Forum
Elizabete Lucas Machado
Olá Paulo, muito interessante e útil seu site. Na foto, percebi que tem uma sala ambiente de artes? Bancadas, banquinhos, pia? Isto é sonho ou realidade? Turminha legal, você tem tudo para ajudá-los a descobrir o mundo, através da arte.Fiquei encantada com os trabalhos de seu alunos. De início pode assustar um pouco o material arte br, mas conforme você vai se aprofundando na leitura, percebe que é fácil e estimulante, pois ele lhe dá muitas outras possibilidades e idéias para pesquisar. Observe com atenção a o momento da LEITURA DE OBRA é fundamental na proposta do material arte br, que visa formar leitores visuais através das imagens da arte. Portanto, o passo a passo na leitura é importantíssimo, o descrever, analisar e interpretar, para um contato mais aprofundado do aluno com a mensagem ou as várias mensagens possíveis na obra. Tirando o máximo dessa leitura você estará desenvolvendo a habilidade crítica e reflexiva do aluno, que acreditamos ser o ponto chave na transformação desse jovem “leitor de mundo”.. Fixe bastante tempo nessa questão, para isso eu indico o livro Olhar em Construção da Drª Anamélia Bueno Buoro, Editora Cortez, que é a coordenadora do projeto arte br e está baseada em Teoria de leitura da imagem com uma metodologia própria (metodologia escolhida entre outras para este trabalho, material) da qual gera toda nossa ação pedagógica. Estou lhe indicando, pois, uso(usamos) a quase dez anos e funciona mesmo. Uma outra sugestão, depois que os alunos entregaram os trabalhos, ainda não está terminado, coloque-os expostos na parede da sala e faça uma nova leitura de seus trabalhos, com discussão e momentos de reflexão sobre os resultados, não só o resultado técnico, mas sobre as idéias, intenções, interesses, retornando ao início, na obra original fazendo um link com a sua produção. Aí, então, na hora de expô-los, produza-os com muito capricho, isso é muito importante para a valorização da produção do aluno. Se em folha canson, por exemplo, faça sempre molduras, pense na disposição dos mesmos na hora de colá-los na parede (bem, isso sabemos que você já faz). Peça para seus alunos relatarem tudo o que fizeram. Os sentimentos, idéias, frustrações, objetivos, depois volte e converse sobre. Daí pode surgir até um trabalho inter com português, etc. Como pedido nosso, aqui do Arte na Escola, traga essa sua experiência maravilhosa para o conhecimento público, de todos nossos colegas arte-educadores. Aqui nesse mesmo site do lado esquerdo tem o link Sala de Aula e em seguida, Galeria dos Alunos, faça o seu relato e nos mostre os resultados, mostre os trabalhos de seus alunos, e mais, vá também, em Sala de Aula em Relato de Experiências e nos conte detalhadamente tudo isso que você fez ( além de seu site) e está fazendo, não nos deixe de fora. Essa troca de experiência pode ajudar outros colegas. Quanto à questão das inscrições, caso tenha interesse entre em contato com monica@artenaescola.org.br, ela poderá ajudá-lo.Continue em contato. Abraços
Silvia Regina Carvalho Siqueira Prado
Vênera, boa tarde. Li suas dicas e acredito que vai ser muito útil no desdobramento do trabalho. Trabalhar a partir de fotos(de trabalho deles), é novidade. Algumas imagens já estão no link Sala de aula. Foi o meu primeiro passo no arte na escola. Algumas imagens estão na abertura do site.
Vênera A. Martins De Matos
Silvia, boa tarde. Espero ter ajudado um pouco, claro que as possibilidades são muitas, e acredito que nos relatos anteriores de outros educadores você também encontrará outros caminhos. Continue mandando seus projetos e suas dúvidas, que estsaremos aqui plugadas para trocarmos idéias. Abraço
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá,SIlvia Prado,adorei o relato de suas aulas, a forma como você encaminha o trabalho da arte,as imagens no portal confirmam a persença da busca de significado que permeia todo o percurso.O tema escolhido, Cicatrizes é muito forte, pois ao tratar as "cicatrizes "que cada pessoa traz consigo é expor-se,é estar preparado para o que vier, e saber lidar com o tamanho da emoção,o que as vezes não é facil, para o grupo com um todo, tanto para o professor quanto para os alunos, e pelo que percebo você como mediadora do desenvolvimento do conhecimento da arte,está se saindo muito bem, soube conduzir com sensibilidade e imaginação todos os sentimentos emergidos no grupo para a construção da uma linguagem visual. A Vênera te respondeu e deu algumas sugestões para a continuidade do trabalho,talvez eu possa também contribuir com o meu parecer.As vezes é difícil dar idéias quando não se sente de perto os alunos, você...pois é todo um processo muito próprio que voces estão vivenciando enquanto grupo num tempo e espaço determinados que possuem certas qualidades, emoções,sabores muito próprios.Aqui do meu "olhar" penso que você e o grupo talves possam não só reistrar em palavras, como relatos, o "como" foi para cada aluno o processo de construção da linguagem ,como fazer a leitura do produto que se construiu e voltar para as imagens do artebr, onde tudo começou e traçar alguns paralelos entre a rpodução dos alunos e a produção dos artistas, o que essas produções têm em comum e o que as diferencia,esse exercício do olhar,do pensar,do sentir ,do refletir,do porque e para quem por exemplo,pode desencadear outras compreensões e entendimentos sobre a arte,o seu universo significativo ,o "fazer",enfim poderá ampliar conhecimentos e fortalecer conceitos e valores culurais.Espero que eu tenha acrescentado algo ao seu projeto que já é muito bom!,com este meu recado.Parabéns pela profissional que você é, continue crescendo e me retorne a continuidade do seu trabalho.Beijos...
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, tudo bem com vocês? Hoje irei buscar a fita que deixei para recuperá-la, assim que vê-la dou um retôrno, ok? Estou ansiosa para assistir e ver os trabalhos de vocês, espero que tenha dado certo, ok? Abração a todos.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Olá Eliana caso a fita não tenha ficado boa me avisa que eu te envio outra amanhã, ta bem? Vou aguardar resposta.Esta semana imprimimos mais xilogravuras. O percurso esta muito bom. beijos.
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, vou ver hoje a fita e já comunico a você, caso tenha havido algum problema, certo? vi seus trabalhos enviados, estão ficando realmente interessantes, não esqueça de publicar na sala de aula assim que termine o projeto, ok? Se quiser posso digitar as colagens e enviar pra você por email. Assim você pode publicá-las também. Quanto ao vídeo que enviou , caso consiga assist-lo poderei transformá-lo em CD pra você, tem um colega que tem a placa de captura, assim poderá vê-lo com mais facilidade. Abraços.
Olá Eliana tudo bem? Aceito e agradeço a ajuda para digitar as colagens e transformar VHS em DVD.Quero sugestões para Expor as Xilogravuras, pensei em encadernar e então ter um único livro ou fazer painéis( com ou sem past patour?} ;Aguardo resposta. abraço para todos.
Adriana Cristina Da Silva
Olá... meu nome é Adriana, sou da D.E. de São Bernardo e leciono na Escola Palmira Grassiotto. Comecei o projeto Arte Br no 4 bimestre, e até o dia 31 de outubro, video conferência, o projeto estará em andamento. Quero saber se há algum problema, em mostrar somente o processo que está sendo desenvolvido em aula.
Eliana Tumolo Dias Leite
Olá Belmira, finalmente consegui ver a fita. Nossa!! A moçada estava mesmo animada. Os grupos foram bem participativos, apesar da timidez de alguns, todos cantaram ou participaram dos jograis. Achei bem interessante como puderam se organizar , tinha até coreografia, gostei muito da apresentação do grupo 3, a menina canta muito bem, muito legal. Vou ver se consigo fazer a gravação e envio pra você uma cópia, ok? Quanto a digitação, envie seu e-mail. Parabenize a todos por nós, ok? Vou enviar ao Instituto a fita para que Vênera, Beth e Rosa possam também vê-la, ok? Quanto a apresentação das xilogravuras, você tem máquina digital? Poderia fotografá-las e fazer uma edição de vídeo no Movie Maker, ou ainda utilizar o próprio PPT (Power-Point) para uma revista eletrônica, caso queira fazer uma edição digital. Caso não tenha esses recursos, poderia mesmo fazer uma montagem com papel dupla face preto, tipo sanfonado...Você corta os papéis quadrados, todos do mesmo tamanho, depois utilize um papel de cor prata ou dourado nas laterais cole nas extremidades alternando, uma vez de um lado outra vez de outro, tipo sanfona, cole as xilo e fotos dos alunos trabalhando, como as que enviou para nós, fazendo um portifólio do trabalho, depois no final fure com um furador de papel nas laterais e passe uma fita, fica muito bonito e bem apresentado. Caso queira vou ver se tiro foto de um feito por uma de nossas professora e envio pra você, ok? A exposição num painel, com paspatour também fica legal e a idéia de fazer uma encadernação também acho interessante.
Elizabete Lucas Machado
Olá Adriana, parabéns por participar do projeto e levar aos seus alunos a oportunidade de contato com tal material. Quanto a VC ela está próxima, mas o importante é seu trabalho em sala de aula. Pedimos então, que você coloque seu relato em SALA DE AULA- RELATO DE EXPERIÊNCIAS e caso tenha algum trabalho de aluno pronto, coloque-o o mais rápido possível em GALEIRA DOS ALUNOS. Qualquer dúvida entre em contato. Abraços
Eliana que bom que você conseguiu assistir a fita!! meu Email é amorim_arte@yahoo.com.br --temos máquina digital, um aluno esta providenciando o CD, que ele fotografou , estamos esperando finalisar as impressões. ok! Vou fazer esta pasta com as impressões originais. Obrigado pelas idéias!!Espero que a Bete, Maria Rosa , Vênera e Monica possam ver a fita também!! mesmo não citando o nome delas , sei que elas estão acompanhando o desenvolvimento das atividades!!! Beijos para todas .
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá, Adriana,seja bem vinda,o importante é voce estar motivada a trabalhar com o artrebr e em contato com a gente,isso é muito bom!mesmo que só pode iniciar isso agora,sempre há tempo para aprender! como a Bete informou eu vou reforçar o quanto é legal ,se você tiver alguma produção de seus alunos não deixe de enviar no site sala de aula, assim como os relatos para compartilhar o seu trabalho com outros educadores. Não deixe de participar no dia 31/10 na VC, será interessante esse espaço e momento para voce perceber melhor o percurso que este forum vem realizando e interagir mais com as experiências de outros colegas, momento para troca e ampliação de conhecimentos sobre are-educação e o material artebr.Beijos...
Maria Rosa olá, tudo bem? Gostaria de saber se VC do dia 31/10 está confirmada,mesmo se for dado ponto facultativo, referente ao PFde 28/10.Obrigado. beijos
Adriana Cristina Da Silva
Adriana da D.E. São Bernardo - agradeço pela informação e atenção de vocês. Estou trabalhando o caderno vinho - De todos um pouco - Formação Ética - Arte Br. Tema: "Do Leme à Roda" Proposta: Incentivar o aluno a descobrir suas origens, estimulando o senso crítico através de imagens e da história dos imigrantes e migrantes. Percurso: Pesquisar a origem da necessidade de mudança da sua região ou país Métodos e conexões: leitura e releitura da tela "Navio de Emigrantes", fotos e reportagens atuais e da época, músicas representativas, pesquisa de campo; debate-cênico:"Preconceito"; pesquisar sobre a escravidão e temas contemporâneos; Companheiros conceituais: livros, internet, música, fotos, revistas, vídeos, jornais. Artista escolhido: Lasar Segall, artistas populares. Tempo de duração: 1 bimestre Série: 1 colegial Estou aberta a sugestões e trocas de experiências, caso queiram saber mais sobre este projeto. Um grande beijo Adriana
12787 visualizações | 205 respostas Faça login para responder