Forum
Nilce Cristina De Mello
PROJETOS DO ENCONTRO ARTE BR 23/09/2005 1º PROJETO: Colher o pão de todo dia ─ Caminhos e Caminhadas Responsáveis: Sidnéia, Nilce, Fátima, Angela Luca e Claudia 1. Justificativa: Desenvolver comparações de diversas realidades de trabalho num contexto social. 2. Objetivos Gerais: Mostrar ao aluno diferentes tipos de trabalho e suas condições dentro de uma história social e individual de cada aluno. 3. Público Alvo: Alunos de 7ªs séries 4. Objetivos específicos:  relacionar Arte e História dentro dos diversos tipos de trabalho;  associar arte: imagem pictórica e fotográfica 5. Conteúdo:  Diversidade detrabalho e classe social  Obras da Djanira e Sebastião Salgado  Evolução da Arte ─ pintura e fotografia 6. Metodologia:  Pesquisa de campo sobre as mais diversas profissões X classes sociais  Atividades de Pintura, colagem e fotografia, usando como fio condutor a música “Vida de Gado” ( Zé Ramalho) 7. Duração: 1 Bimestre. 8. Avaliação:  A avaliação será contínua;  Apresentação dos trabalhos através de exposição.
Eliana Tumolo Dias Leite
Oi Nilce, que legal esse tema. Já trabalhei com alunos de 5ª a 8ª série do EJA com o mesmo tema que você está desenvolvendo, foi muito legal. Eles conseguiram desenvolver um trabalho final muito interessante, fizemos uma peça teatral onde cada classe representou o tema "trabalho" dentro da linha do tempo, ou seja, todos os alunos pesquisaram o tema "o Homem e a evolução no trabalho", onde todos os professores envolvidos levaram para a sala figuras, obras de arte, fotos, jornal, revistas, textos, imagens etc... Os alunos puderam pesquisar e elaborar uma peça onde representasse exatamente o trabalho e o Homem neste período, na peça eles pesquisaram : música da época, figurino, cenário, contexto histórico e social do Homem no trabalho, depois de pesquisado puderam elaborar um texto para o teatro, personagens. Marcamos para filmar na própria sala cada fragmento de tempo, depois de tudo filmado, uma professora fez a junção de todas as apresentações na linha do tempo desde a pré-história até os dias de hoje. Ficou muito interessante o trabalho. Marcamos um dia para passar o filme final das apresentações aos alunos com direito a pipoca e tudo. Eles adoraram o resultado. Na linha do tempo eu pude trabalhar com eles obras do arte br e outras que dialogavam com cada época e depois junto com a apresentação do filme, fizemos a exposição dos trabalhos dos alunos e ainda cada sala pode fazer uma síntese estética de toda a pesquisa num painel utilizando recortes de revistas, xérox de obras e jornais, desenhos e pinturas que complementassem o tema abordado. Foi gratificante o resultado final. Estarei enviando este projeto com maiores detalhes para que todos possam ler, ok? Muito legal o tema, vá em frente!!
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Olá Eliana tudo bem? Você pode me informar seu email? Obrigada . beijos.
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá, Belmira,tudo bem? Até o momento o que sei é que a VC do dia 31/l0 está confirmada sim, acredito que mesmo que seja ponto facultativo no dia 28/10 para os funcionários públicos não vai interferir em nada, pois o feriado será na sexta-feira e a VC é na segunda-feira, portanto dia 31/10 é um dia normal, a não ser que a sua dúvida seja quanto as pessoas que viajarem e abonarem a segunda, não sei se é esta a sua questão, o que posso dizer é que será muito importante a participação dos professores de um modo geral, em especial a sua e a de outros arte-educadores que estão interagindo no forum.Eu espero ter esclarecido a sua dúvida, se houver alguma mudança na programação, você será avisada, beijos...
Olá Nilce, tudo bem? seja bem vinda aqui ao forum! Eu li o seu projeto de trabalho e tive a sensação de que você se apropriou do tema "Colher o pão de cada dia" e está buscando caminhos da arte,da história, de outras linguagens para dialogar com a temática, o que é muito bom, porém, como você não mencionou nada a respeito do trabalho de "leitura da imagem", eu fiquei sem saber se você realizou com os alunos este percurso de leitura das obras que você citou , como "Olaria " da artista Djanira e a foto de Sebastiâo Salgado.Gostaria de saber se você trabalhou isto em sala de aula e como foi, como você conduziu as etapas de observação, descrição,análise e interpretação...se foi utilizado os passos propostos pelo caderno do professor ou você seguiu outra linha de metodologia, enfim, como os alunos corresponderam a este tipo de atividade. Como a sua descrição do projeto está muito sintética não dá para saber como os alunos interagiram com as imagens, se conseguiram ver a obra como um texto visual e perceber o conteúdo significativo que cada obra possui, estou falando mais das etapas que compôe um processo do "sentir, pensar, reletir" como ponto de partida e depois buscar em pesquisas e ampliações de contextos como você propôe. Se puder escreva mais sobre esta etapa e as demais para acompanhar o projeto e saber se você tem dúvidas ou se quer sugestôes, a respeito do material artebr, de como encaminhar propostas,enfim, de como conduzir o projeto. Conto com a sua participação e você pode contar com a nossa colaboração para que o seu projeto seja bem sucedido! Aguardo respostas, um beijo...
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, tudo bem com você, estarei providenciando o CD para que depois possa enviá-lo a você e as outras tutoras, ok? Meu email é prof_elianat@yahoo.com.br beijos.
Vitorina De Fatima Codo
Comecei a trabalhar com os alunos do ensino médio a questão do grafite, o projeto é "O Olhar do aluno sobre sua cidade", solicitei aos mesmos que olhassem a cidade/bairro prestando atenção para os sinais que existem nela, a questão da imagem, como eles resolveriam através do Grafite , eles ainda estão trabalhando, é algo meio lento, então para o dia 31/10 ficará apertado uma vez que não concluimos os trabalhos, gostaria de saber se isso consistirá em problemas, se tudo terá que estar pronto, uma vez que não consegui terminar.
Elizabete Lucas Machado
Olá Vitorina, parabéns por seu trabalho. O que importa é seu interesse em pesquisar, discutir e refletir a Arte com o auxílio do material arte br. Esse projeto e mais as Vídeo Conferências são para dar um norte ao professor e não para apavorá-lo. Prazo em nossa disciplina é algo realmente desgastante, estamos sempre correndo contra o relógio, afinal uma ou duas ( quando muito) aulas por semana.... Continue com seu projeto de maneira firme e consistente, relate tudo "escreva" (tanto você quanto seus alunos) tire fotos, filme (se possível) e depois traga aqui para o o site do Arte na Escola e exponha em Galeria dos alunos e relato de expeîências. Quem sabe em 2006, você poderá participar do concurso realizado pelo Instituto. Vamos lá ,continue firme e mantenha contato conosco. Abraços e até a próxima VC.
Elizabete Lucas Machado
Adriana Cristina, você tem um projeto muito interessante coloque-o em SALA DE AULA- RELATO DE EXPERIÊNCIAS. E quando estiver terminado, vá em GALERIA DOS ALUNOS, esse procedimento é muito importante para todos nós, colegas arte-educadores. Através de experiências bem sucedidas ou não é teremos a oportunidade de crescermos em nossa busca pela qualidade e acertos. Abraços.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Maria Rosa tudo bem? Questionei sobre a data da VC porque pensei, que a exemplo do nosso prefeito de Campinas e outras cidades da nosso região, o Sr. governador fosse transferir o PF de sexta-feira para Segunda-feira. Então com certeza estaremos presentes na VC para consolidar este trabalho que esta tão rico e importante. Vou levar as Xilogravura originais assinadas pelos alunos, que estão orgulhosos com o percurso e o resultado do trabalho. Obrigado .até mais. beijos a todas.
Olá, Paulo Roberto,tudo bem? Eu não lembro se já escrevi para você alguma vez, é que combinamos de dividirmos o atendimento, mas como eu li a sua dúvida qanto a participar da VC, quero confirmar que você deve ir sim à VC de 31/10, sua participação será muito importante,não tem problema que você não pode comparecer a VC anterior, você está participando do forum, trabalhando muito bem como material artebr e a leitura de imagem,aproveito para dizer que embora eu não fico escrevendo sempre à você, estou acompanhando o seu projeto que está bem legal.Conto com a sua participação na VC.Beijos...
Terezinha Fátima Duchnicky
Olá Monica, Sou Terezinha F. Duchnicky - EE Prof.Albertina Fortarel - DE Jundiaí - ATP Janete. Venho desenvolvendo atividades que incluem o material do arte br desde o início do ano e tem sido bastante rico o resultado. Vou citar um deles, para começar: Projeto: LENDO A IMAGEM ENTENDENDO A MENSAGEM Tema: Preconceito/ Discriminação/ Exclusão Objetivos: 1. Resgatar as experiências e conhecimentos prévios dos alunos referente ao tema proposto. 2. Ampliar o conhecimento do aluno trazendo referências artísticas / históricas sobre as imagens abordadas. Apresentação: Esta atividade faz parte de uma das etapas que incorpora o projeto "SP Educando pela diferença para a igualdade". Oportuniza o aluno a refletir sobre a presença africana na arte e na cultura brasileira. As imagens foram escolhidas de forma que o aluno percebesse a resistência negra no decorrer do tempo em nossa sociedade. Cada imagem foi apresentada ao aluno, em seguida, observada, analisada e interpretada, separadamente. Depois houve um momento para relacionar, comparar uma e outra. A intenção não foi priorizar os fatos históricos e sim ter presente as imagens de negros em um trabalho de leitura de imagem aproximando o aluno das raízes brasileiras e valorizando essa presença. Procedimentos / Relato da aula ( maio 2005) 1ª aula (dupla) Imagem 1: "Castigo de Escravo" de Jacques Etienne Arago, 1822 - Litografia 19 x 11 e Imagem 2: " Retrato Silencioso", 1975 - de João Câmara - Litografia 54,2 x 38,1 cm. Foi proposto aos alunos observar as imagens, uma de cada vez (duas por dia) . etapas: Descrição: O que você vê? Foi feito comentários oral e escrito. Análise: Como foi feita a obra. Qual a linguagem utilizada? As cores presentes? figura x fundo Há perspectiva? Observar as linhas, formas, etc. Interpretação: O que você sente? percebe? Foi feito comentários oral e depois feito registros escritos. Propus fazerem comparação entre a duas obras: Quanto a época / fatores históricos Qual a diferença entre a mordaça de cada obra? Propus levantamento de hipóteses: O que essa pessoa pode estar querendo dizer? Após essa etapa comentei o que é litografia. Xilogravura. Holografia. Aerografia. 2ª aula (dupla) Apresentei novamente as imagens lidas. (reconhecimento) Apresentei duas novas imagens. 1º folder de um evento cultural ( senti que poderia ser útil - guardei) 2º Recorte retirado da coluna do leitor - folha de SP ( da época trabalhada dia ?) Foi seguido a mesma sequência: Descrição / Análise / Interpretação Propus comparação e levantamento de hipóteses. O que as bocas diziam , gritavam? O que se passa na cabeça? Como está o coração? Foi muito boa a aula. Refletiram sobre o tema proposto e foram além, falou-se da cultura Hip Hop. Concluí falando do negro na atualidade, as cotas nas instituições públicas e privadas e os fatos que justificam essas cotas, da discriminação, preconceito e a lei sobre o racismo. Foi citado o futebol e as demonstrações de racismo nos estádios. Foi lembrado o caso Grafite x Desábato. Propuseram um julgamento. Desábato foi culpado ou inocente no episódio ocorrido? ( esta atividade foi trabalhada e apresentada em julho de 2005). Passado alguns dias, encontrei uma 5ª imagem e apresentei aos alunos questionado o por quê dela? Trata-se da manequim que desfilou na semana fashion week com a boca tapada para o estilista Melk Z : "silêncio". ( Revista Flash - pg 44 nº 102 editora escala). Ainda estamos buscando entender, muitas hipoteses foram levantadas. Se alguém quiser colaborar agradecemos, pois o assunto não foi encerrado está apenas na pausa. Em breve devo retomar. Fico a disposição para cometários e sugestões. Anexo as imagens na sequência e alunos durante as aulas trabalhadas.
segue as demais fotos na sequência:
13241 visualizações | 205 respostas Faça login para responder