Forum

DADAISMANDO

Victor Venas
Abro esse espaço num período em que o dadaísmo completa 90 anos.....Vamos trocar impressões sobre a arte contemporânea, provocar através de imagens-textos os nossos sentidos...Achei tão forte e arrebatadora a maneira que o Amaury e o Alex conduziram o nosso olhar em São Paulo e sinto falta disso em nossas discussões. Sintam-se a vontade para uma tempestade de idéias onde vale tudo sem contestação, uma experimentação coletiva....Talvez você só queira postar uma imagem, talvez você só queira comentar a imagem postada... Talvez as duas coisas.....É possível levar os mecanismos de construção da arte contemporânea na construção do “pedagógico” foi isso que pude confirmar e reafirmar com Amaury e o Alex , espero que eles possam participar também desse espaço ou criar algum para ajudar Dadaismar o fórum e nossas práticas.....Vamos cortar os nossos olhos com uma navalha e deixar o mundo entrar e vomitar a vida....
Victor Venas
Um texto para comer....
Katia Guimarães Zirnberger
Que coincidência! Hoje mesmo, antes de entrar no forum, estava assistindo a que filme? "O Cão Andaluz"!!! E na sexta-feira, "Nós que aqui estamos por vós esperamos", junto aos meus alunos do 2o e 3o anos do EM. Qual não foi minha surpresa ao ver no "Cão", a cena da mão sobre o chão sendo observada pela moça com uma vara, cena essa que está em "Nós que aqui estamos..."! Você já assistiu? O filme tem muito a ver também com o texto arteguerra que você anexou.
Victor Venas
Os acasos são realmente maravilhosos aquela cena da mão e da moça é fortissima....achei que o diretor do filme nós que aqui estamos por vós esperamos foi muito feliz em embutir essa cena no contexto do fime, você reparou que ele fica retrocedendo e acelerando essa cena, que leitura você fez dessa cena no contexto desse filme? como foi essa provocação com os alunos do ensino médio? pois esse filme é maravilhosamente rizomático... Nesse caso cito duas coincidencias fortes: a primeira- o meu inicio como artita plastico com videoarte e videoinstalações foi muito influenciada por luis bunuel e salvador dali e pincipalmente pelo filme o cão andaluz......já o projeto que desenvlvi "educação para midias e artes" teve no inicio um grande incentivo do marcelo masagão - diretor de nós que aqui estamos por vós esperamos - ele é o coordenador e criador do festival do minuto em são paulo - e na época 1997 enviou para mim vários cd-roms com vídeos produzidos por crianças entre 8 e 12 anos, além da grámatica das imagens sem nenhum custo....sou profundamente grato a ele.... O que seria da vida sem o acaso? adoro essas coisas e como elas ocorrem.....acho que uma pedagogia da incerteza e dos acasos seria algo 10.....
Victor Venas
As vezes as artes eletrônicas passam ao largo dos nossos olhos e não damos o seu devido valor, como minha linguagem artistica foi plasmada inicialmente pela videoarte, videoinstalação e video-escultura. Acho que não poderia deixar de citar a importância que Nam June Paik teve para essas linguagens para dizer melhor considerado o pai dessas linguagens.....é como se ele fosse o Marcel Duchamp dessas....Ele morreu esse mês.... aproveito para enviar um texto e imagens dele e de suas obras, os alunos ficam fascinados pelos seus trabalhos quando mostro em sala.... interessante....um coreano cidadão do "terceiro mundo", virou de cabeça pra baixo a televisão e mostrou como a caixinha magica comercial inventada pelo "primeiro mundo" poderia r transformada em obra de arte. Bom apetite
Michele Gesteira Rocha
Tributo a Nam June Paik Até dia 30 de Julho Centro Cultural Telemar - Rio de Janeiro Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo Mais informações: (21) 3131.3060 Site: www.institutotelemar.org.br retirado do site: artecidadania.org.br
Victor Venas
poxa, como gostaria de estar lá....paik foi e sempre será uma referência para nós video-artístas....valeu a dica
Irani Bernadate Roani
Victor Venas escreveu:
Um texto para comer....
Oi Vitor e pessoal do Dadaismando, estou entrando agora neste site, não tive tempo de ler tudo ainda, mas achei muito interessante, sou prô de 4a. a 8a. séries  de Artes  e  também trabalho com um projeto de Linguagens Verbal e nâo Verbal com as  mesmas turmas.  Até  o  próximo encontro.

Irani
1354 visualizações | 7 respostas Faça login para responder