Forum
Juliana Carvalho Carnasciali
Onde estião todos que não passam por aqui a tanto tempo?
Maria Edneide Barros Torres
Bom dia, Juliana. Sou Edneide Torres e moro em Petrolina, inetrior de pernambuco. Dou aulas para turmas de 1.ª a 4.ª séries de uma escola dedicada Ed. nfantil e cursos no SESC da minha cidade. Adoro conversar sobre arte, sobre o que motiva a arte e principalmente sobre o ensino da arte. Querendo conversar, estou as ordens.
Aparecida Bonfim Lopes
Boa Tarde .Edneide : Meu nome é Cida Lopes , sou professora de arte , esse é meu primeiro contato com vamos falar em arte , trabalho na Rede Estadual , atualmente estou trabalhando por opção com 4 , 5 ,6 e 8 séries do Ensino Fundamental , se quizer falar sabre Arte , estou sempre pronta para esse diálogo. Gostaria se você quizer é claro poder estar me familiarizando com alunos menores , e você trabalha com eles , acho muito gratificante , agordo resposta . Abraços Cida
Que maravilha!!! O negócio já começou...Edneide e Aparecida já tem figurinhas para trocar...vambora?!
Olá, gente! Desculpe não responder logo. Foi por uma boa causa. Me envolvi na coordenação do projeto "Aldeia do Velho Chico - I Festival de Artes do Vale do São Francisco" realizado de 01 a 14 de Agosto pelo SESC da minha cidade. Uma efervecência cultural aqui em Petrolina, com participação de grupos locais, de Recife, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Bem, Aparecida! Já trabalhei com adolescentes também, mas tenho uma atração especial pelas crianças. Eles respondem com mais segurança aos estímulos que eu dou. São sinceras nas respostas e não tem medo de arriscar. Acredito que depois de três anos lecionando artes para elas, estou finalmente encontrando um caminho onde eu possa obter o máximo de retorno a respeito do que eu acredito ser o papel da educação em artes. Se vc quiser saber mais é só entrar em contato. Edneide Torres
Ana Valeria Roldan Viana
Olá, sou Valéria Roldan, trabalho como arte - educadora no Liceu do Conjunto Ceará em Fortaleza, meu trabalho é todo voltado para o público jovem e é sempre um desafio gostoso trabalhar com eles .ossuo um espaço próprio na escola para desenvolver meu trabalho, que consiste em estudos e práticas em artes plásticas. Gosto muito de trabalhar com esse enfoque da construção do olhar, atualmente desenvolvo um trabalho com o Abstrato, e gostei muito do material de apoio pedagógico do "todo passado dentro do presente", pena que não tive acesso ao vídeo. Por hora estou arrumando um material por minha conta e risco ,depois eu digo como foi. Tchau.
Oi Ana! è um prazer ter você aqui...esparrame-se
Sidnei Dos Santos
Olá galera! Sou o Sidnei, arte educador, trabalhei muito tempo com crianças e adolescentes em situação de risco no programa da secretária do menor do estado de SP. Sou professor á 10 anos e leciono no colégio 14 de julho na capital.Adoro viajar com os alunos pela a história da arte. Estou preparando minha monografia e preciso de apoio. la vai! A arte é importante no desenvolvimento das relações humanas, sem preconceitos,sem credos, enfim sem barreiras. Por que então somos tão desvalorizados? Por que acham que somos bombeiros, que servimos apenas para amenizar os problemas da violência urbana,deficit de aprendizagem? A nossa missão, não é apenas ensinar os jovens a fazer leituras e releituras de imagens, mas sim desenvolver a sua capacidade de fazer uma releitura do mundo. Viajei né! Fiquem com Deus!
Sidnei, Acredito que esses questionamentos passem pela cabeça de todos os professores e pesquisadores em arte. Gosto da abordagem de Betty Edwards no livro "Desenhando com o lado direito do cérebro" onde ela faz assossiações entre estudos científicos sobre o funcionamento do cérebro com nossas estruturas sociais, culturais e até educacionais nos trazendo algumas possíveis justificativas para o preconceito existente pelo conhecimento em artes. É uma leitura gostosa. Vale a pena conferir. Edneide
Ana Maria Duarte
Juliana,parabens pelo premio,o projeto foi realmente fantastico.Me intressei pelo seu trabalho de vivencias que envolvem as mãos.Poderia me falar um pouco deste trabalho e quem sabe me enviar algumas fotos?Tenho certeza que viria somar com esta inquietude minha de acreditar cada dia mais que a arte é um dos grandes caminhos...... Beijos e sucesso sempre. Ana Maria anarte05@yahoo.com.br
Pessoal...olha eu aqui...gostaria de dizer que estou sumida por motivos maiores..mas logo mais estarei de volta para trocar figurinhas e enviar as meninas as fotos que prometi...beijos coloridos Jú
Vitorina De Fatima Codo
Sidney, voce não viajou, a nossa disciplina é vista por alguns como embelezadora de ambientes, para festas escolares, nós temos e precisamos mudar isso urgentemente, pos não somos bombeiros. A Arte ao meu ver é para sermos mais criticos com tudo que surge a nossa volta, ela nos faz mais livres para termos a liberdade de dizer sim quando for sim , e não quando assim precisar. Somos seres com um certo privilégio, pois lecionamos o que gostamos, com maior liberdade de ação, mostramos aos nossos jovens rtoda uma história a partir das pinturas dos diversos periodos artisticos, só por isso, não podemos ser simples bombeiros. até breve Vitorina Codo- São Paulo
Lidiana Ap. V.b. Lopes
Olá meu nome é Lidiana e sou professora de artes em uma escola de ensino especial a APAE de Ipuiuna MG, amo o que faço , não sou habilitada mas tenho dom . Gostaria que vocês colegas e você Juliana que me ajudassem um pouco , pois nessa área não encontro muito recursos, trabalho com todos , maternal , alfabetização, estimulação, PPE , EJA, produção, altistas... , às vezes fico meia perdida . EStou pedindo um helpe para todos vocês. Entrem em contato por favor lidiana-ipuiuna@hotmail.com
Mike Sam Chagas
as queixas são serão sempre as mesmas? até quando? muito prazer a todos, sou Mike aluno da escola de belas artes da ufba, e todos os arte educadores reclamam sempre das mesmas coisas , como mudar? lidiana você é de ipuiuna? sou de poços de caldas, já passei muito por aí...
Ana Lúcia Fernandes Camacho Câmara
Bom dia a todos Sou Ana Lúcia, trabalho na FUNDHAS, uma instituição socio educativa em São José dos Campos SP. Estou iniciando o trabalho em Arte Educação com adolescentes e já que vamos falar de arte gostaria de dicas para sensibilizar-los para Arte Visual. Obrigada
Ana...uma dica especial...descubra-os primeiro...quem são seus alunos? Você precisará descobrir isto...para esta descoberta prepare uma dinâmica, ou uma vivência que envolva música ou imagens...use sua criatividade para preparar um encontro especial, uma espécie de jogo com eles que te ajude a descobrir quem são e o que desejam...a parttir daí sim você poderá fazer escolhas e decidir o foco de trabalho com a turma....Conte-nos sobre esta primeira etapa...aí poderei te ajudar mais...logo mais, nos proximos dias estarei disponibilizando alguns títulos de livro que muito me ajudam...vislumbrar o campo da linguagem arte também ajuda...frequentar cinemas, teatros, shows e etc... Vamos nos falando...Jú
2595 visualizações | 29 respostas Faça login para responder