Forum

Em 2013, a premiação chega a sua 14ª edição com uma novidade. Este ano, todos os professores inscritos receberão, com exclusividade, uma prancha criada a partir da imagem de uma obra de Nuno Ramos – escolhida como referência artística para a identidade visual do XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã – com uma proposta de utilização em sala de aula.

Para que você tenha o seu projeto selecionado e que a sua prática de educação em artes possa ser conhecida e valorizada, você terá que escrever um texto que possibilite à comissão avaliadora identificar suas ações em sala de aula e identificar o que merece ser premiado. É importante que o relato tenha clareza e que estejam contemplados itens como objetivos, planejamento, execução, conclusão e avaliação do trabalho.


Esta é a etapa da inscrição que mais exige a sua dedicação. E para que você tenha o suporte necessário nesta ou em qualquer outra fase da inscrição, estaremos aqui para auxiliá-lo.  Envie suas dúvidas, comentários ou sugestões e concorra! artenaescola.org.br/premio
 

Viviane De Almeida Ferreira
Boa tarde,

Trabalhos que foram vencedores de outros prêmios podem concorrer?
Obrigada
Viviane De Almeida Ferreira
Trabalhos vencedores de outros prêmios podem concorrer ou precisam ser inéditos?
Amaury Costa Brito
Olá, Viviane.

Seu projeto pode concorrer mesmo que já tenha sido vencedor de outras premiações. É importante que você fique atenta ao período em que ele foi realizado. No caso do XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã, o projeto deve ter acontecido em 2011 e/ou 2012 e estar na grade currícular do ensino básico. Boa sorte!
Luciana Nogueira Souto
Viviane De Almeida Ferreira escreveu:
Boa tarde,

Trabalhos que foram vencedores de outros prêmios podem concorrer?
Obrigada

Boa tarde!

Já fiz inscrição em outras edições arte na escola, e gostaria muito que o meu trabalho e de meus alunos fossem comtemplados um dia. Percebo que fico perdida em colocar minhas ações... Acho este prêmio um incentivo ernorme para nós professores de arte. Pois em minha região a arte é um conteudo não muito reconhecido e nós professores somos visto como querbra galho. Mas mesmo assim não desanimo e me sinto a cada dia melhor para criar e estudar arte com meus alunos. Peço desculpas pelo desabafo.
Att. Luciana Souto
Jorge Noronha
Boa tarde a todos!

O XIV Prêmio este ano tem como tema as obras de Nuno Ramos, diferentemente dos anteriores, em que poderíamos inscrever qualquer tipo de Projeto, é isso mesmo que entendi? Caso positivo, infelizmente não poderei participar. Não trabalhei com este artista no ano passado e também não tenho Projeto com o mesmo para este ano, além disso, já participei no ano passado. Os próximos serão com proposição de artistas? Caso seja, precisamos saber no ano anterior, para que possamos nos preparar. Essa iniciativa de vocês com esse concurso muito nos envaidece, enquanto Professores de Arte. Agradeço por ter inscrito um Projeto pela primeira e vez e ter sido contemplado como finalista, ainda que não vencedor, ser finalista no território nacional, já foi, para mim, um grande prêmio. Boa sorte a todos!
Thiago Zanotti Pancieri
Olá colegas arte educadores! 

Fui vencedor do XII Prêmio Arte na Escola Cidadã e no XIII fui da comissão de seleção, e acredito que o que valoriza muito um projeto é uma escrita que além da coerência,  transmita toda a emoção, motivação e conquistas proporcionadas por meio das ações geradas pelo projeto. Relatem todo o processo de forma fidedigna, mas não se esqueçam de colocar aquela pitada de carinho que vem com aquela sensação de que quando você chegou ao final do processo e viu os resultados, veio aquele respiro aliviado e a percepção de que tudo valeu a pena!

Sucesso a todos, e acredito que todos aqueles que tem a iniciativa de se inscrever é porque de fato realizaram um trabalho de arte educação diferenciado, portanto, inscrevam-se e lembre-se sempre registrem seus trabalhos, pois eles são valiosos! Qualquer educador que tem iniciativa já é um vencedor. Ser educador, arte-educador, professor já é um prêmio!

Amaury Costa Brito
Jorge Noronha escreveu:
Boa tarde a todos!

O XIV Prêmio este ano tem como tema as obras de Nuno Ramos, diferentemente dos anteriores, em que poderíamos inscrever qualquer tipo de Projeto, é isso mesmo que entendi? Caso positivo, infelizmente não poderei participar. Não trabalhei com este artista no ano passado e também não tenho Projeto com o mesmo para este ano, além disso, já participei no ano passado. Os próximos serão com proposição de artistas? Caso seja, precisamos saber no ano anterior, para que possamos nos preparar. Essa iniciativa de vocês com esse concurso muito nos envaidece, enquanto Professores de Arte. Agradeço por ter inscrito um Projeto pela primeira e vez e ter sido contemplado como finalista, ainda que não vencedor, ser finalista no território nacional, já foi, para mim, um grande prêmio. Boa sorte a todos!

Boa Tarde Professor,

Como coordenador atual do prêmio, desejo-lhe boa sorte e o estimúlo a participar do concurso .Aproveito sua pergunta para esclarecer a todos sobre a escolha do artista Nuno Ramos.
Desde 2005, o Instituto Arte na Escola,optou pela divulgação de artistas que compõem a história da arte,como forma de homenageá-los,e estimular à todos os interessados, uma imersão no universo do artista homenageado.Em 2006 adotamos o critério de escolhermos artistas brasileiros que com suas obras participam de todo material de divulgação do prêmio.Este ano o artista escolhido é  Nuno Ramos ,e sua obra ilustra o cartaz ,o site os mailings e etc...Como novidade da XIV edição do Prêmio, todo professor que finalizar a inscrição de seu projeto de arte,já na 1° etapa, receberá em sua casa,a reprodução da obra deste artista contemporâneo e junto a sugestão de como utilizá-la como recurso educativo em sala de aula.
O projeto a ser inscrito no prêmio, é totalmente livre ,e cabe ao professor propositor escolher a temática ,os pontos que ele achar importante relatar, o artista ou artistas que pretende trabalhar ou as escolas ou técnicas que pretende abordar.Sendo assim,não há a necessidade de vincular o projeto inscrito,ao artista homenageado ou ao período que representa.o PROFESSOR É TOTALMENTE LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E PROMOVÊ -LAS.INSCREVA O SEU PROJETO, GANHE A PRANCHA , E VAMOS TORCER PELA ETAPA FINAL.BOA SORTE!!!!!!
Andre Luis Cambuzano

Inscrevi meu projeto faz alguns dias, voces mandam algum email de confirmação? como posso saber como anda minha inscrição?

Amaury Costa Brito
Amaury Costa Brito escreveu:
Jorge Noronha escreveu:
Boa tarde a todos!

O XIV Prêmio este ano tem como tema as obras de Nuno Ramos, diferentemente dos anteriores, em que poderíamos inscrever qualquer tipo de Projeto, é isso mesmo que entendi? Caso positivo, infelizmente não poderei participar. Não trabalhei com este artista no ano passado e também não tenho Projeto com o mesmo para este ano, além disso, já participei no ano passado. Os próximos serão com proposição de artistas? Caso seja, precisamos saber no ano anterior, para que possamos nos preparar. Essa iniciativa de vocês com esse concurso muito nos envaidece, enquanto Professores de Arte. Agradeço por ter inscrito um Projeto pela primeira e vez e ter sido contemplado como finalista, ainda que não vencedor, ser finalista no território nacional, já foi, para mim, um grande prêmio. Boa sorte a todos!

Boa Tarde Professor,

Como coordenador atual do prêmio, desejo-lhe boa sorte e o estimúlo a participar do concurso .Aproveito sua pergunta para esclarecer a todos sobre a escolha do artista Nuno Ramos.
Desde 2005, o Instituto Arte na Escola,optou pela divulgação de artistas que compõem a história da arte,como forma de homenageá-los,e estimular à todos os interessados, uma imersão no universo do artista homenageado.Em 2006 adotamos o critério de escolhermos artistas brasileiros que com suas obras participam de todo material de divulgação do prêmio.Este ano o artista escolhido é  Nuno Ramos ,e sua obra ilustra o cartaz ,o site os mailings e etc...Como novidade da XIV edição do Prêmio, todo professor que finalizar a inscrição de seu projeto de arte,já na 1° etapa, receberá em sua casa,a reprodução da obra deste artista contemporâneo e junto a sugestão de como utilizá-la como recurso educativo em sala de aula.
O projeto a ser inscrito no prêmio, é totalmente livre ,e cabe ao professor propositor escolher a temática ,os pontos que ele achar importante relatar, o artista ou artistas que pretende trabalhar ou as escolas ou técnicas que pretende abordar.Sendo assim,não há a necessidade de vincular o projeto inscrito,ao artista homenageado ou ao período que representa.o PROFESSOR É TOTALMENTE LIVRE PARA FAZER SUAS ESCOLHAS E PROMOVÊ -LAS.INSCREVA O SEU PROJETO, GANHE A PRANCHA , E VAMOS TORCER PELA ETAPA FINAL.BOA SORTE!!!!!!

errata: na frase,desejo-lhe boa sorte e o estimúlo a participar...ler:desejo-lhe boa sorte e o estimulo a participar...

Amaury Costa Brito
Thiago Zanotti Pancieri escreveu:
Olá colegas arte educadores! 

Fui vencedor do XII Prêmio Arte na Escola Cidadã e no XIII fui da comissão de seleção, e acredito que o que valoriza muito um projeto é uma escrita que além da coerência,  transmita toda a emoção, motivação e conquistas proporcionadas por meio das ações geradas pelo projeto. Relatem todo o processo de forma fidedigna, mas não se esqueçam de colocar aquela pitada de carinho que vem com aquela sensação de que quando você chegou ao final do processo e viu os resultados, veio aquele respiro aliviado e a percepção de que tudo valeu a pena!

Sucesso a todos, e acredito que todos aqueles que tem a iniciativa de se inscrever é porque de fato realizaram um trabalho de arte educação diferenciado, portanto, inscrevam-se e lembre-se sempre registrem seus trabalhos, pois eles são valiosos! Qualquer educador que tem iniciativa já é um vencedor. Ser educador, arte-educador, professor já é um prêmio!


Como vai professor?

Agradeço o estímulo e as dicas de como relatar a experiência. Concordo completamente com o valor do profissional que se lança  nesta aventura de ensinar, e com isto despertar a consciência para a percepção dos sentidos  na vida.Este prêmio ,na verdade é mais que um concurso!!!.... ,É uma "CAUSA" ,pois chama atenção para o valor da Arte no Mundo , e de como seus Agentes "apesar de tudo" acreditam e fazem a diferença quando atuam junto as crianças, junto aos colegas de trabalho ,na escola, na familia e no mundo.
Nosso desafio, aqui no IAE é fazer com que todos percebam isto , e tenham a coragem de relatar suas práticas ,que são o meio pelo qual ,ninguém terá como negar o valor do professor, da arte e da educação.

Amaury Costa Brito
Luciana Nogueira Souto escreveu:
Viviane De Almeida Ferreira escreveu:
Boa tarde,

Trabalhos que foram vencedores de outros prêmios podem concorrer?
Obrigada

Boa tarde!

Já fiz inscrição em outras edições arte na escola, e gostaria muito que o meu trabalho e de meus alunos fossem comtemplados um dia. Percebo que fico perdida em colocar minhas ações... Acho este prêmio um incentivo ernorme para nós professores de arte. Pois em minha região a arte é um conteudo não muito reconhecido e nós professores somos visto como querbra galho. Mas mesmo assim não desanimo e me sinto a cada dia melhor para criar e estudar arte com meus alunos. Peço desculpas pelo desabafo.
Att. Luciana Souto

Tudo bem Luciana?

Por incrivel que pareça ,nem sempre é tao tranquilo assim!!!! Uma coisa é falar...outra é escrever...são formas diferentes de organizarmos o pensamento.Mas vamos lá

Como sugestão : Sempre que penso ...penso  em algo  e  no caso de uma ação ,penso  para quem  eu vou me dirigir com esta ação....
EX:  Acredito que será muito bom que os alunos saibam pintar  ....mas por que????...Por que assim ,eles talvez percebam como no dia a dia DE CADA UM  , existe muita cor.....( este é meu pensamento como professor ,cheio de reticências , que como dúvidas me apresentam a questão. A partir disto me motivo e parto para a ação!!!) O relato pode começar assim:

APRESENTAÇÂO:
Trabalho como professor  de artes na escola".........."  sou responsável por uma turma de "x" alunos.  Pensei em trabalhar com esta turma , os conteúdos da pintura ,pois  de acordo com a faixa etária e a maneira como eles são curiosos ,acho que seria muito bom que eles descobrissem como o mundo que eles vivem é colorido e de que maneira ,as cores aparecem no mundo.
Para ter certeza de que esta seria uma boa idéia ,consultei os parâmetros educativos....correspondentes aos meus alunos,conversei com a turma sobre o assunto e depois disso começamos a nos organizar para conseguir atingir os objetivos.

Desenvolvimento:

Inicialmente ,precisei organizar e planejar quanto tempo levaria para que este projeto acontecesse ,pois tenho "X"aulas por semana ,com uma carga horária "Y"  e como  as atividades são,(  aqui vc descreve o que pensou ,passo a passo) ....
 Assim que os alunos tiveram contato com as tintas  ,eles reagiram.......(descreva a reação ....) ,apresentei então alguns artistas que não utilizam cores em suas obras e perguntei....(cite as perguntas que faria ) e em seguida apresentei artistas que utilizam muitas cores.....depois disto sentamos todos juntos, e conversamos sobre o que viram e o que mais lhes chamou a atenção ( cada aluno pode trazer informações ,e isto deve ser relatado) ao final desta aula pedi que trouxessem para a próxima aula, informações sobre as cores que encontram no caminho ,ou na casa onde moram ,a roupa de seus pais .....(Esta é a parte mais longa de seu relato ,pois além de descrever o que acontece vc deverá relatar as sensações mais importantes vividas por você e seus alunos ( o que aconteceu que você não havia previsto....que boas surpresas apareceram...qual o processo que  vc utilizou para que os alunos manuseassem o material.....como o trabalho de cada um foi recebido pelo grupo ...ou pelos professores de outras disciplinas....,o que foi importante e o quanto a sua ação motivou  a turma.... e assim por diante (seja sincera ,e uma dica é:  antes de sentar para escrever ,pegue uma folha de papel em branco e tente lembrar dos acontecimentos mais importantes , liste-as como uma lista do que vc vai precisar comprar ,"ops", contar. Isto ajuda a não perdermos o "fio da meada" ao nos empolgarmos em relatar o que acontece na experiência em sala de aula.)
Conclusão
Após ter vivido esta experiência com meus alunos comprovo que antes,alguns , não sabiam que......e passaram a saber que.....( você deve escrever sobre o que os alunos não sabiam e apartir destas aulas passaram a saber ,e como isto foi importante tanto,como conteúdo da disciplina , como  na vida  fora da escola ), o que aconteceu com você ,como professora ,como você chegou as conclusões que está relatando.
Escreva também sobre como isto afetou a escola ( caso tenha percebido isto ) ,demonstre finalmente o grande valor desta ação ,listando os benefícios de seu projeto e se precisar fale  como seria  o mundo, se as crianças, e os alunos não despertassem o olhar para as cores ,os sons ,os gestos....O mundo seria anestesiado?????!!!!!!!! Escreva sobre você , escreva sobre  o que você acredita e comprove que sem vocês ( vc e seus alunos) o mundo seria sem graça!!!!! Defenda sua idéia comprovada ,seja apaixonada e finalize seu relato.

OBS:AS PALAVRAS  apresentaçâo, desenvolvimento,e conclusâo ,NÃO PRECISAM APARECER, servem apenas para facilitar a escrita.Uma outra coisa :para cada um destes campos delimitados pelas palavras acima, vc pode determinar um numero "X" de linhas ,e assim vc vai escrevendo ,levando em consideração este parâmetro,isto ajuda na hora de escrever!!! Ex:Apresentação - 10 linhas,Desenvolvimento- aproximadamente 25 linhas,Conclusão- 15 linhas.

Espero que esta sugestão lhe ajude, mas lembre-se ,voce é livre para contar sua experiência
Esperamos sua  inscrição ,Boa Sorte!!!
AMAURY

Amaury Costa Brito
Andre Luis Cambuzano escreveu:

Inscrevi meu projeto faz alguns dias, voces mandam algum email de confirmação? como posso saber como anda minha inscrição?


Boa tarde Professor,
Voce pode consultar na página do prêmio,no menu  inscrição e "clicar" no quadro STATUS DA INSCRIÇÂO.Desta forma vc saberá sobre sua inscrição.  Qualquer dúvida retorne.
Flávia Costa
Bom dia!

Estou preocupada com a inscrição do projeto, pois é impossível colocar tudo que vocês sugerem, que eu acho de extrema relevância, em 6.000 caracteres com espaços. Quanto mais tento resumir, percebo que acabo recortando partes importantes do projeto. 

Atenciosamente,

Flávia.

Evandro Siqueira Tote
Amaury Costa Brito escreveu:
Olá, Viviane.

Seu projeto pode concorrer mesmo que já tenha sido vencedor de outras premiações. É importante que você fique atenta ao período em que ele foi realizado. No caso do XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã, o projeto deve ter acontecido em 2011 e/ou 2012 e estar na grade currícular do ensino básico. Boa sorte!

Amaury,

No meu caso desenvolvi um trabalho em 2011 com uma turma de EJA. Atualmente esses alunos já não estão mais na escola, bem como não estou mais vinculado efetivamente nesta escola, mas possuo todo registro.
Amaury Costa Brito
Boa Tarde Professor,

Caso possua os registros, e possa contar com a concordância da direção da escola em que as ações foram desenvolvidas,seu projeto deve ser inscrito. Os registros e a assinatura da direção da escola (pode ser a atual) serão necessárias numa próxima etapa.Boa sorte!!!
16521 visualizações | 47 respostas Faça login para responder