Forum
Mirca Izabel Bonano

Caríssimos professores, 

Sejam bem-vindos ao fórum do XI Prêmio Arte na Escola Cidadã! 

Ao longo destes 11 anos de concurso, o Instituto Arte na Escola vem dando a professores em todo o Brasil a oportunidade de mostrarem o trabalho que realizam na sala de aula e de receberem o reconhecimento do mesmo.

A escola – por meio do envolvimento das equipes de gestão, da comunidade e de pais e alunos, aliados incondicionais dos professores, – também será premiada ao receber a doação de equipamentos.

O objetivo de manter este Fórum aberto de 31 de março a 31 de maio de 2010 é criar um espaço para trocas e tirar dúvidas no momento da inscrição no concurso. Sem deixar de lado a possibilidade de compartilhar ideias, novos desafios, dúvidas e momentos de reflexão.

Além da possibilidade de encontros com professores de todo o Brasil, aqui vocês poderão conhecer os vencedores em edições passadas e saber como ganhar um prêmio contribuiu para a evolução de suas carreiras.

Para mais informações, consultem:www.artenaescola.org.br/premio

Estaremos juntos até maio e vocês são os nossos convidados. Venham mostrar seus projetos e falar do seu trabalho.

Boa Sorte!

Mirca Bonano
Coordenadora do Prêmio Arte na Escola Cidadã
Instituto Arte na Escola

Maria Cristina Pretti Faria

Boa Noite Mirca,

Tentadora a proposta! Vou participar sim com um projeto belíssimo que desenvolví com meus alunos no Museu Parque Malwee!

Um forte abraço,

Cristina Pretti

Rosane Mari dos Reis

Olá Mirca!!!! Que bom matar a saudade...

Gostaria de dizer àqueles que pretendem se inscrever, que tenham corajem e o façam. É maravilhoso transpor cada etapa do processo seletivo e finalmente se tornar vencedor. Fui uma das vencedoras em 2008 e colho os frutos até hoje. É incrivel o reconhecimento que este prêmio proporciona ao nosso trabalho, ninguém esquece. Hoje sou coordenadora pedagógica num CEI municipal aqui de minha cidade e coordeno um grupo de 11 professoras que atuam com 320 crianças de 3 a 5 anos. O projeto institucional deste ano está pautado numa educação através das experiências com arte e meio ambiente, que visa oportunizar às crianças o contato criativo com obras de arte e com a natureza. Está indo de vento em popa. Desejo sucesso e boa sorte pra todos os participantes e em especial pra minha amiga Julmara que também vai participar. Beijo especial pra você Mirca e pra toda a equipe arte na escola.

Ah! Mirca... ano passado ganhei o 1º Prêmio Ecofuturo de Sustentabilidade com o projeto Land art: a criança na terra fazendo arte. Estou muito feliz e realizada...Graças à Deus. Bjs

Angelica
Olá, gostria de uma informação. Eu gostaria de participar com um projeto realizado com meus alunos, mas a proposta é música, nos arquivos para enviar apenas fotos sao aceitas? Videos nao?

Atenciosamente Angélica C. Adam
Mirca Izabel Bonano

Cara Professora Angelica,

Boa tarde!

De fato ainda não é possível anexar imagem móvel ou  peças sonoras, mas estamos estudando uma possibilidade para o próximo ano.

De qualquer forma, você pode inscrever seu projeto e se ele for pré-selecionado você poderá nos enviar CD com as gravações dos alunos.

Abraço,

Mirca Bonano

angelica escreveu:

Olá, gostria de uma informação. Eu gostaria de participar com um projeto realizado com meus alunos, mas a proposta é música, nos arquivos para enviar apenas fotos sao aceitas? Videos nao?

Atenciosamente Angélica C. Adam

Mirca Izabel Bonano

Oi Ro

Nossa!!! 

Quantas notícias boas!!!!!!

Para nós do Instituto Arte na Escola é muito bacana ver como o Prêmio pode dar visibilidade para o trabalho de vocês...

Super beijocas

Mirca Bonano

ROSANE MARI DOS REIS escreveu:

Olá Mirca!!!! Que bom matar a saudade...

Gostaria de dizer àqueles que pretendem se inscrever, que tenham corajem e o façam. É maravilhoso transpor cada etapa do processo seletivo e finalmente se tornar vencedor. Fui uma das vencedoras em 2008 e colho os frutos até hoje. É incrivel o reconhecimento que este prêmio proporciona ao nosso trabalho, ninguém esquece. Hoje sou coordenadora pedagógica num CEI municipal aqui de minha cidade e coordeno um grupo de 11 professoras que atuam com 320 crianças de 3 a 5 anos. O projeto institucional deste ano está pautado numa educação através das experiências com arte e meio ambiente, que visa oportunizar às crianças o contato criativo com obras de arte e com a natureza. Está indo de vento em popa. Desejo sucesso e boa sorte pra todos os participantes e em especial pra minha amiga Julmara que também vai participar. Beijo especial pra você Mirca e pra toda a equipe arte na escola.

Ah! Mirca... ano passado ganhei o 1º Prêmio Ecofuturo de Sustentabilidade com o projeto Land art: a criança na terra fazendo arte. Estou muito feliz e realizada...Graças à Deus. Bjs

Mirca Izabel Bonano

Olá Maria Crtistina

Tudo bem?

Aguardamos a sua inscrição!!!!

Abraço,

Mirca Bonano

Maria Cristina Pretti Faria escreveu:

Boa Noite Mirca,

Tentadora a proposta! Vou participar sim com um projeto belíssimo que desenvolví com meus alunos no Museu Parque Malwee!

Um forte abraço,

Cristina Pretti

Jacson Silva Matos

Amigos professores

Ganhar o X Prêmio Arte na Escola Cidadã com o Projeto Cavalo Nóia foi muito significativo. Enquanto professor, tive o privilégio de ser avaliado e apreciado por pessoas altamente gabaritadas, profissionais sérios e de instituições renomadas que formaram a comissão julgadora, pessoas que primam pela Arte Educação no sentindo amplo que esta Área de Conhecimento merece.

Ganhamos o prêmio com o recorte do projeto entre 2007 e 2008 com o qual trabalhamos “O Tropicalismo na Cultura Popular”. O reconhecimento chegou num momento crítico, pois eu já estava quase perdendo o estímulo em relação ao projeto. Em 2009, realizaríamos a décima edição da festa, e eu andava desacreditado que cultura popular pudesse render alguma honra. Os competentes da Delegacia de Ensino nunca nos apoiaram, e eu temia cair em extremos, tipo: “O ensino público leva o professor a se acostumar com o descaso”. Mas conseguimos, vencemos. O resultado mudou a nossa cara, e nos deu um novo gás, nos trouxe ânimo e contentamento.

Através do prêmio a diretora reconheceu a magnitude do projeto, ela não tinha dimensão do seu valor artístico e sócio-cultural. Quando retornamos de Pernambuco, voltamos com outras possibilidades. Era outro olhar, ganhamos até uma sala especial para guardar os trabalhos pertinentes ao projeto.

Os alunos ficaram maravilhados com o prêmio, participaram com fulgor da filmagem do documentário; e no final do mesmo ano, festejam nas ruas como nunca à saída do Cavalo Nóia. Algo parecido como vitória de Brasil em Copa do Mundo.

O bem que se propaga ao receber o Prêmio Arte na Escola Cidadã ultrapassa o pedagógico, gera motricidade para todos envolvidos.

Jacson Matos

Professor de Artes

Ramon Samudio . Http://www.classeaflex.com.br
JACSON SILVA MATOS escreveu:

Amigos professores

Ganhar o X Prêmio Arte na Escola Cidadã com o Projeto Cavalo Nóia foi muito significativo. Enquanto professor, tive o privilégio de ser avaliado e apreciado por pessoas altamente gabaritadas, profissionais sérios e de instituições renomadas que formaram a comissão julgadora, pessoas que primam pela Arte Educação no sentindo amplo que esta Área de Conhecimento merece.

Ganhamos o prêmio com o recorte do projeto entre 2007 e 2008 com o qual trabalhamos “O Tropicalismo na Cultura Popular”. O reconhecimento chegou num momento crítico, pois eu já estava quase perdendo o estímulo em relação ao projeto. Em 2009, realizaríamos a décima edição da festa, e eu andava desacreditado que cultura popular pudesse render alguma honra. Os competentes da Delegacia de Ensino nunca nos apoiaram, e eu temia cair em extremos, tipo: “O ensino público leva o professor a se acostumar com o descaso”. Mas conseguimos, vencemos. O resultado mudou a nossa cara, e nos deu um novo gás, nos trouxe ânimo e contentamento.

Através do prêmio a diretora reconheceu a magnitude do projeto, ela não tinha dimensão do seu valor artístico e sócio-cultural. Quando retornamos de Pernambuco, voltamos com outras possibilidades. Era outro olhar, ganhamos até uma sala especial para guardar os trabalhos pertinentes ao projeto.

Os alunos ficaram maravilhados com o prêmio, participaram com fulgor da filmagem do documentário; e no final do mesmo ano, festejam nas ruas como nunca à saída do Cavalo Nóia. Algo parecido como vitória de Brasil em Copa do Mundo.

O bem que se propaga ao receber o Prêmio Arte na Escola Cidadã ultrapassa o pedagógico, gera motricidade para todos envolvidos.

Jacson Matos

Professor de Artes

Parabéns pelo trabalho.

http://www.classeaflex.com.br
Helania Cunha De Sousa Cardoso
Cara Mirca, pelos comentários dos professores participantes do fórum , este ano teremos muitas novidades! O nosso grupo está bastante entusiasmado! No entanto, percebemos que a maior dificuldade encontrada pela maioria dos professores ainda é a elaboração do Relato da Experiência. Observamos que poucos professores têm o hábito de registrar,  por escrito, o que fazem. A maioria prefere  o registro fotográfico ou a produção de um documentário sobre os projetos desenvolvidos. Como o registro escrito continua sendo o formato básico no momento da avaliação dos projetos, gostaria que os participantes do fórum discutissem mais essa questão. Um abraço
Mirca Izabel Bonano

Querida Helania,

Tudo bem?

Também estamos contando com muitos projetos e cheios de novidades boas...rsrs

Quanto a questão do relato, minha ponderação é que precisamos do relato escrito para que as comissões de avaliação local tenham um cenário mais detalhado possível do trabalho inscrito, inclusive poder analisar a consistência da reflexão feita pelo professor ao propor, realizar e avaliar seu projeto em artes.

O professor tem a possibilidade de postar até cinco imagens (fotos) de seu projeto, estamos trabalhando para viabilizar uma ferramenta que possibilite a inclusão de vídeos, mas ainda não é possível, de qualquer modo, o relato escrito será sempre bem vindo.

Se ele for pré-selecionado, poderá nos enviar  todos os formatos de registro que ele realizou.

Acredito que a escrita é um exercício interessante de reflexão do projeto, contamos com o trabalho bacana que os Polos da Rede por meio de seus grupos de estudo vêm realizando junto aos professores, isso vai ajudar muito no desenvolvimento desta prática.

Preparamos ainda um roteiro que ajuda a orientar os principais pontos de destaque do texto descritivo do projeto.

Desculpe a demora na resposta...

Beijocas

Mirca

Luciene Lira De Souza

Olá!

Gostaria de saber se no relato do projeto é indicada a fundamentação teórica.

No regulamento tem citado o roteiro para a elaboração do texto para a primeira etapa, mas, mas o visualizei.

Lisete Maria Massulini Pigatto

Olá!

Obrigado pela oportunidades, com certeza vamos participar pois estas oportunidades possibilitam demonstrar a ousadia do nosso trabalho.

Em anexo tem a foto de uma das atividades realizadas com o circo na escola.

Lisete

Lisete Maria Massulini Pigatto

Olá!

Onde encontro o edital ou as normas para participar do XI Premio Arte na Escola Cidadã?

Lisete

Mirca Izabel Bonano

Cara Professora

Boa tarde!

Nossa sugestão de roteiro está na Ficha de Inscrição no Passo 4 - Em Relato do Projeto.

Entendemos que é importante para o contexto e análise de seu projeto indicar quais os fundamentos teóricos que estão norteando a sua prática.

Abraço,

Mirca Bonano

Luciene Lira de Souza escreveu:

Olá!

Gostaria de saber se no relato do projeto é indicada a fundamentação teórica.

No regulamento tem citado o roteiro para a elaboração do texto para a primeira etapa, mas, mas o visualizei.

Mirca Izabel Bonano

Olá professora Lisete

Tudo bem?

Veja todas as informações nos site www.artenaescola.org.br/premio

Abraço,

Mirca Bonano

Lisete Maria Massulini Pigatto escreveu:

Olá!

Onde encontro o edital ou as normas para participar do XI Premio Arte na Escola Cidadã?

Lisete

3665 visualizações | 42 respostas Faça login para responder