Olá Mônica, olá Sílvia, saudades...
Olha eu aqui novamente, sou a Yta - Itamar, agora diretamente de São Paulo. Atualmente trabalho com alunos desde o 1º ano até o 7º ano do Ensino Fundamental (aqui na rede Municipal de São Paulo, divididos em dois Ciclos - Ciclo I - de 1º ao 4º ano, e Ciclo II também do 1º ao 4º ano - antiga 5ª a 8ª). Também trabalho com formação continuada de professores (a distância). Vamos a nossa reflexão:
"Quem decide quais conteúdos a serem trabalhados? Professores, secretarias de educação, escolas, estudantes?"...
Na rede Municipal de São Paulo, recebemos os Referenciais, que o próprio nome já diz, deve servir de referência... isso é... teoricamente deve servir de referencia, mas na prática, quando os alunos forem participar dos "provões" o que está ali no referencial poderá ser cobrado daquele aluno, então, fica complicado para o professor não trabalhar dentro do que foi proposto. O problema é que o que está proposto nos remete ao que fazíamos com a 5692/71. Claro, na fundamentação consta o PCN, mas quando olhamos o que está previsto... imaginem no 2º ano, temos 58 (cinquenta e oito) ítens para serem abordados. Alguém pode dizer: mas não é obrigatório abordar tudo... tá, e se não abordarmos, como fica o nosso aluno que não passar por tudo 'aquilo'?
Normalmente reclamamos, eu pelo menos sempre reclamei, que Artes no Ensino Fundamental são apenas 02 aulas com especialista. No Ciclo I - continuamos com 02 aulas, só que 01 é dada pelo professor da turma (o professor polivalente - aquele que trabalha: História, Geografia, Ciências, Matemática, Português e ARTES) e a outra aula é dada pelo professor especialista, ou seja, apenas 45 minutos por semana para trabalhar com o aluno.
Entra outro problema sério... O professor que trabalha 25 horas com o aluno, terá no lugar de 12 turmas, como sempre foi (duas por classe), um número bem maior de turmas, por exemplo: 19 turmas (é o meu caso)... Pergunto, como fazer seriamente um trabalho de Artes, ou de outra disciplina qualquer, com mais de 700 alunos passando na sua frente toda semana?
Mas temos um consolo, o Referencial foi elaborado por um grupo de professores que trabalham na Rede Municipal, que conhecem bem as linguagens de Música, Teatro, Dança e Artes Visuais. Vale a pena dar uma olhada na Bibliografia que foi pesquisada para a elaboração de todo o Referencial, bem como nos dois documentos, o do Ciclo II que é específico de Artes, e no do Ciclo I que Artes figura junto com Educação Física.
Espero ter contribuido.
Abraços
Yta
email e msn yta_sp@hotmail.com