Forum
Terezinha Fátima Duchnicky
Elizabete Lucas Machado
Olá Paulo, só complementando a colocação da Maria Rosa, você poderá ir a VC, é só falar com a ATP que ela lhe orientará. Abraços
Elizabete Lucas Machado
Olá Terezinha, antes de qualquer coisa pedimos para que leve esse seu relato para SALA DE AULA - RELATO DE EXPERIÊNCIAS e GALERIA DOS ALUNOS, pois seu projeto está muito interessante. Está seguindo o caminho correto, usando imagens externas que considera importante para o diálogo com as imagens do material arte br. Você tem os doze passos sugeridos no encarte, e mais toda sua criatividade para desenvolver um projeto bem consistente. Não esqueça da leitura da imagem, esse é um dos pontos mais relevantes dessa proposta, para isso sugiro a leitura do livro da Drª Anamélia Bueno Buoro, Olhar em construção, ed. Cortez, que dá suporte a toda proposta de leitura do material. No final quando todos os trabalhos estiverem prontos, volte e faça uma "nova" leitura do trabalho do aluno, além de pedir o relato do processo para o mesmo, dessa maneira você consegue uma inter com outras disciplinas,(caso tenham interesse). Parabéns, está muito bom seu projeto, continue.... Abraços Obs. Não se esqueça de nosso pedido, urgente (antes da VC) coloque as produções dos alunos.
Vênera A. Martins De Matos
Terezinha, parabéns pelo seu projeto. realmente é muito interessante. Como a Bete pontuou, não deixe de divulgá-lo no site do arte na escola, para podermos compartilhar sua experiência com outros educadores. esatremos aqui no fórum disponíveis até 31/1-, qualquer dúvida não deixe de nos escrever. Um grande abraço
Vênera A. Martins De Matos
Olá Paulo. Claro que será super legal se você colocar as imagens disponíveis para podermos ver. Como disse a Bete, estamos acompanhando o seu projeto e achamos muito interessante. Continue enviando seu relato, e não esqueça de pegar relatos dos alunos também, isso enriquecerá seu projeto, pois tertemos um retorno de como eles estão sentindo o projeto, interagindo com a obra. Um grande abraço
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Eliana , Vênera, Maria Rosa e Beth estas são as letras da atividade Colagem Musical. Agradeço a colaboração da Eliana. beijos.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Terezinha Fátima Duchnicky
Olá pessoal do arte br, sou Terezinha - DE de Jundiaí ATP Janete -EE Prof. Albertina Fortarel. Anteriormente relatei atividade desenvolvida com alunos do EM. Passo agora a relatar o trabalho que está sendo feito com os alunos do EF com apropriação do material do arte br. TÍTULO: NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA "Salvai nossas almas 1" - SIRON FRANCO Apresentação: Esta prancha foi trabalhada com as 7ª e 8ª séries após uma aluna tê-la escolhido para fazer seu trabalho de arte ( Projeto Hemeroteca : onde o aluno escolhe um assunto de seu interesse, pesquisa e apresenta aos colegas da sala o resultado obtido e entrega o material escrito à biblioteca - toda a escola está envolvida). A partir do interesse dessa aluna, após ter sugerido o material a ela, ampliei o trabalho, atividades foram desenvolvidas (descrevo nos procedimentos ) etapa seguinte passamos a refletir a importância da proteção ao meio ambiente, necessidade de diminuir o lixo, conscientização da vantagem na reciclagem. "O artista trabalha com diversos materiais inclusive recicláveis". Escolhi um vídeo: "Quixote Reciclado" ( parceiro conceitual ) para auxiliar na sensibilização e também como forma de homenagear os 400 anos do Don Quixote de Miguel de Cervantes. Antes do vídeo fiz uma síntese da história, a época e o nobre que inspirou Miguel de Cervantes no título da obra. Veio à tona, pelos alunos, o personagem de chico chicó na série "Hoje é dia de Maria". Citei as linguagens da arte, as possibilidades de passar um trabalho de uma linguagem para outra e a transformação da história (releitura). Até aqui muito de arte já foi abordado e muito está por vir. OBJETIVOS: - Conscientização da necessidade de proteção ao meio ambiente. - Importância da reciclagem ( 3 R ) - Produção de um brinquedo - Participação na campanha de Natal : Doe um brinquedo - Ampliação do conhecimento do aluno através da leitura de imagem HABILIDADES: De Pensar: questionar, ampliar o repertório, entender as linguagens, identificar problemas, se organizar, refletir, memorizar. De enxergar: apurar os sentidos, diferentes angulos, estar atento, perceber o local e o global. De se relacionar: conviver com a diversidade, com as transformações, falar, convencer, estar atento. De fazer: providenciar materiais, escrever, criar produtos, decidir. PROCEDIMENTOS: 1ª aula Foi apresentado aos alunos o percurso que faríamos a partir da leitura ( criando como artista contemporâneo - projeto bidimensional / video - contextualização / produção de escultura - 3D - (boneca) técnica do empapelado ou produção de fantoche. Ficaram muito animados com a proposta e já queriam saber se além destes poderiam fazer outros tipos de brinquedos. A seguir: Todos observaram por alguns instantes a obra individualmente. 2ª aula Retomada da observação. Foi fixada na lousa e os alunos puderam participar dando seus pareceres, estimulados por perguntas que provocavam curiosidade.e conduziam a "ver" a obra. ( o que o olho vê ). A partir desta etapa, os alunos foram tentando descobrir o que a obra podia estar transmitindo.( foram detetives). Muitas idéias diferentes foram surgindo e as que se aproximavam ao ocorrido eu ia falando que estava esquentando como num jogo. Algumas salas chegaram ao fato, contaminação, outras não , mas foi um bom exercício. ( foto anexo) Faltando minutos para o final da aula comentei o fato ocorrido e as consequências em não proteger o meio ambiente. Deixei sugestão para pesquisarem o fato na internet. Ao terminar a leitura: Propus a produção de um quadro-colagem. Pedi que trouxessem um retalho de tecido (novo ou velho) que de alguma forma fizesse parte da vida dele (aluno), que o fizesse lembrar um fato alegre ou triste. Pedi recortes de peças de roupas variadas. (Jornal ou revista) Como estou trabalhando com várias turmas, o andamento não está ocorrendo na mesma sequência. Pois algumas turmas são mais falantes e dispersam um pouco tendo que retomar, outras são mais participativas e trazem muitas contribuições. 3ª aula Eu trouxe para a sala o suporte para o quadro-colagem, um isopor que havia sido usado em um outro trabalho ou conforme a turma, o suporte foi papelão do disco de pizza. ( idéia reaproveitar). Colei a prancha com a obra do Siron Franco na lousa e ao lado o suporte para o quadro-colagem (releitura). Explicação sobre arte contemporânea. Comentário sobre o artista Siron Franco, inclusive sua participação com trabalho em homenagem aos 400 anos do Don Quixote na Escola Panamericana de Arte. O artista como um crítico do seu tempo. E o fato que levou o artista a produzir a obra "Salvai nossas almas 1". Convidei os alunos a apresentarem seus retalhos (nem todos trouxeram) e a falar sobre um fato que ocorreu na presença da peça, origem do retalho, (ficaram um pouco envergonhados, alguns preferiram não comentar, outros ficaram animados, e muitas histórias surgiram) uma calça jeans que ficou curta e virou bermuda e o restante foi transformado em roupinha para o ursinho; sobras da fantasia de bruxa do ano anterior feita pela avó; retalhos da fronha da tia que mora junto e que é muito legal, enfim ricos detalhes. Após as exposições o aluno escolhia qual peça de roupa da prancha ia corresponder o seu retalho e colava na mesma posição no suporte(aproximadamente). Ví que vou precisar dar mais tempo para trazer o retalho. 4ª aula Fixei a prancha "Salvai nossas almas 1" ao lado quadro colagem. Convidei os alunos a apresentarem seus retalhos. Colagem dos retalhos no suporte. Explicação do artista plástico na atualidade. Citei e apresentei imagens de: Walter Peticov, suas estampas e demais produtos.( também participou com seus desenhos da homenagem aos 400 anos na Escola Panamericana de Arte). Romero Brito com suas estampas em camisas, bolsas e sapatos. Proposta aos alunos: Em uma folha de sulfite dividida em 4 partes, crie em cada uma delas uma estampa diferente ( figura e fundo ). Pense nas cores que serão pintadas, público alvo e finalidade. Pense uma peça de vestuário faça um desenho e aplique a estampa que mais gostou. (pode terminar em casa ou trabalhar mais uma aula) 5ª aula: Produção da peça do vestuário com a estampa escolhida. / Explicação com demostração da técnica do empapelado. Solicitação de material ( jornal velho, fita crepe, cola, tesoura, fios de lã - 1ª etapa) - ( 2ª etapa acabamento: roupa ou pintura ou colagem). Propus diferentes trabalhos para as turmas conforme a série: - Produção de boneca ou boneco com técnica do empapelado. - Produção de fantoche ( idéia da "Nova Escola" set/2005 - parceiro conceitual). - Produção Don Quixote reciclado linguagem que desejar. Os trabalhos estão no início ainda não tenho as fotos mando depois.
Vênera A. Martins De Matos
Terezinha, parabéns, o seu projeto é muito interessante. A forma como você está conduzindo e a participção dos alunos estão sendo super ligados. Não deixe de voltar a obra quando o projeto estiver "finalizado". Faça uma análise do resultado dos alunos , com o resultado do artista. Não esqueça também de pegar relatos do processo. Será super enriquecedor para o seu projeto. E também não deixe de divulgar o seu projeto no site do arte na escola, assim outros arte educadores poderão conhecer o seu trabalho e trocar idéias. Espero você amanhã na VC. Será um momento super interessante , onde discutiremos projetos que foram enviados . Sua presença srá super importante. Um grande abraço. Até mais
13239 visualizações | 205 respostas Faça login para responder