Forum
Mirca Izabel Bonano

Caro Professor

Olá!

É com muita satisfação que o Instituto Arte na Escola lança hoje a VIII Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Procuramos este ano inovar nossa ação inserindo a Escola no processo de premiação. Entendemos que este reconhecimento revelará as boas parcerias construídas entre a escola, o professor de artes e a comunidade.

Também trabalhamos para auxiliar cada vez mais o professor nas suas dificuldades em preencher a inscrição eletrônica; este ano temos muito mais informações e uma sistemática de auxílio para uso da ferramenta.

Recebemos em 2006 cerca de 464 inscrições, sendo que 66 projetos foram finalistas, 07 foram premiados e 03 receberam Menção Honrosa.

Foram 354 projetos desenvolvidos em escolas públicas estaduais e municipais, e 110 projetos de escola particulares em todo Brasil. 

Percebemos algumas características importantes nos projetos e queremos utilizar este espaço para  discutir e refletir estas práticas:

  • Revelam uma pesquisa muito cuidadosa e ampliada;
  • Percebemos um interesse maior na cultura local;
  • Valorização das questões transversais no contexto da sala de aula;
  • Alunos como protagonistas do processo;
  • Documentação e registro revelando o processo; 
  • Um importante aspecto relevante neste conjunto foi a qualidade dos      conteúdos trabalhados, garantindo a apropriação do conhecimento por parte dos alunos.

Bem, professores, ao trabalho...

Esperamos sua inscrição!!!!!!!

Abraço forte

Equipe Instituto Arte na Escola

Mirca Izabel Bonano

Caro Professor Paulo

Boa Tarde!

Nossa quanto tempo...

Paulo achei o trabalho bem interessante acho que deveria criar coragem e se inscrever, você é um educador que tem história e percurso de trabalho com artes.

Vamos lá! 

Acesse a Ficha de Inscrição !!! Acredito inclusive que seus alunos irão gostar da idéia.

Vamos nos falando.

Abraço,

Mirca Bonano

Marília Schmitt Fernandes
  Oi Mirca, fiquei muito feliz de ver este espaço aberto para discussão sobre o Prêmio Arte na Escola Cidadã pois penso que todo educador em algum momento deveria dar-se o direito de ousar e sair da casca, refletindo intensamente sobre o seu fazer e expondo esta experiência a um olhar critico, participando de prêmios com este que é sempre tão desafiador. Não falo apenas pela premiação em si, vou além e me refiro a toda a responsabilidade que devemos ter com o nosso processo de atuação frente a Arte e nossos alunos, acredito que toda relação responsável necessita de registro, de muita reflexão, de mudança de rumo, de retomada, de muito, muito estudo e de diálogo entre todas as partes. Só que por medo ou até falta de organização metodológica deixamos o diálogo com a critica contextualizada de fora, claro que nem sempre encontramos profissionais qualificados dispostos a analisarem nossas idéias e neste sentido os concursos ocupam um lugar muito especial, pois encontramos uma oportunidade maravilhosa de exposição do que somos capazes de pensar e agir.  Afinal sempre são formados por bancas de especialistas super conceituados e que em algum momento vão estar com seus olhos voltados para o nosso trabalho e mesmo que nosso projeto não seja o premiado já podemos considerar a experiência muito enriquecedora, pelo simples fato de durante todo o processo  termos nos debruçado sobre nossa pratica e isto já é um super aprendizado!!!! Também estou aqui para dizer que adorei saber que estarás em Porto Alegre no Simpósio da Bienal, se for possível gostaria de falar contigo, também estarei lá. Até !!!! Abraços  Marilia Schmitt Fernandes - Cria do Prêmio Arte na Escola Cidadã   -
Daniela Linck Diefenthäler

Olá Mirca!!!

Sou professora de Artes e estou desenvolvendo (quase encerrando) um projeto com meus alunos de Educação Infantil e estou com muita vontade de enviá-lo para concorrer ao Prêmio. Assisti tua fala no Simpósio da 6ª Bienal do Mercosul e fiquei ainda mais encantada com as mil possibilidades que o Arte na Escola nos trás. Porém tenho uma dúvida, por seu uma turma de Educação Infantil de 4 e 5 anos, minha turma é bem pequena, tem apenas sete alunos. Isto é algum impecilho? Tem algum número mínimo de alunos para inscrever o projeto?

Aguardo resposta e obrigada

Daniela Linck

Mirca Izabel Bonano

Cara Daniela

Boa Tarde!

Que Simpósio bacana... Eu também adorei as mesas e as trocas!!!

Muito importante ver o ensino de arte e seus profissionais, respeitados e valorizados. 

Você pode se inscrever no Prêmio, pois  todas as modalidades da educação formal estão habilitadas a concorrer independente do número de alunos em cada turma.

Se inscreva no hotsite www.artenaescola.org.br/premio  .

Boa Sorte !

Abraço,

Mirca Bonano

Daniela Linck Diefenthäler
Muito obrigada Mirca!!!
Vou me inscrever sim com certeza!!!
Tens algum e-mail para que possamos continuar trocando algumas idéias sobre arte e educação mesmo depois do encerramento do fórum (se for possível)?

Obrigada
Daniela 
Aurea Uchoa
Olá Mirca!
 
Que espaço maravilhoso, podemos deixar nossas  angustias e até medo talvez aqui,não é mesmo?
 
Bom como o colega Pulo, tb sinto um pouco inseguro ao tentar participar do concurso, ano passado preenchi a ficha, mas não mandei.Esse ano estou decidida a ariscar.
Vejo o projeto que realizei com alunos do ensino médio como um grande diferencial para eles, onde os próprios são os protagonistas.
O nome do projeto é: À Procura de Estilo.
Culmina com um grande desfile de estilos (música dança. Historia, arte!)
Quando mandamos o projeto é possível saber o por que ele não foi selecionado?o que faltou?
 
Bjs   Aurea
Margarida Maria Caiana Barata
Olà Áurea, É um prazer conhecê-la. Interessei-me bastante pelo seu Projeto : À Procura de Estilo, que culmina com um grande desfile de estilos (música dança. Historia, arte!). Por gentileza, encaminhe para mim, por e-mail. Um abraço, Margarida Maria Caiana Barata Bom Jesus da Lapa - Bahia E-mail: caiana@pollynet.com.br
Margarida Maria Caiana Barata
Olá Mirca, Navegando pela Internet tive o imenso prazer de encontrar esse SITE “Arte na Escola” e de poder interagir em um Fórum com você. Que maravilha! Na oportunidade, peço-lhe ajuda, pois sou pedagoga e tive que pegar algumas aulas de ARTE no Ensino Médio e estou perdida, sem saber como começar. Não gostaria de dar aulas expositivas, apenas teóricas. O meu desejo é ministrar aulas prazerosas, interessantes e gostaria imensamente de contar com você para me orientar, inclusive passando subsídios, claro que não estou pedindo aulas prontas, mas sugestões de aulas agradáveis para os meus alunos do 3º ano do Ensino Médio. Um grande abraço, Margarida Maria Caiana Barata Endereço: Rua Oriente Médio II, nº 42, Bom Jesus da Lapa/Bahia CEP 47.600-000 E-mail: caiana@pollynet.com.br
Ariana Karla Carrer

Olá meus queridos colegas!!!

Sou apenas uma assídua leitora dos fóruns e desse site maravilhoso!

Trabalho com a disciplina Arte em uma escola municipal! Com esse trabalho criamos o coral municipal que foi dado o nome pelos alunos como "Coral Cantando Feliz".

Trabalho maravilhoso, onde trabalhamos aulas de canto coral e história da música na qual interpretamos.

Estamos realizando um trabalho maravilhoso e como qualquer outro professor, sentímos-nos com a imensa vontade de participar desse conceituado concurso, mas a insegurança, dúvidas e outros "itens" a mais, nos deixam inseguros. Será que merecemos? Será que vamos conseguir???

Vejo através dos fóruns que existem trabalhos excelentes sendo desenvolvidos no nosso amado Brasil, trabalhos esses que me orgulho em dizer que sou professora de música. Pois temos raízes musicais muitos fortes e diferenciados. E digo à vocês meus queridos colegas, continuemos com muita força e fé em Deus, que mesmo que seje muita pouca diferença que façamos aos nossos amados alunos carentes e sem condições de terem acesso à uma boa música, mas que começamos por nós, que façamos a diferença!

Abraços à todos!

Com carinho

Ariana Karla Carrer

Sinop/MT

Mirca Izabel Bonano

Caras Professoras

Adriana Karla, Margarida Maria, Aurea Uchoa e Daniela

Bom Dia!

Nós também ficamos muito animadas com as manifestações de contentamento em relação aos propósitos do site , que bom que cada vez mais professores de regiões tão diferentes estão conseguindo estabelecer interlocução com outros  professores e suas propostas de atuação.

Entendemos o Prêmio como uma ação importante para revelar o perfil de trabalho realizado pelos arte-educadores.  Mais do que  "julgar" se estes são bons ou ruins nosso propósito é a troca de experiências e a diversidade de possibilidades que os projetos premiados revelam.

Vamos participar !!!!

Acreditamos ser esta uma chance única  tratando-se de premiação em projetos de artes, certamente será uma experiência importante para a maturidade de seu trabalho, bem como, para as vivências dos alunos e da escola. 

Uma outra forma de estarmos em contato permanente  é pelo endereço eletrônico atendimento.professor@artenaescola.org.br e pelo telefone (XX) 011 3103 8062.

Um grande abraço,

Boa Sorte!!!

Mirca Bonano

Mirca Izabel Bonano

Caro Paulo

Olá!

Que bom que deu tudo certo eu ia te ligar agora no período da noite.

Boa sorte!

Abraço,

Mirca Bonano

Maria De Lourdes Oliveira Rebouças

   

Olá sim?

Sou professora de artes da E E Dom João Costa, Tenho um projeto de papel reciclado, mas não sei se esta inserido nas regras do concurso.Com os papeis reciclados confeccionamos envelopes padronizados, cartões de natal, ornamentações e reprodução de pinturas de alguns artistas como Portinari entre outros.

È a primeira vez que participo do fórum, apesar de já ser professora de artes há bastantes anos.

Estou amando a site e os alunos também, minhas aulas inovaram. Informei à escola que estava pensando em participar do concurso e estou recebendo grande apoio.

                                                                                                             

 

                                                                                                             Lourdes Oliveira.

Airla Gomes M. Barboza

Oi! Colegas de todo o Brasil

Estou de volta ao site Arte na Escola, participando de mais um tema. Desta vez, O VIII Prêmio Arte na Escola Cidadã. Gostaria de saber o que fazer para realizar a minha inscrição e poder enviar o meu projeto.

Será a primeira vez, que tenho a oportunidade de participar de um evento desta natureza. O importante é participar independente do resultado final. Esta oportunidade deixa o seu ego lisongeado, porque você ao ser notificado em relação aos foruns, já está sendo valorizado como profissional, isto já chega a ser um reconhecimento. A forma com que vocês, responsáveis pelo site, desenvolvem a comunicação com professores de diversas localidades é muito gratificante e motiva o educador a buscar o novo, a querer dar o melhor de si.

Bjs!

Airla

Eliane Quintais

Olá, Mirca.

Sou arte/educadora formada pela UFG e no ano passado fiz um trabalho com crianças vulneráveis socialmente e enfatizei a questão da auto-estima. Minha ficha de inscrição está preenchida e salva, entretanto, no quadro que devemos inserir o "Relato" tive dúvidas. Gostaria de inserir neste, somente um resumo e enviar o projeto (sucinto) em anexo. Isso será possível, ou deverei enviar no relato todos os dados sistematizados?

Obrigada por responder.

Um abraço carinhoso

Eliane Quintais

Mirca Izabel Bonano

Cara Professora Eliane

Boa Tarde!

Neste momento é necessário que você preencha a Ficha de Inscrição com um RELATO de seu Projeto, este será avaliado pela Comissão de Avaliação Local do Pólo Arte na Escola, é interessante que eles tenham acesso por meio de seu texto às informações necessárias para avaliar o mérito de seu Projeto.

O limite de caracteres é 3.500, podendo ainda anexar algumas imagens, caso ache oportuno.

Qualquer dúvida volte a nos procurar,  se preferir pelo endereço eletrônico atendimento.premio@artenaescola.org.br

Boa Sorte!

Abraço,

Mirca Bonano 

7123 visualizações | 118 respostas Faça login para responder