Forum
Sidnei Dos Santos
Porque a maioria dos alunos do E.M. tremem ao ver o professor de Arte ?
Adriana Janczur Picchi
Olá Sidnei, no meu caso eu deixo bem claro aos meus alunos que minhas aulas não são cursos de desenho e quando for avaliá-los não é só pelo produto final da proposta, mas, por todo o caminho percorrido.Eles também sabem que os conceitos podem variar de aluno para aluno, pois conheço-os bem e sei avaliar o que cada um é capaz. Adriana J. Picchi
Juliana Carvalho Carnasciali
Adriana Varejão também não! E daí né...o desenho não é tudo embora seja muito. É a representação visual de um pensamento e pode ser realizado de diversificadas formas...de todo modo a linguagem da arte é ampla e podemos incentivar nossos alunos a experimentar diferentes caminhos de expressão dentro dela. Outra coisa interessante é desmistificar aquilo que muitos chama de BICHO PAPÃO DO DESENHO. Desenhar é uma delícia e abrir janelas em relação a isso com os alunos é nosso dever...felizmente meus alunos não olham com olhos temerosos para o professor de arte e quando um ou outro pensam em olhar, são seduzidos a um vibrante caminho de possibilidades de modo a poder olhar de outra forma. Penso que tudo depende de nós educadores...Nosso modo de propor e provocar...este é o nosso papel...vamos lá... Juliana Carnascialli - arte educadora e artista visual
Evaldo Magno Anchieta Pereira
Oi, Sidney Sou arte-Educador em São Luís - MA, e já não sinto mais os alunos do Ensino Médio tremerem ao me ver. Parece que eles já sabem que o ensino de Arte não é só fazer desenhos ou animais de origami. Há muito conteúdo que se conhecer. Quando há produção eu avalio mais o processo, a participação. E claro que elogio os trabalhos. Acredito que isso é válido, ajuda no desenvolvimento da auto-estima. Abraços Magno Anchieta
Adriana Cristina Da Silva
Olá Sidney. Adorei o que a Juliana escreveu, porém arte não é só desenhar. Meus alunos do EM passaram a gostar da matéria, pois mostrei a importância da arte, as profissões que envolvem está disciplina. Consegui passar que nosso mundo é repleto de arte, desde a arquitetura até os estilos de roupas. Além de ensinar história da arte, e adaptar informações retiradas de jornais, revistas e livros (atualidade). Procure conhecer seus alunos, siga essa sugestão: Envolver + conhecer+ compreender Espero ter ajudado , boa sorte. Adriana - Artes Plásticas - Sto. André
Alessandra Henrique
Olha acabei de passar por essa experiencia com alunos do EM porisso estou aqui pesquisando para poder passar para eles textos que digam a importancia da arte no seu cotidiano e achei este site justamente com este forum !!
Rivael (riva)
Olá, Sidney A experiência que vivo é totalmente oposta. A aula de artes visuais é a mais aguardada pelos alunos, tendo em vista abordar , de maneira dinâmica e extrovertida, temas cotidianos, principalmente aqueles voltados para leitura e interpretação de imagens, design, publicidade e moda. O ensino de arte no ensino médio possibilita sair do antigo modelo baseado no desenho (principalmente geométrico). É extremamente diversificado e interessante! Experimente trabalhar história da arte de maneira crítica, associada a outras disciplinas, demonstrando a importância da arte como representante do pensamento de cada época; procure associar o ensino de composição e estrutura das imagens a atos rotineiros dos alunos. Use o espaço urbano, a natureza, a informática, a mídia como materiais didáticos. Tenho um projeto interdisciplinar prático e eficiente para a leitura de imagens e uma vasta bibliografia para te enviar, se for do seu interesse. Um abraço.
Sidnei Dos Santos
Caro amigos! Voces estão me ajudando um bocado com suas opiniões e sugestões. Estou preparando minha monográfia que aborda justamente esse problema. " Não sei desenhar ! Alguém tem culpa? Ficamos tantos anos presos naquela velha casinha com portas e janelas vermelhas , no quintal, uma linda árvore rendonda com maçãs vermelhas e o sól sempre sorrindo.Derrenpente quando consiguimos abrir a porta, nos deparamos com musculosos personagens com olhos grandes sempre brigando. Com a globalização os desenhos esteriotipados estão tomando o lugar da espontaniedade da criança, ela diexa de se comunicar e passa a reproduzir, ela não consegue "projetar-se"(desenhar). Alguém tem culpa?
Betto Adao
fala sidney acho que a forma que esta sendo abordada a postura do professor de artes é que pega, muitos vao para escola sem planejar e dar voz e vez aos alunos,a flexibilidade as vezes da uma forca grande,trabalho com artes tambem,sou professor de musica,muitas vezes fui aluno dentro da sala,alias,sempre sou aluno tambem,trazer pronto é facil,construir junto da trabalho e muita gente acha que nao tem que acontecer isso ai pode acontecer em qualque area de atuacao,educacao,via de mao dupla,ensino-aprendizagem é reciproco
Lia Isabel Marques
Caro Sidnei dos Santos Entre neste site e veja que interessante. Vem de encontro a duvida do saber ou não desenhar, e como lidar com habilidades não desenvolvidas. http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=43684&type=M Um abraço Lia Isabel
3437 visualizações | 9 respostas Faça login para responder