes Soares Oliveira Rocha

Conheço os DVDs, porque os vi numa caixa na Secretaria de Educação do nosso município, Pires Ferreira no Ceará, e por curiosidade verifiquei o conteúdo: Super importante! Mas, infelizmente, não podemos dispôr desse material, já que o NEJA - Núcleo de Educação de Jovens e Adultos não os recebeu do MEC.

Pra quem dispõe deles, bom proveito!!!!!

Cleigenes

Coordenadora do NEJA de Pires Ferreira-CE

Telma Gomes
Olá professor Paulo Gostei muito da idéia de nos enviar esses dvds, pois a escola na qual trabalho não tem vídeoteca então se torna difícil a chegada desse material. Beijo a todos do fórum, estou muito feliz em participar dessas discussões tão pertinentes e valorosas para nossa educação.
Rita Sakano
Olá!

Obrigada pelo convite para participar do fórum.
Como acadêmica a distância pela UFMT- Polo Japão aprendo com todas as interações deste site.
Gostei muito da sugestão do Sr. Paulo, da disponibilidade em downloud, o que seria maravilhoso para compartilhar com os alunos daqui.
Como não disponho dos dvds, utilizo de livros e imagens disponivéis no universo online.
Para execução de uma das atividades junto as crianças do 4o. e 5o. ano do ensino fundamental utilizei o livro Crianças Famosas- Portinari,  de Nadine Trzmielina e Angelo Bonito. Onde o conhecimento da vida do pintor e suas obras as crianças serão co-produtoras de suas obras e posteriormente autores de obras onde a tematica será a ludicidade, o que Portinari expressou tão bem em suas obras.
Não tenho autorização para publicar as imagens, mas assim que possível o farei.
Até mais

Paz e luz

Rita de Cássia

Ursula Rosa Da Silva

A respeito do que a Ana Luiza solicitou, para trabalhar com música, tenho algumas sugestões. No acervo do Arte na escola realmente não tem muitos documentários com o tema da música, devido a isso inclusive que estamos fazendo uma campanha aqui em nossa universidade para receber doações nas áreas de teatro, dança e música. Mas temos no acervo, por exemplo, o DVD "O Som do BArro", que trata do artista popular Mestre Nado, de Olinda, que produz instrumentos de sopro feitos de barro. Ele faz pesquisa em seu trabalho com esses instrumentos que ele faz de argila. Outra opção, já que trabalhas com material reciclável e podes criar os instrumentos, é ver o site do grupo instrumental UAKTI, de Minas Gerais. Eles criam muitos instrumentos com materiais alternativos e trabalham com a pesquisa sonora, produzindo novos sons. (ww.uakti.com.br)  E para trabalhar um pouco a formação musical inicial, com alunos de 10 anos, podes ver os documentários "Música das ESferas", que relaciona a origem matemárica da música em Pitágoras e a relação da combinação harmoniosa, de espírito, de sentimento, em diferentes culturas. TEm alguns trechos on-line nos endereços:  O vídeo "Música das Esferas está disponível na [ágian do MEC: escala musical e logaritmos http://matematicaemusica.pbworks.com/w/page/20503553/Matemusica

O vídeo "Música das Esferas está disponível na página do MEC (http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4907)

Neiva Antunes Pinheiro

Olá Pessoal!

Sou Neiva, professora da rede Estadual de Ensino em Açailândia - MA, graduando em Artes Visuais pela UFMA, Campus Imperatriz.

Utilizar o Kit do Arte na Escola nas salas de aula tem sido muito importante para enriquecimento de minhas aulas, já utilizei "Isto é Arte?" o qual causou uma enorme discussão acerca da temática, tanto na formação de professores quanto nas aulas do 3º Ano do Ensino Médio. Cada vez que assisto um, dos 30 títulos que dispomos, me encanto ainda mais pelo ensino de arte.

Fatima Nogueira
Gostaria de saber como obter os dvds de Teca na TV
Grata fatima Nogueira
Arte educadora
Dione Plods Da Silva

Olá sou  o professor Dione,formado em letras e suas respectivas literaturas,trabalho com arte desde de 1999 e como minha formação  não é em arte, sempre procuro ver os dvds da dvdteca,pois, com isso, enriqueço meus conhecimentos e surgem ideias para trabalhar em sala de aula,também levo alunos para verem o s dvds.Estou feliz porque começarei minha graduação em arte e acredito que meus trabalhos serão mais divertidos,criativos e eficientes.

Valeu!!!!!!!!!!!!!

Um grande abraço!!!!!!!!!!!!!!

5060 visualizações | 44 respostas Faça login para responder