Forum
Roseli Alves

Caros Coordenadores

O tema Promovendo práticas criativas, articulando pesquisa, ensino e extensão abordado no XXI Encontro da Rede Arte na Escola terá continuidade neste Fórum, mediado pela professora Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha Nogueira), da UFMG/SEC-MG.

Este Fórum tem como objetivo aprofundar aspectos que não ficaram claros durante o XXI Encontro considerando que a compreensão das Diretrizes conceituais e políticas da Extensão Universitária é de extrema relevância para a condução de projetos e programas já em andamento e os vindouros.

Esperamos que seja mais um espaço de continuarmos conversando e trocando experiências exitosas localizadas no âmbito da Extensão.

Este Fórum será aberto hoje e encerrado em 15 de novembro.

Espero a colaboração de todos inclusive àqueles Coordenadores que não puderam estar presentes no XXI Encontro Nacional da Rede. Para estes, anexamos nesta mensagem a apresentação da Professora para consulta.

Passo a palavra agora para a Profa. Maria das Dores Pimentel Nogueira.

Abraços

Roseli Alves

Coordenadora da Rede Arte na Escola

Silemar Maria De Medeiros Da Silva

PREZADA PROFESSORA

Mariazinha Pimentel,

Sou coordenadora do Pólo Arte na Escola UNESC - este pólo fica na cidade de Criciúma - Santa Catarina, participei de sua palestra em Porto Alegre no dia 21/09, ficando interessada na transformação do nosso Projeto Arte na Escola em Programa a exemplo do Pólo de Goiania. Desta forma meu interesse é que a senhora pudesse me orientar neste sentido.  Amanhã tenho um encontro com a Pró-Reitoria da Universidade para tratar deste assunto.  Fico no aguardo de informações.

Mirian Jane Medeiros Plácido

Coordenadora Arte na Escola Pólo UNESC

Roseli Alves

Cara Mirian e demais Coordenadores.

A professora Marizinha deverá entrar no Fórum a partir de segunda-feira. Ela acaba de perder o pai. Manifestamos nossos sentimentos e esperamos a compreensão de todos.

Assim que retomar as atividades prorrogaremos o prazo deste Fórum.

Abraços

Roseli

Luciano Buchmann

Olá gente boa, salve, salve!

Cara Professora Marizinha, lhe fiz esta mesma pergunta, e a senhora me respondeu, mas ...como passou o tempo e o alzeimer, não, eu perdi o papel que anotei sua resposta...me desculpe. Assim, repetindo as dúvidas, gostaria que me desse as coordenadas para o registro de nossas ações enquanto extensão, sobretudo transformando em programa o que fazemos na instituição. A outra dúvida que tenho é se há a exigência de titulação de quem responde pelo programa.  Lamento a perda de seu pai e lhe desejo força para viver esta falta da melhor forma possível. Atenciosamente, Luciano Buchmann. Pólo Faculdade de Artes do Paraná.

Ulysses Maciel De Oliveira Neto
Olá Professora Marizinha,

Sou coordenadora do Pólo UFPA-Santarém. Gostei muito da sua palestra no Encontro de Coordenadores em Porto Alegre. Foram momentos de muito esclarecimento sobre as diretrizes de Extensão.

Ao responder a pergunta da Professora Mirian da UNESC a Senhora disse que “Dentre as diretrizes metodológicas da extensão universitária brasileira encontra-se a recomendação de trabalhar com programas mais amplos que articulam outras atividades como projetos, eventos, cursos e outros, de duração mais longa.” Minha dúvida é: Qual a duração mínima que podemos considerar para a realização de cursos, oficinas ou outros?

Aqui no Campus de Santarém aparece de tudo, atividades que podem ser consideradas de extensão ou não. Nesse sentido, o que pode ser considerado, de fato, uma atividade de extensão? O que caracteriza ações extensionistas?

Muita Paz.

Profª. Maria Luiza Pimentel
PÓLO SANTARÉM

1660 visualizações | 4 respostas Faça login para responder