Forum
Juliana Ribeiro

Gostaria de sugerir uma comunicação entre professores e alunos sobre o "CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL- XVII CONFAEB" que será realizado em Florianópolis nos dias 02, 03 e 04 de novembro de 2007.

Prof. Dr. Raimundo Martins

Olá pessoal

Sabemos que o XVII Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil que irá acontecer em Florianópolis nos dias 02, 03 e 04 de Novembro é um espaço importante de aprofundamento das questões políticas e pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de arte.

Este fórum tem como objetivo iniciar algumas discussões sobre o evento.
Coloquem suas inquietações e expectativas sobre este momento de encontro de arte-educadores de todo Brasil.
Espero sua participação...
Mirca Izabel Bonano

Caríssimos Professores

Bom Dia!

Temos o prazer de retomar nossas discussões no Fórum Arte na Escola agora com a proposta da professora Juliana e a mediação da professora Ana Lucia, certamente teremos um período muito rico de trocas e  novos  conhecimentos.

A professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira Nunes

Possui graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (2002) e mestrado em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e educação, escola, arte educação e tecnologia, história da arte, ensino e universidade e cultura. E é Coordenadora Pedagógica do Pólo Arte na Escola da Universidade Federal de Goiás - Goiânia.

Aproveitem este espaço, convidem os amigos e outros professores que possam contribuir, com textos, fotos, opiniões, enfim todos os formatos de participação serão bem vindos.

Esperamos você !!!!

Abraço,

Mirca Bonano

Carla Gioconda Alves Pinto
Olá Ana Lúcia!!! Tudo bem?!! Que bom poder conversar com você por aqui também sobre todo este universo de arte+ escola+ educação+ professores+imagens+ arte na escola. Com certeza o congresso será ótimo. Desta vez não poderei ir, mas quem sabe ano que vem! ? Então, estamos aí para várias discussões.
Um abraço e até mais!!!
Itamar Alves Leal Dos Santos

Olá, é muito bom debatermos o tema Arte Educação, e principalmente o papel do Arte Educador no nosso país. Tenho certeza que com todos os convidados para participarem das palestras, mesas, conferências, etc.. teremos um largo leque de opções para debate. As comunicações e as oficinas foram criteriosamente selecionadas por uma equipe que, tenho certeza, fez o melhor possível para atender as expectativas de todos os participantes.

Sei o quanto é complicado organizar um Congresso, mesmo tendo verba, e no caso do ConFaeb, a equipe que coordena o evento teve que ser responsável também pela captação de recursos para viabilizar a realização do ConFaeb.

É, precisamos dar todo apoio ao pessoal, para que cada vez mais tenhamos condições de organizar/promover momentos de reflexão, não somente do conteúdo técnico a ser abordado, mas também do papel profissional dos educadores.

Abraços

Yta

Profa. Me. Itamar Alves Leal dos Santos

msn  yta_sp@hotmail.com

Juliana Ribeiro

Olá gente! Ainda não participei da CONFAEB, mas quem já foi, relata como é bom esta troca de informações.

Sei como é muito dificil a organização para ir à um Congresso, muitas vezes temos um grande interesse em participar de eventos como esse, mas nem sempre a situação financeira contribui. Este é meu caso e por isso, gostaria de propor para quem tiver interesse em participar da CONFAEB, que, entremos em contato um com outro para organizar caravanas respectiva de cada cidade do Brasil, ou se alguém já esta organizando, que divulgassem para o forum. Pena que estamos muito proximos do dia do Congresso, mas penso que sempre a comunicação ajuda. Bem, eu sou de Belo Horizonte, se alguém daqui for e tiver algum contato com empresa de turismo ou for de carona....me avisem..rsrsr

Um grande abraço para todos!!!

Aurélio Ludvig

Prezada professora:

Estou muito feliz por esta iniciativa.

Porém (ao menos nós, arte educadores) sabemos que a disciplina Ensino de Arte não é só Plásticas. É também Música, Teatro e Dança. Mas não posso deixar de afirmar que este instrumento é oportuno, pois a socialização traz reflexão, inspiração e renovação em nossas ações. 

Proponho, entretanto, a abertura de um espaço similar a este nestas áreas. 

Aurélio Ludvig

Manaus - Amazonas

Altemir

Caros Professores e simpatizantes, independentemente da área, gostaria de aproveitar este espaço e saber dos colegas, como a arte pode superar o apelo popular pelo futebol ou pela novela? Obrigado. 

Itamar Alves Leal Dos Santos

Juliana, algumas companhias aéreas fazem promoções para quem acessa o site entre 22h e 06h. Dá uma olhada nos sites da TAM, GOL, etc... vc poderá encontrar passagens por preços que acabam saindo até menores do que o de ônibus. O trecho SP - SC - SP, está por volta de 275 (ida) e 10 (volta) em uma das companhias. E vc pode pagar em várias vezes sem juros. Não sei quanto está saindo de Belo Horizonte, mas vale a pena conferir.

Devemso sim aprofundar nosso debate sobre a participação em congressos da nossa área, e um dos ítens que acaba pesando é o custo. Mesmo o benefício ser imenso, muitas vezes acabamos não participando por nao conseguirmos verba. Como podemos fazer para conseguir financiamento? É um bom caminho para pesquisa.

Abraços

Yta

Irani Bernadate Roani

Oi pessoal, sou de Passo Fundo RS, trabalho com Artes de 4ª a 8ª séries. Gostaria muito de participar deste Congresso. Vou ter que reorganizar meu horário, talvez consiga. Mas meu foco de trabalho tem se voltado a arte numa perspectiva utilizando material reciclável, já que a escola onde trabalho se localiza em uma comunidade que não tem grandes condições. Se alguém aí tiver sugestões, por favor, me enviem. iraniroani@yahoo.com.br   msn  ira_roani@hotmail.com

Andréa Senra Coutinho

Olá colegas e Professora Ana Lúcia,

Sem sombra de dúvida, eventos como o Congresso que está para acontecer, são fundamentais em todos os aspectos: científico, profissional, pessoal. Portanto, é muito importante que procuremos participar deste e de outros encontros que estão focados nas questões da Arte e seu Ensino. Ações como esta, nos mantém em constante contato com as mudanças que se operam em ambos os campos, nos preparando continuamente para nossas práticas de sala de aula.

Um grande abraço!

Andréa

Carlos Cartaxo

Eu já participei de cinco ConFAEBs (Belém, Florianópolis, Recife, Campo Grande e Rio de Janeiro) e posso assegurar que o Congresso da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil tem uma importância singular por ser o maior e, talvez, o mais sgnificativo evento da área em nível nacional. É um Encontro que aborda as várias expressões artísticas e as tendências em vigor. Não obstante, os debates e mesas redondas ainda estão fechadas a um círculo de pessoas, competentes, mas que não representam mais a área em nível de Brasil. O país já tem pesquisas e experiências em todas as regiões que precisam se fazer presentes para o debate plural da área de arte. 

Outra questão que precisa ser abordada nos ConFAEBs é a profissionalização da área. Sem uma estrutura profissional não há como manter entidades representativas em nível estadual, muito menos uma Federação. Essas entidades existem e funcionam porque muita(o)s companheira(o)s tem pulso de heróis e "levam" as entidades nas costas. Essa realidade representa a fragilidade da área e isso faz com que a Lei que reza sobre o ensino de arte não seja cumprida e o ensino de arte continue sendo tratado de forma amadora ou desrespeitosa em vários rincões do país.

Apesar de parecer negativo meu comentário, de fato, proponho o inverso, ou seja, que toda(o)s vocês possam participarem do Evento e enriquecer os debates. Como estou em Barcelona, trabalhando no doutorado espero que esse debate aqui continue até o final do ConFAEB para que alguém possa narrar o acontecido.

Em tempo: estou precisando entrevistar, via internet, professora(e)s de várias regiões do país para complementar meus estudos.  Caso alguém se disponha, por favor, confirme através no email carloscartaxo@click21.com.br  Para me conhecer melhor veja a página http://carloscartaxo.multiply.com

Que os Deuses possam iluminar a toda(o)s que organizam e participam de mais um ConFAEB.

Até breve

CC

Mara Cardoso Ladeia David

Olá Colegas,

Gostaria muito de participar do congresso.Infelizmente não posso! boa sorte pra quem vai e depois  comente aqui !

Abraços

Mara

Aparecida Bonfim Lopes

O tema é polêmico , mas quando vejo cursos de Artes a distância , e venho que os 4 anos que fiz não foram suficiente para que eu venha me colocar como uma profissional completa ,pois preciso estar sempre pesquisando , me informando , acredito que em breve essa disciplina venha a sofrer uma retalhação.

A Educação é uma greande preocupaçãp , gostaria de obter  informaçãos sobre como colaborar com a alfabetização no Ensino Fundamental I , vejo que ´somente a vontade de estar trabalhando não é o sificiente , é preciso criarmos um grupo para estudo constante , levando emconta todas as fases desse ciclo \( alfabetico , pre= silabico , silabico )

Profª Cida Lopes

josilene balbino dos Santos

Olá Pessoal, acho que estes congressos são de grande importancia, adoro participar, infelismente este não vou poder ir, mas são momentos ricos de troca, onde com certeza quem vai participar sai renovado cheio de ideias novas e como garra para continuar.

Desejo a quem vai um ótimo comgresso e se puder compartilhar estamnos aqui para receber as informações

Josilene Balbino/ Alhandra / PB

Monica Mesquita

Gente,

Realmente vejo com muita preocupação o caso de Cursos de Educação Física quererem disseminar a ideia absurda que tal curso forma profissionais ligados às áreas ARTÍSTICAS (principalmente dança e teatro), como está acontencendo em algumas cidades principalmente do interior do país.
Tem que ficar claro que cursos de educação física são ligados à área da saúde, esporte e ao lazer ligado ao esporte.
O que está acontencendo é que alguns profissionais anti-éticos da educação física querendo apenas ganhar dinheiro (inclusive com subvenções do governo nas áreas de esporte e Arte - cultura) por isso o interesse em trabalhar com as duas áreas.

Alguns profissionais e cursos de educação física estão incentivando os seus alunos e professores a trabalharem como professores de Teatro e Dança. Inclusive darem aula de dança e teatro dentro da matéria "Educação Física" nas escolas formais.

Tem que ser esclarecido que o profissional de educação física é um; e o profissional de ARTE-EDUCAÇÃO e ARTE (dança, música, teatro e artes plásticas) é outro totalmente diferente, e independente, com formações e graduações diferentes.

O QUE DEVEMOS FAZER QUANDO NOS DEPARAMOS COM TAL SITUAÇÃO? Aqui na minha cidade estamos passando por problemas deste tipo. A quem denunciar para reverter esta situação? Como exigir que os profissionais de educação física atuem com Ética, se tem todo um interesse político e financeiro por tras disso tudo? inclusive com muito lobi dentro da própria mídia.

A desculpa utilizada por alguns profissionais de educação física por estarem atuando na área de outro profissional é que  falta profissionais de ARTES, e sobra em educação física.
Isto é mais do que um motivo para o mercado se preocupar em reduzir a quantidade de profissionais de Educação Física e aumentar a demanda e formação para profissionais de ARTES  (dança, música, teatro e artes plásticas).

Monica Mesquita - monimesquita@yahoo.com.br
Acadêmica de Teatro
Montes Claros - Minas Gerais

3667 visualizações | 37 respostas Faça login para responder