Forum
Mirca Izabel Bonano

Caro(a) Professor(a)

Parabéns!

Foram pré-selecionadas em todo o Brasil 213 experiências educativas na primeira fase do X Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Você que faz parte deste grupo, agora precisa enviar ao Instituto, via correio, até 17 de julho de 2009, toda a documentação comprobatória do seu trabalho. Abaixo reunimos as principais orientações para que você passe à próxima etapa de avaliação.

O que é a documentação comprobatória?

·  Uma cópia impressa da ficha de inscrição assinada pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico da Escola (a mesma que foi preenchida na Fase 1);

·  Documentos comprobatórios da efetiva realização da experiência educativa em arte (fotos, vídeos, recortes de jornal e/ou revistas, trabalhos de alunos, registros da comunidade, etc. Atenção! É recomendável que se observe a qualidade das imagens enviadas a fim de que garantam a visualidade do momento registrado);

·  Portfólio da experiência inscrita;

·  Currículo Vitae e/ou Lattes do professor proponente;

Não serão devolvidos os documentos comprobatórios enviados para a participação no X PAEC.

Onde encontro a ficha de inscrição?

A Ficha de Inscrição é a mesma preenchida anteriormente, disponibilizada no site para ser impressa e assinada pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico. Para acessar este documento, acesse www.artenaescola.org.br e informe: usuário e senha. Ao entrar na página seguinte (canto esquerdo inferior), clique em X PRÊMIO e em seguida em EXPERIENCIA EDUCATIVA (canto superior direito). Ou ainda na página www.artenaescola.org.br/premio clicando em seu nome.

Até quando é possível enviar a documentação?

Os documentos descritos deverão ser enviados em envelope lacrado, por meio de correspondência postada com registro (com aviso de recebimento – AR), até o dia 17 de julho de 2009. Não serão aceitos documentos postados após esta data. Valerá como comprovante de encaminhamento o protocolo de entrega ou o recibo do Correio. O Instituto Arte na Escola não se responsabilizará pelo extravio da documentação sem os respectivos comprovantes de postagem, entrega e recebimento.

Qual o endereço para o envio dos documentos?

Instituto Arte na Escola
X Prêmio Arte na Escola Cidadã
Endereço: Alameda Tietê 618 - Casa 01
Cerqueira César – CEP 01417-020
São Paulo – SP – Brasil

Posso entregar o material pessoalmente?

Os professores que desejarem entregar pessoalmente a documentação deverão organizá-la em pacote lacrado, devidamente identificado e entregar na sede do Instituto Arte na Escola, Alameda Tietê 618 - Casa 01, Cerqueira César, São Paulo, SP, no horário de 09h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, até 17 de julho de 2009.

Aproveite este Forum que ficara aberto até final do mês de julho para tirar dúvida e fazer contato conosco e com outros professores.

Boa sorte!

Em caso de dúvidas, envie e-mail para premio@artenaescola.org.br ligue: (11) 3103-8062.

Abraço,

Mirca Bonano

Meire De Faloc Lima

Olá, sou a professora Meire Falco de Dourados, MS. Gostaria de mandar nos documentos dessa segunda fase as fotos dos meus alunos, mas são muitas, então não é possível mandar todas impressas. Vou enviar algumas reveladas, mas, tem vários arquivos interessantes para se analisar.Posso mandar em DVD ou CD todos arquivos registrados no decorrer do projeto?

Tânia Regina Arrabal Heluy
A dúvida da Meire também é uma de minhas tantas outras... Que somadas envio então para o Forum: Estou com toda pesquisa de campo feita pelos alunos,que são entrevistas na comunidade. Eu envio o original dessas pesquisas, ou preciso scanear? Com relação a ficha de inscrição que deverá ser assinada pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico , posso consertar alguns erros da nossa língua, ou ela deve ser na íntegra de como foi enviada anteriormente? Por hora é só até aparecerem outras dúvidas. Tânia
Mirca Izabel Bonano
Meire de Faloc Lima escreveu:

Olá, sou a professora Meire Falco de Dourados, MS. Gostaria de mandar nos documentos dessa segunda fase as fotos dos meus alunos, mas são muitas, então não é possível mandar todas impressas. Vou enviar algumas reveladas, mas, tem vários arquivos interessantes para se analisar.Posso mandar em DVD ou CD todos arquivos registrados no decorrer do projeto?

Cara Meire

Bom Dia!

Você pode enviar um CD ou DVD com todos os arquivos gravados, a comissão de avaliação regional fará análise de todos os materiais físicos e eletrônicos.

Boa Sorte!

Abraço,

Mirca Bonano 

Mirca Izabel Bonano
isis de melo molinari antunes escreveu:

Meu nome é Isis. Sei que o portifólio tem formato livre, mas vocês identificam alguma coisa estranha se eu o apresentar em forma de artigo?  Nesse caso vou me referir a mim como  a profª isis. Serei a escritora mas me afastarei do sujeito que sou eu mesma..... A profª isis  ministrou tal aula...

Vocés acham que fica muito esquisito?

Cara Isis

Bom Dia!

Lia sua mensagem e acredito que o texto do Professor Fernando Herndandez (documento anexo) pode te ajudar a pensar o desenho do seu Portfólio.

HERNANDEZ, F. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 164 a 174

Boa Sorte!

abraço,

Mirca Bonano

Mirca Izabel Bonano
Tânia Arrabal escreveu:
A dúvida da Meire também é uma de minhas tantas outras... Que somadas envio então para o Forum: Estou com toda pesquisa de campo feita pelos alunos,que são entrevistas na comunidade. Eu envio o original dessas pesquisas, ou preciso scanear? Com relação a ficha de inscrição que deverá ser assinada pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico , posso consertar alguns erros da nossa língua, ou ela deve ser na íntegra de como foi enviada anteriormente? Por hora é só até aparecerem outras dúvidas. Tânia

Cara Tânia

Bom Dia!

Conforme indicado em Regulamento, não faremos a devolução desta documentação comprobatória, neste caso acho melhor você avaliar se deseja ou não guardar contigo estes documentos, você pode enviar cópias xérox ou escanear se assim desejar,  pode ainda fazer uma tabulação desta pesquisa ou uma síntese.

A ficha de inscrição que esta no site não tem possibilidade de alteração mande como esta e indique em uma folha anexa as mudanças necessárias, faremos aqui uma avaliação e se for o caso as alterações.

Boa Sorte!

Abraço,

Mirca Bonano

Silvia Regina Beraldo Penteado

Olá!

Meu nome é Silvia e estou com uma dúvida quanto ao portfólio. Como compus as músicas e letras do projeto que enviei, o que coloco no portfólio?Obrigada

Meire De Faloc Lima

Mirca, surgiu mais uma dúvida em relação ao portfólio. Tenho o projeto pronto e completo, é necessário mandar o portfólio  ou posso mandar o projeto, acompanhado dos outros materiais? Aguardo resposta para o envio dos arquivos. Abraços.

Mirca Izabel Bonano
Meire de Faloc Lima escreveu:

Mirca, surgiu mais uma dúvida em relação ao portfólio. Tenho o projeto pronto e completo, é necessário mandar o portfólio  ou posso mandar o projeto, acompanhado dos outros materiais? Aguardo resposta para o envio dos arquivos. Abraços.

Cara Meire

Bom Dia!

Se o seu "documento" projeto compreende todo o registro do processo desenvolvido, inclusive a avaliação, pondere se ha necessidade de encaminhar outros materiais.

O que é fundamental é que o registro de sua experiência educativa inscrita seja bem apresentado para que a comissão de avaliação regional tenha os subsídios necessários para avaliar seu trabalho.

De qualquer modo este texto do Fernando Hernandez tem ajudado alguns professores a pensar em registro e processo de avaliação...

Abraço,

Mirca Bonano

Mirca Izabel Bonano
Silvia Regina Beraldo Penteado escreveu:

Olá!

Meu nome é Silvia e estou com uma dúvida quanto ao portfólio. Como compus as músicas e letras do projeto que enviei, o que coloco no portfólio?Obrigada

Cara Silvia

Bom Dia!

Você pode compor um Portfólio que contenha o seu processo de criação e composição, os registros de cada etapa do processo, as suas reflexões, acertos e erros, correções de rota, processos de avaliação de ensino aprendizagem de seus alunos e o seu próprio. Imagens, partituras, CDs, documentos e fontes de pesquisas realizadas, enfim, este pode ser uma espécie de "álbum" de sua experiência educativa.

O texto do Fernando Hernandez que eu indiquei para a Meire, pode ser bacana você ler também.

Abraço,

Mirca Bonano

Rosane Mari dos Reis

Olá Mirca! Grande saudade...

Quero aproveitar este espaço para lhe contar uma coisa muito boa. Através do premio que ganhamos no ano passado conseguimos demover a comunidade a nos ajudar a construir uma oficina de artes para nosso CEI. Em parceria com um grupo estagiárias de uma faculdade local, a sala está de pé e a todo vapor. Acabamos de inaugurá-la, ainda nem tirei minha roupa de festa de tão ansiosa pra te contar que estava. Obrigada por tudo. O prêmio transformou nossa vida e de nossas crianças também. Um abraço a todos os envolvidos nesse maravilhoso trabalho de reconhecimento aos profissionais educadores da arte. Parabéns aos pré-selecionados, pois sei o quanto estão felizes neste momento. Um beijo especial pra você Mirca meu e da Nôra das mangas...rsrsrsrsrsrsrsrs

abaixo fotos do evento... 

Rosa Augusta Zandonadi

Olá, Mirca!! meu nome é Rosa e sou da cidade de Assis SP.  A minha dúvida é quanto ao material a ser enviado, pois gostaria de saber se podemos fazer uma réplica de um dos materiais realizado no projeto. É que no regulamento diz que pode enviar materiais produzido pelos alunos, mas uma das atividade legais que produiram foi um livro grande de madeira fazendo uma intervenção e séria impossível enviar, então os alunos pensaram em fazer uma réplica do livro e enviar junto com o portfolio. O que você  acha?

desde já agradeço a gentileza

Rosane Mari dos Reis

Errata:

Onde está escrito demover, lê-se: sensibilizar.

Ozana Vera Giorgini De Carvalho
Querida Mirca, fui selecionada para a segunda fase. Fiquei muito feliz. Estou fazendo o meu portfolio no Power point, anexando as noticias de jornais, as fotos, os depoimentos. Tudo bem. Depois imprimo e mando em anexo os videos. Esta bem assim???
Mirca Izabel Bonano
ozana vera giorgini de carvalho escreveu:
Querida Mirca, fui selecionada para a segunda fase. Fiquei muito feliz. Estou fazendo o meu portfolio no Power point, anexando as noticias de jornais, as fotos, os depoimentos. Tudo bem. Depois imprimo e mando em anexo os videos. Esta bem assim???

Cara Ozana

Bom Dia!

Bacana, você pode organizar seu material de modo que fique claro e consistente, assim a comissão de avaliação regional tem plena noção do trabalho desenvolvido.

Fique atenta para não ultrapassar o prazo limite de envio que é dia 17 de julho de 2009.

Boa Sorte!

Abraço,

Mirca

Mirca Izabel Bonano
Josinelma Ferreira Rolande escreveu:

Olá, sou a Josinelma, de Pinheiro/MA. Tenho pensado muito no formato do meu portfólio, pois acredito que registros comprobatórios, no caso fotográficos, e o próprio portfólio são complementares, portanto pensei em fazer um portfólio que contemple os registros, que constam de fotos e trabalhos dos alunos, os quais podem ser escaniados. Existe algum probelma em fazer o portfólio nesse formato?

Um outro problema é quanto a minha ficha de inscrição,  os meus telefones para contato estão faltando um número, pois o correto é: (98) 3381 6438 / 8801 9591. O que devo fazer? Imprimir da forma como está?

Agradeço as informações!

Cara Josinelma

Bom Dia!

Não ha problema em montar seu portfólio assim, o formato deste documento é de sua livre escolha, vale lembrar que ele será analisado e avaliado por pessoas que não conhecem o seu trabalho, quanto mais informação melhor para o grupo de avaliadores.

Quanto a correções na ficha de inscrição, faz uma cartinha com as modificações solicitadas e anexa a ficha como ela está. Fique atenta ao prazo que é dia 17 de julho de 2009!

Boa Sorte!

Abraço,

Mirca

3289 visualizações | 20 respostas Faça login para responder