Forum
Mirca Izabel Bonano

Caríssimos Professores

Queremos que o espaço do Fórum possa garantir a troca de experiências desenvolvidas por vocês.

A utilização  do material Educacional Arte Br  em sala de aula muito nos interessa, além de ser  muito importante para a continuidade da reflexão e da ação das Tutoras que orientaram e ministraram os Cursos Arte na Escola.

Venha mostrar seu trabalho, discutir possibilidades de trocar vivências.

Professores do Brasil inteiro que participaram de nossos cursos poderão por meio deste espaço ampliar suas percepções e apontar para a continuidade desta formação.

O Instituto convidou a Tutora Vênera Martins para fazer a mediação deste Fórum.

Entendemos que uma das profissionais que compõe a equipe de tutoras do Instituto Arte na Escola é a melhor indicação para mediar este  processo de discussão, avaliação e reflexão das práticas.

A professora Vênera é  Pós-graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP, graduada em Pedagogia e licenciada em Educação Artística. Atua a mais de quinze anos lecionando em todos os níveis da educação formal, criando ambientes de aprendizado e desenvolvimento da criatividade. Sua experiência não se restringe apenas á área de Artes Plásticas, mas também Teatro e Dança.

Além da professora Vênera,  toda a Equipe de Tutores ligados ao Instituto Arte na Escola acompanharão as discussões do Fórum contando com a supervisão da professora Lucimar Bello .

Sua presença é fundamental!

Esperamos você !

Abraço,

Mirca Bonano

Equipe Instituto Arte na Escola

Vênera A. Martins De Matos
Navegantes...
Estamos muito curiosas para saber o que anda acontecendo por aí com o material arte br. Contamos com a participação e troca de idéias sobre as andanças da metodologia proposta no material...
Por enquanto , um abraços a todos antecipadamente e vamos aquecer este fórum com seus depoimentos.

Um abraço
Vênera
Cristiane Costa

              

                Oi,um bom dia a todos!

     Meu nome é Cristiane,estou me licenciando em Educação Artística(habilitação Artes Plásticas) e sou estagiária do PÓLO UFMA no Maranhão, gostaria de dizer que esta tem sido uma experiência fantástica para mim.                                                                         Nosso pólo realizou no dia 05 de maio uma oficina com tema "leitura de imagem" , com a utilização do kit arte br, foi um sucesso!!!!!!!

 um abraço,

      Cristiane

Carla Gioconda Alves Pinto

Achei ótimo está proposta pra uma reflexão neste forum. Pois a questão da imagem na sala de aula muito nos instiga, ou melhor: me instiga muito!!!ah!, bem sabemos que ouvimos várias nomenclaturas sobre a imagem considerados erroneamente. ou que hoje tem outros contextos.

Bem, com relação a leitura de imanges da arte e do mundo é algo bem complexo e que os dois eixos se entrelaçam de maneiras significativas. pois vemos o mundo, o mundo nos vê. Vemos as imagens, elas também nos vêem! Pois para vermos as imagens precisamos ver o mundo primeiro, ou não?! ou é atraves das imagens que vemos o mundo?!

enfim, as imagens de artes estão circulando nossas salas de aula, nossos univeros pedagógicos que muitas vezes sem um aprofundamento mais específico de determinada imagem artística ficamos apenas nas caracteristicas superficiais. apresentamos isto aos nossos alunos. Mas até que ponto somente isto: técnicas, historicidade, cores, formas, etc.. produzem significado em nós formadores de opinião, primeiramente, para depois compartilharmos isto com nossos alunos?

Gostei muito da temática sugerida e da formação de nossa mediadora que nos ajudará muito Pós-graduada em Psicopedagogia,graduada em Pedagogia e licenciada em Educação Artística... nossa, tem muita coisa parecida comigo. e acredito que iremos trocar muitas idéias.

com relação ao material do ArtBR... é algo muito sifnificante.Já o conheço há um ano. e utilizo do mesmo em sala de aula para uma reflexão com professores do município num pólo da Arte na Escola. Tenho procurado mesclá-lo com textos, infomações, produções artísticas, conceitos para que os professores consigam assimilar melhor o que é oferecido pelos cadernos do ARt BR.

bem... já declarei um "monte" de coisas, né!! Fico por aqui, só por um momento. E logo retornarei para novos papos!!

Abraços e até mais!

Marcelo Lemos Correia
Eu não entendi. Quando e onde isto será realizado? [ ]s a todos.
Marcos Gonzaga

Olá a todos os participantes!

Recebi o material Arte br em um seminário de arte no Museu de Arte da Pampulha/BH. É um material riquíssimo. Recentemente trabalhei com os cartões dentro da proposta ver e perceber . Elaboramos uma leitura através da criação de poemas sobre as imagens. E ainda a recriação da imagem através de desenhos. Os trabalhos deram margem a discussões sobre os processos de intertextualidade e dentre estes a paródia. Ao rever os trabalhos, concluí mais uma vez que a leitura de imagens é de enorme importancia para os processos de leitura e escrita. Entendendo a leitura e a escrita em um sentido bastante amplo que envolve as linguagens não-verbais.

Marcos Gonzaga

Rossilene Milhomem Jardim Costa

Ola, Meu nome e Rossilene Milhomem  e ja tenho conhecimento dos Polos e do material do Arte Br a um bom tempo. Porem a faculdade que eu me graduei  no Brasil ainda nao  fazia parte deste projeto.

Nao venho atraves desta comentar sobre o material do Arte Br por ainda nao ter  trabalhado com nenhum. Porem gostaria de saber se posso receber pela internet esse material, pois nao moro no Brasil moro em uma Republica da China, em Macau e trabalho com cursos de Artes para criancas no Museu de Artes Moderna de Macau.

Parabens pelo Forum, pois oportuniza aos professores do nosso Pais a trocar ideias e comentar sobre os seu projetos.

Caso queiram informacao do trabalho em Arte- ducacao que e oferecido no Museu de Artes Moderna de Macau e so mandar um email. Sera um grande prazer.

costacilene@hotmail.com

Rita De Cassia Nunes

Olá à todos!!!!!

Meu nome é Rita Nunes sou professora de Arte Nível I e II ...... e gostaria de saber  o que é? como teria acesso a esse Material Educacional Arte Br......... estou curiosa e quero participar  dessa  troca de informações com vocês....colegas!!!

Um abraço  e até mais!!!!

  

Vênera A. Martins De Matos

Olá a todos que estão participando desse fórum. Ficamos muito felizes que o material esteja viajando pelo Brasil a fora.Este fórum vem com a proposta de trocar idéias a respeito do que se tem feito com o material arte br em todos os cantos do Brasil, e pelo que vimos com possibilidades de extrapolar oceanos. O fórum ficará muito mais rico com os depoimentos de cada um onde vocês poderão contar um pouco de como ele está sendo trabalhado.Será super importante se vocês enviarem além dos relatos também imagens para que possamos visualizar os trabalhos realizados. As pessoas que desejam ter o material devem entrar em contato com a Mirca para ela dar maiores detalhes sobre os pólos e sobre os cursos que acontecerão no mês de julho. Um será para iniciantes e outro para quem já fez o curso e possui o material.

Continuem mandando relatos e não se esqueçam das imagens.... vamos trocar idéias e experiências com o material arte br.

Um grande abraço a todos que iniciaram o fórum conosco e aos que estarão entrando em breve!

Vênera A. Martins De Matos

Carla, muito legal sua colocação! Trabalhar leitura de imagem com professores para reflexão é muito interessante!Gostaria de saber um pouco mais sobre essa experiência . Você recebeu o material onde?? Fez curso?? Conte um pouco mais sobre sua experiência.

Abraço

Vênera A. Martins De Matos

Marcos e Cristiane, conte-nos um pouco mais sobre a experiência, com a utilização dos cartões e da leitura nos pólos. Gostaria de saber como foi e se vocês tiverem imagens não esqueçam de anexar

Abraço

Marcos Gonzaga

Olá Vênera e colegas

Minha experiência com os cartões em sala de aula com turmas do terceiro médio se deu da seguinte forma: Em cada turma formaram-se grupos e foram discutidas as diferenças entre ver e perceber. Esclarecemos estas questões com exemplos bem simples. Um garoto manda flores para uma garota. O que ela vê? Flores. O que ela percebe? O garoto está afim dela. Distribuimos os seguintes cartões: Viaduto do Chá, Cristiano Mascaro; Sócrates, Vik Muniz; Amaú turn aroud, Miguel Rio Branco; Sem título, série Casa, Cláudia Andujar; Calçada/Manaus; Jean Manzon; Sem título, ensaio A luta pela terra, Sebastião Salgado; Retrato silencioso; João Câmara. Propusemos que cada grupo respondesse, por escrito, a partir da imagem o podia ser visto e o que podia ser percebido. Depois pedimos que cada grupo redesenhasse a imagem a partir do que foi visto e percebido ( aqui queremos colocar que a maioria dos grupos tendeu à tentativa de reproduzir fielmente a imagem, o que nos levou a concluir que houve dificuldades no processo de interpretação na escrita de imagens). Em seguida todos os grupos deveriam escrever um poema, o que foi bem sucedido, acreditamos, em termos de interpretação. Penso que talvêz pudéssemos discutir essa dificuldade na escrita de imagem e maior facilidade na construção do poema. Parece simples, mas penso também que envolve problemas fundamentais na área de artes. Já obtive permissão dos alunos para expor resultados, espero poder enviar alguns este fim de semana. Um abraço a todos.

Marisa Soares Krüger

Oi pessoal, é a primeira vez que participo de um fórum via internet. Sou professora formada em Artes (Visuais). Atualmente não estou lecionando, estou na direção de um centro de educação infantil, mas procuro esta ligada no que acontece no Arte br. também gostaria de saber com a Mirca sobre os cursos e como adquirir o material do Arte br. Obrigado.  Marisa

Sonia Tobias Prado
Olá, estou aqui participando pois muito me interessa este tópico. Num primeiro contato com o material Arte Br, sentí um pouco de dificuldades, pois nunca tinha usado o material, ou tido capacitação para o mesmo. Lendo, aos erros e acertos usei-o com o 3ªEM ano passado, com o caderno que fala sobre dinheiro. Consegui atingir alguns objetivos, mas sinto que falhas ficaram. Este ano mudei, por remoção pra outra escola, e nesta não possuo o material. A ATP de Artes na D.E. disse que não possui mais o kit pra fornecer. Não posso ir a SP fazer o curso de Janeiro, ainda não sobrou "divisas". Não quero perder o vínculo, por isso peço que o pessoal do Arte na Escola, consiga ajeitar uma forma de adquirirmos esse material, kit, pessoal para o professor, sem passar pela escola, onde parece que em algumas o material evapora. Sem brincadeiras, por favor pensem nisso, é uma grande riqueza poder trabalhar com um kit completo, de bom nível, um ótimo material,..............POR FAVOR , HELP, PRECISO DESSE KIT, PARA DAR ANDAMENTO NAS AULAS DO E.M. Como posso fazer????????
Regina Maria De Lima Sanson
Oi pessoal!
Sou formada em artes plásticas e educação artística,   com especialização na área, gosto demais do que faço- sou professora do ensino fundamental e médio.
Mas, faço minha as palavras de alguns profissionais que escreveram p/  esse forum. A dificuldade em se obter o material . Já enviei emails perguntando sobre essa possibilidade( compra e envio por correio), mas não obtive resposta.
Trabalhar com material de arte requer imagens, e essas imagens são caras. As vezes o tamanho não é ideal para  uso em sala de aula, não ter a quantidade necessária também é complicado; estar desatualizada do que acontece  não é bom. Pesquiso muito em sites na internet, mas mesmo com toda a propaganda de computadores na escola ainda não temos acesso com os alunos.(pelo menos não na minha).
Estarei acompanhando o forum, é muito interessante.
Obrigada.
Vênera A. Martins De Matos
Regina, boa noite. Fico feliz em saber da sua inquietação, pois são de educadores inquietos que a arte educação precisa. Com relação ao material, algumas escolas do Estado de São Paulo receberam e estão a disposição do professor. Tivemos  algums videos conferências com as ATPs e educadores onde discutimos a metodologia proposta no material. O material também chegou aos professores através dos cursos de iniciação , onde capacitamos os arte educadores a trabalhar com a metodologia. Você pode também verificar junto ao seu pólo e até mesmo com a Mirca pelo site arte na escola.
Realmente o acesso as imagens em arte muitas vezes é complicado. No material temos 12 pranchas com imagens frente e verso e um cartão . Algumas são as sugestões para se trabalhar com elas...
1º) se você dispõe de datashow na sua escola , a leitura poderá ser através da projeção da imagem em um telão.
2º) colocar a imagem na lousa onde todos possam ver, e xerocar em p/b uma cópia para cada dupla
3º) com a imagem exposta, deslocar os alunos pela sala, de forma que possam ter contato mais de perto;
Enfim, são várias as soluções para se trabalhar com as imagens em sala de aula, e sabemos que o custo delas são também bem altos, mas vamos trocando idéias com nossos parceiros de fórum e todos podiam contar um pouco de como resolvem esse problema em sala, assim teremos outras possibilidades de atuação.
Continue escrevendo e mandando suas questões
Um grande abraço
5972 visualizações | 96 respostas Faça login para responder