Forum
Mirca Izabel Bonano

Amigos professores.

Boa Noite!!!!

Este espaço tem como objetivo continuar as discussões, as trocas, nossas dúvidas e experiencias dos Cursos de Julho.

com o material Arte br .

Arte Contemporânea e arte br – paradigmas e paradoxos 

Arte br, um material educacional nas aulas de arte

Vamos nos reencontrar neste espaço virtual, para partilhar nosso trabalho

A animação deste este novo encontro será de responsabilidade das Tutoras  Rosa, Vênera e do IAE, com supervisão da  Lucimar Bello.

Professores que participarem destes encontros e de outros tantos serão bem vindos.

Esperamos vocês...

Abraços

Mirca Bonano

Sandra Cardoso De Oliveira Souza

Os jovens e a Arte!

Sabemos que uma boa parte dos jovens de hoje estão cada vez mais desinteressados pela Arte, uma vez que o próprio grupo gestor muitas vezes passa uma versão equivocada, se preocupando ainda sómente com as disciplinas "mais sérias" como Matemática e outras.

Acredito que em parte, nós professores de Arte abrimos espaço pra isso , porque então, desde de ficarmos como expectadores, unirmos e elaborarmos algo para que possa fazer presente a Arte como conhecimento.

Estava pensando, como todo os anos tem as Olimpíadas de Matemática , concursos de Redações, Campeonato de Jogos, poderíamos "bolar" algo neste sentido, não só na parte estética, mas a Arte como "conhecimento" de uma forma mais ampla. 

Maria Rosa Mazza Chiaravalloti

Oi, Sandra, é muito bom receber seu comentário, seja bem vinda ao fórum! realmente você tem razão vivemos em uma sociedade que ainda tem muito que crescer culturalmente, aprender, conhecer e reconhecer o tanto que o mundo já mudou e que, conceitos como este de que o estudo da matemática, por exemplo  é mais importante do que outras áreas é ultrapassado, cabe a nós arte-educadores, mudarmos este conceito equivocado, começando por nós mesmos a nos valorizarmos enquanto educadores de uma área de estudo tão importante e ainda pouco explorada, por possuir um conhecimento muito mais complexo, que demanda estudos e pesquisas tanto quanto uma ciência e ainda mais ampla  porque dialoga com tantas outras áreas do saber humano. É com a qualidade do nosso trabalho que podemos valorizar a Arte. Sua idéia é boa, porque não "inventar" um evento anual na Escola para tratar especialmente de Arte? mostrando o tanto que este conhecimento pode envolver as pessoas em estudos,  pesquisas, leituras, produções, amostras...Sua participação é muito importante, um abraço.

Maria Rosa

Andréa Teixeira

Olá, gentem!!!!!!!!!!

Estou morta de saudades!

Acho uma grande contradição essa história do governo de apenas fazer provas de Português e Matemática, pois isso apenas reforça o descaso do nosso povo com a cultura, além de contrariar a LDB e os PCN, que afirmam ser a aprendizagem o resultado de todas as áreas.

Eu, em uma reunião inaugural de ano letivo, expliquei aos pais e alunos presentes o que e o por quê da Arte-Educação, além de distribuir um resumo da sua história no Brasil. e achei que surtiu um grande efeito (pelo menos aplaudiram, não vaiaram...rs), pois o olhar deles em relação às aulas mudou para melhor.

Também acho que as minhas próprias mudanças internas influenciam nessa troca que é a aula de Artes, mudando também o olhar e a opinião deles.

O e-mail (apesar de nem todos possuírem um) facilitou também a comunicação dos pais e alunos comigo, e vice-versa.

Aqui no Rio a SME, através da DEF, está introduzindo a Mostra de Artes Visuais. Participei dela ano passado (tenho até o filminho), apesar da tourada que foi fazer os colegas entenderem a sua importância e não boicotarem ou atrapalharem (não estou inclinada a participar este ano).

Fazemos trabalho de formiguinhas, mas os elefantes esquecem que somos mais fortes do que imaginam...

Beijocas de mim.

Oi, Andréa, que bom ter você participante do Fórum. O trabalho de "formiguinhas" que muitos podem até considerar sem importância, acredite, pode fazer a diferença, pois o que não percebem é que as formiguinhas são determinadas, inteligentes e "unidas" formam verdadeiros exércitos, que podem mobilizar de pequenas a grandes áreas! Quanto mais nos conscientizamos do valor do nosso trabalho, mais queremos e devemos esclarecer isso as pessoas, colegas, coordenadorees, diretores, pais dos nossos alunos que, se entenderem melhor nossas propostas podem nos apoiar, serem nossos aliados nas metas educativas, tecer juntos uma educação melhor! Terminamos a montagem de uma apresentação do curso que fizemos, logo mais você e a turma vão poder ver, rever e matar um pouco a saudade, pelo menos "virtualmente", me sinto a "professora coruja", pois todos estão ótimos, vibrei muito a construção do relato, está muito bacana! Beijos,

Maria Rosa

Edu

BOA TARDE.

QUE SAUDADE.........DE TODOS........COMO FOI BOA AQUELA SEMANA DE JULHO....SAUDADE DE TODOS........MAS VAMOS AO QUE INTERESSA, ESTOU ESTUDANDO ALGUMAS COISAS PARA ESSE SEMESTRE, E O MATERIAL DA PASTA BR ESTÁ SENDO PANO DE FUNDO, E FIO CONDUTOR DE UMA SÉRIE DE REFLEXÕES, ESTOU TECENDO RELAÇÕES MÚLTIPLAS PARA TRABALHAR COM PROFESSORES, E UMA COISA ME INTRIGOU MUITO...ALIAS UMA NÃO, 2 (DUAS): 

A PRIMEIRA É,  A SEMIÓTICA GREIMASIANA, QUE COISA MARAVILHOSA, MAS FIQUEI COM MUITAS DÚVIDAS. ACABEI ENCONTRANDO UM ARTIGO DA ANA ALICE DUTRA PILLAR , NO PRÓPRIO SITE ARTE NA ESCOLA, E ELA DIZ QUE A SEMIÓTICA GREIMASIANA TRABALHA EM 3 FRENTES  A FENOMENOLÓGICA, COM PONTY, A LINÜÍSTICA COM GREIMAS E ANTROPOLOGIA, E FOI NESSE ÚLTIMO ITEM QUE ME CONFUNDI, MUITO....NÃO ENTENDI COMO A ANTROPOLOGIA FUNCIONA NESSA LEITURA SEMIÓTICA, ELAS ESTÃO LIGADAS ENTRE SI? SIM - CONCORDO E ENTENDO. MAS SE JÁ TEMOS UMA  METALINGUAGEM PRESENTE JUNTO COM A PRÓPRIA FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO, COMO A ANTROPOLOGIA SE INSERE NESSE CIRCULO, QUAL O ESPAÇO DA ANTROPOLOGIA, NESSA LEITURA SEMIÓTICA?

NEM SEI SE É ESSE O ESPAÇO FALAR E CONSEGUIR UMA RESPOSTA, MAS É O ÚNICO QUE TENHO....

E A OUTRA COISA QUE ME DEIXOU MUITO  AS MUITO CURIOSO FORAM OS TEXTOS DA DOCUMENTA 12 KASSEL -  DOCUMENTA MAGAZINE Nº 3 EDUCATION, COM MEU POBRE INGLÊS CONSEGUI LER ALGUMAS COISA DE ALGUNS SITES, É INCRIVEL...MESMO...EU ME SENTI PRIVILEGIADO DE LER.  PELO FATO DE SABER QUE O BRASIL NÃO ESTÁ DISTANTE DOS QUESTIONAMENTO DO ENSINO DE ARTE OU DA EDUCAÇÃO ESTÉTICO-VISUAL QUE ACONTECE PELO MUNDO AFORA, E ESPECIALMENTE POR SABER QUE A CURADORIA DE UMA EXPOSIÇÃO TÃO IMPORTANTE COMO A DOCUMENTA DE KASSEL DEDICOU Á ÚLTIMA REVISTA DE UM CONJUNTO DE 3 PUBLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. ISSO É INCRÍVEL, E APROVEITO ESSE ESPAÇO PARA SABER  ONDE POSSO ENCONTRAR A DOCUMENTA MAGAZINE N-3 AQUI NO BRASIL, SEI QUE ELA É MUITO NOVA, MAS DEVE HAVER ALGUM LUGAR QUE JÁ COMERCIALIZE ELA, ALGUEM SABE? PROFESSORAS LUCIMAR BELLO, ROSA E MIRCA,  VCs TEM AS RESPOSTAS.....

BEIJOS E MUITA SAUDADE.........

PS: O LINK DA DOCUMETA http://www.documenta12.de/100_tage.html?&L=1 É BOM.......

Sonia Tobias Prado
Boa Noite. às vezes fico até "com medo" de participar do forum, pois me parece que os professores são todos muito super super super...filosofam, escrevem aulas que eu penso serem muitas uma utopia...meus alunos não tem acesso a teatros, shows e são "crus" de tudo. O grande acesso é a internet nas salas de bate-papo, então trabalho com eles de forma instigante, falando, mostrando muitas gravuras, para que consiga fazer o interesse deles aflorar...o material da pasta é usado, por mim, muitas vezes de forma diferente a mostrada nos cadernos, dessa forma consigo trazer a tona o interesse de todos. Já usei a obra de rubem valentim, junto com outras obras e pedi recriação....volpi....claudia andajur com sua foto, fazendo o interesse vir com eles trazendo fotos de casa e realizando montagens próprias. Foi a forma que encontrei de colocar a realidade deles dentro do mundo da arte br. Sei que não estou errada, pois consigo ano após ano, voltar a pasta com outra proposta, e eles não enjoam, se lembrando , e aceitando , aí sim, o método explicada nos cadernos. Não pude ir no curso em julho, pois repusemos aulas aqui, teremos jogos estaduais em setembro. Mas já adquiri os três livros da coleção nova sobre arte br. Estou lendo e achei muito bom, com colocações mais explicativas. Vou adaptar algumas nas minhas classes. Espero não ter ofendido ninguém com minhas colocações. Muitas vezes acho que ou sou muito tapada, ou os professores que participam do fórum são muito muito...Mas não me abato..vou continuar participando e enviando minhas opiniões. Va,mos agitar...qual a opinião de todos? Dicas de como fazer aulas interessantes é o que preciso, pois "segurar" esta geração dentro da sala de aula, não é fácil.....Bjs
Suzana Firmino Da Silva
Oi Pessoal Meu nome é Suzana, sou dePernambuco estou lecionando arte, que dasafio. Minha foemaçãoe é Históriadora. Daí passei em uma seleção e me deram arte . o pior é que penúltimo professor era um excelênte desenhista, caricaturista e só desenhava não dava a história da arte, a última antes de mim era só artesanato e chego eu dou história da arte, contextualizando com nosso tempo e com outras discipínas, imagine o desafio para conseguir um lugar, ser vista como professora de arte não é muito fácil, as próprias escolas não dâo muita importância para arte imagine os alunos. Me esforço para inovar as aulas peço-lhes ajuda de dicas. Ensino fundamental 1 e 2. Um abraço a todos                             Suzana Firmino

Oi, Eduardo, também estou com saudades de todos, fiquei montando uma apresentação do curso e relembrando as falas do grupo, as fotos, foi tudo muito bacana mesmo! Que bom você participar, porém colega, sabe quando aquele aluno "brilhante" te faz uma pergunta inteligente e você sente-se de saia justa porque não sabe responder, rs,rs,rs...é assim que estou me sentindo com o seu questionamento sobre como se insere a antropologia no arte br, mas tudo bem, eu vou pedir socorro com a minha assessora, querida Lucimar, com quem eu aprendo muito! na verdade o artebr, está em processo contínuo de pesquisa e aprendizagens e também é assim que procedo com meus alunos quando não sinto firmeza em responder, não adianta eu achar que é isso ou aquilo, em respeito à você vou te dever essa, assim que obtiver alguma informação esclarecedora eu te envio.

um Beijão,

Maria rosa

Sonia Tobias, bem vinda ao forum, fique a vontade para  o diálogo, você está entre colegas, não é a quantidade ou qualidade das experiências que contam, para haver as trocas, mas sim a vontade, a disponibilidade para compartilhar, aprender e ensinar, tudo isso faz parte de um movimento educativo que é o grande desafio de um querer fazer! se você tiver alguma imagem das produções dos alunos, sobre este "recriar" que você comentou a partir da obra de Rubem Valentim,  fotografe e ponha no site, na "sala de aula", assim nos apresenta um referencial para poder contribuir com algum comentário! você está no caminho certo, quando diz que está sempre inventando com o material, é isso mesmo, vá em frente, e depois reflita sobre o que deu mais certo ou não, como pode melhorar o entendimento da leitura de imagens dos seus alunos, como eles estão se apropriando da linguagem visual da Arte...se quiser saber mais me focalize melhor as dúvidas ou o que pretende trabalhar precisamente com o material arte br, para continuarmos este bate-papo e eu te sinalizar algumas sugestões.

Um abraço

Maria Rosa

Oi, Suzana, bem vinda ao fórum, gostaria muito de contribuir para a sua atuação, mas no momento não posso, hoje que tenho um tempinho pela manhã, daqui a 10 minutos vão desligar a energia do prédio e só volta as 17:00hs, vou pensar no que te responder e após as minhas aulas, a noite te envio algo ainda hoje.

Beijos,

Maria Rosa

Oi, Suzana, vamos lá, existem muitas maneiras de se trabalhar artes, a questão é planejar suas aulas com temas e assuntos que você tenha um certo domínio ou pesquise, para ter uma "proposição" aos alunos. Você já conhece o material arte br? conhece o instituto Arte na Escola? como chegou a este fórum. Não é simples curiosidade, é dialogar um pouco mais com você para saber um pouco de como você está pensando em abordara Hisória da Arte em suas aulas. Fica difícil eu lhe dar alguma sugestão sem saber por onde você quer entrar, como mediar a Arte com seus alunos? por uma imagem, por vídeo, música, estudamdo um autor, um artista? entende que é a partir de um objeto de estudo que você pode iniciar! quanto a não se valotrizar o professor e a própria área das artes, é assim mesmo, mas, saiba que é a tua motivação e valor que der as suas aulas, que vai conquistar o respeito e valorização dos alunos.

Voltamos a conversar, vamos manter contato, aguardo seu retorno, beijos,

Maria rosa

Estefânio Santos Costa
Olá,

Sou muito novo na área de educação, e estou ministrando aulas de educação artística, em escola municipal, turmas de EJA, tenho feito esforços para manter uma coerência, dentro de uma  linha admissível para um primeiro contato com artes por parte dos alunos, já que este são de séries iniciais. Bem, gostaria, se alguém poder me ajudar, de referências para um trabalho mais específico com turmas de 1ª à 4ª de EJA,  eu preciso de referências bibliográficas, etc. algo que possa balizar minhas aulas, obrigado.

Olá, Estefânio! seja bem vindo ao Fórum! vou tentar te ajudar, eu sei bem como não é nada fácil chegar assim e pensar, selecionar o que e como, por onde conduzir um trabalho com alunos que geralmente pararam de estudar e vêm de universos tão distintos, muitas vezes com experiências de vida, de trabalho bem interessantes. Também trabalho na prefeitura, este ano com curso regular, como saí da sala de aula, agora, e vou entrar em uma Jei, não tenho muito tempo, então vou indicar uma leitura que talves lhe dê algumas idéias, e depois voltamos a nos falar, vou pensar e verificar algumas indicações para você. Como professora da Prefeitura, em 2005, desenvolvi um projeto numa esola Cieja, a clientela é voltada a mesma clientela do Eja, e este projeto foi tão interessante e bonito, aprendi tanto eu e os alunos que está publicado pelo Instituto Arte na Escola, procure, no site, "sala de aula", e depois "relatos de experiência", o  relato é "Recriando a realidade: construção poética  em diários pessoais". Maria Rosa Mazza Chiaravalloti, eu mesma. Espero um retorno, um abraço,

Maria Rosa

Andréa Teixeira

Ói eu de novo aí......rs

Sonia: não pensa desse jeito não! Acho que a finalidade desse fórum é exatamente de trocar idéias, dúvidas e soluções. Ninguém aqui é super nada: estamos todos no mesmo barco, tentando achar o rumo que mais se adapte às nossas condições de trabalho. Tapados são os governos que não valorizam a cultura, não nós. 

Essa coisa da falta de acesso dos alunos ocorre em todos os lugares, até mesmo em uma cidade grande. Ainda bem que hoje temos jornais, net, filmes, e podemos levar isso para a escola, em forma de murais informativos, VCD's, etc.

Edu: estou impressionada com a sua pergunta! Confesso que não entendi nada e estou não só na saia, mas também na blusa justa! Seria possível traduzir suas dúvidas para nós? Foi mais fácil ler a documenta...rs Aliás, procure-a no Google. Eu recebo um informativo que fala dela freqüentemente.

Lucimar: não esqueci o prometido! Estou juntando o material que pediu para enviar. Agora que terminei a África, acho que em uma semana você recebe (se o Correio deixar, né?)

Mirca e Rosa: Tou cum sodade docês!!!!!!!!!!! Comecei a fazer o curso de Design Gráfico e Web Design que tanto queria. Daqui a pouco tempo estarei aceitando trabalhos freela...........rs rs rs

Beijocas de mim.

Glaucia W. M Aires
Andréa Teixeira escreveu:

Ói eu de novo aí......rs

Sonia: não pensa desse jeito não! Acho que a finalidade desse fórum é exatamente de trocar idéias, dúvidas e soluções. Ninguém aqui é super nada: estamos todos no mesmo barco, tentando achar o rumo que mais se adapte às nossas condições de trabalho. Tapados são os governos que não valorizam a cultura, não nós. 

Essa coisa da falta de acesso dos alunos ocorre em todos os lugares, até mesmo em uma cidade grande. Ainda bem que hoje temos jornais, net, filmes, e podemos levar isso para a escola, em forma de murais informativos, VCD's, etc.

Edu: estou impressionada com a sua pergunta! Confesso que não entendi nada e estou não só na saia, mas também na blusa justa! Seria possível traduzir suas dúvidas para nós? Foi mais fácil ler a documenta...rs Aliás, procure-a no Google. Eu recebo um informativo que fala dela freqüentemente.

Lucimar: não esqueci o prometido! Estou juntando o material que pediu para enviar. Agora que terminei a África, acho que em uma semana você recebe (se o Correio deixar, né?)

Mirca e Rosa: Tou cum sodade docês!!!!!!!!!!! Comecei a fazer o curso de Design Gráfico e Web Design que tanto queria. Daqui a pouco tempo estarei aceitando trabalhos freela...........rs rs rs

Beijocas de mim.

COMO FAÇO PARA EDITAR MENSAGEM AQUI NO FORUM?
2602 visualizações | 18 respostas Faça login para responder