Forum
Valéria Batista Pereira Gomes

Boa noite! Ocupo este espaço agora, não para esclarecer qualquer dúvida, mas para parabenizar a organização deste evento que já faz parte anualmente da minha vida.. Vejo que, a cada ano que passa, encontro novidades que nos auxiliam em nossa rotina e tbém no momento de relatar a experiência educativa. Há quatro anos participo do Prêmio Arte na Escola Cidadã, sendo que o meu trabalho já foi selecionado pelo pólo a qual pertenço. Infelizmente não fui a vencedora, porém jamais desistirei... Já enviei o meu relato de experiência realizada em 2010. Agora, a sorte está lançada!!! Sucesso a todos... Beijos

Valéria Gomes  

Mirca Izabel Bonano
Valéria Batista Pereira Gomes escreveu:

Boa noite! Ocupo este espaço agora, não para esclarecer qualquer dúvida, mas para parabenizar a organização deste evento que já faz parte anualmente da minha vida.. Vejo que, a cada ano que passa, encontro novidades que nos auxiliam em nossa rotina e tbém no momento de relatar a experiência educativa. Há quatro anos participo do Prêmio Arte na Escola Cidadã, sendo que o meu trabalho já foi selecionado pelo pólo a qual pertenço. Infelizmente não fui a vencedora, porém jamais desistirei... Já enviei o meu relato de experiência realizada em 2010. Agora, a sorte está lançada!!! Sucesso a todos... Beijos

Valéria Gomes  

Olá Valéria

Muito obrigada pelo carinho...

Que bom saber  que podemos contribuir com nossas ações para o trabalho dos professores.

Desejamos muito sucesso a você 

Boa Sorte!!!!!

abraço,

Mirca Bonano 

Mirca Izabel Bonano

Olá Professores

Neste fim de semana estaremos a disposição para tirar as suas dúvidas também online no Facebook.

Participem!!!!

abraço,

Maurilio Da Silva Santos Filho
Mirca Sei que estou encima do prazo na entrega da inscrição. Gostaria de anexar um video que fiz a respeito do projeto, mas, infelizmente, ele ainda não está editado e não terei tempo até o dia 31. Terei como enviá-lo depois? Obrigado.
Mirca Izabel Bonano
Maurilio da Silva Santos Filho escreveu:
Mirca Sei que estou encima do prazo na entrega da inscrição. Gostaria de anexar um video que fiz a respeito do projeto, mas, infelizmente, ele ainda não está editado e não terei tempo até o dia 31. Terei como enviá-lo depois? Obrigado.

Olá Maurilio

Tudo bem?

O vídeo neste momento é opcional, caso seu projeto seja pré-secionado você terá aproximadamente um mês para nos enviar toda a documentação comprobatória incluindo vídeo e fotos.

Abraço,

Mirca Bonano

Leda Ap. Ortega De Oliveira Garcia

Bom dia!

Descobri este concurso através do curso de pór graduação em artes que estou fazendo. Achei maravilhoso e ja fiz minha inscrição. Fico feliz em poder conhecer tantas pessoas envolvidas com as artes. Sou pedagoga e minha ligação com a arte é muito auto didata, e minha formação musical vem do conservatorio musical (11anos). Penso que muitos professores que trabalham com artes em escola passam por momentos estressantes pois não são valorizados adequadamente. A minha experiência das dificuldades não esbarra nunca na falta de interesse dos alunos mas na falta de interesse real das escolas que sempre olham para a arte como um hobby ou com cara de "não sei" , com um discurso bonito mas na prática inviável. Este concurso animou meu coração. Através da minha experiência vejo a cada dia a amplitude que as artes oferece na conquista do conhecimento ( em todas as áreas do ser humano). É bom saber que muita gente se alegra e luta se maravilhando com o poder da arte na vida.

Espero ter muitos contatos com vocês e aprender muito com vocês porque preciso.

Abraços à todos !!!

Olha eu de novo!

Gostaria de dizer como hoje dou valor aos registros dos trabalhos realizados. Infelizmente não tenho todos os registros (fotos, filmes, trabalhos). Mas vou começar a contatar meus ex alunos e tentar recuperar um pouco de cada coisa. Vejo que quando anunciamos os resultados de alguma coisa todos se entusiasmam e abre-se mais um caminho para a criatividade.

Muito obrigada!

Leda

Querida,

Tenho uma dúvida. Fiz minha inscrição e o meu projeto se realiza com as crianças do ensino infantil e fundamenta. Assinalei somente o ensino fundamental pois não poderia marcar os dois. Porém nos meus registros vão aparecer as duas turmas pois um dos objetivos era este trabalho. Você acha que isto pode anular minha inscrição?

Mirca Izabel Bonano
Leda Ap. Ortega de Oliveira Garcia escreveu:

Querida,

Tenho uma dúvida. Fiz minha inscrição e o meu projeto se realiza com as crianças do ensino infantil e fundamenta. Assinalei somente o ensino fundamental pois não poderia marcar os dois. Porém nos meus registros vão aparecer as duas turmas pois um dos objetivos era este trabalho. Você acha que isto pode anular minha inscrição?

Caríssima Leda

Para o Instituto Arte na Escola é muito importante estar ao lado dos professores e ajudá-los no processo de formação. Sabemos como é difícil a realização de um bom trabalho e queremos dar luz aos bons trabalhos realizados em todo o país.

Fique tranquila os registros não podem anular sua inscrição, na verdade você tem que fazer a opção de concorrer em um único nível educacional para garantir sua participação com seus pares.

Boa Sorte!

Grande abraço,

Imaculada Conceição Manhães Marins
Olá! Eu li o depoimento de uma professora (aqui no Fórum) com dúvidas sobre um trabalho realizado (concluído) extra classe! Nós, professores de Artes do ensino fundamental temos uma carga horária semanal nas escolas regulares muito pequena - e quando trabalhamos com turmas grandes e sem sala ambiente (como é o habitual) fica difícil realizar todas as etapas do trabalho durante o horário das aulas regulares. Nos meus trabalhos com as turmas, eu sempre combino de concluirmos alguma atividade depois do horário das aulas (quase sempre dentro das dependências da escola)! Essas atividades precisam ser opcionais já que dependem da permissão de seus pais/responsáveis para permanecerem na escola fora do horário! Ou então da permissão de professores de outras disciplinas de liberarem os alunos (quando se trata de alguma atividade dentro do horário escolar, mas fora da carga horária de Artes da turma)! Sem contar que há alunos que não podem ficar além do horário escolar porque trabalham ou tomam conta de irmãos mais novos! Todas as atividades dentro da sala de aula são obrigatórias e as atividades extra classe são opcionais - complementam o trabalho de sala de aula - depois, procuramos socializar com os demais alunos/turmas/comunidade escolar o que foi realizado/produzido. Grande abraço! Imaculada Conceição
Mirca Izabel Bonano
Professor (a) ,

Estamos aqui hoje dia 31 de julho, você tem mais uma oportunidade para  tirar todas as suas dúvidas sobre como se inscrever no XII Prêmio Arte na Escola Cidadã e concorrer a 7 mil reais.

Nosso Plantão de Atendimento para esclarecer questões técnicas ou pedagógicas sobre o concurso que premia bons projetos de ensino de Arte será feito das 10h até a meia-noite, quando se encerram as inscrições.

Como entrar em contato:

Telefones
:  (11) 3103 8062 |8064 | 8065

E-mail: premio@artenaescola.org.br 

Bate-papo online:  no perfil do Instituto Arte na Escola no Facebook 

Aproveite e faça a sua inscrição!!! 

Arte que você ensina merece reconhecimento.

Participe!

Mirca Izabel Bonano
Imaculada Conceição Manhães Marins escreveu:
Olá! Eu li o depoimento de uma professora (aqui no Fórum) com dúvidas sobre um trabalho realizado (concluído) extra classe! Nós, professores de Artes do ensino fundamental temos uma carga horária semanal nas escolas regulares muito pequena - e quando trabalhamos com turmas grandes e sem sala ambiente (como é o habitual) fica difícil realizar todas as etapas do trabalho durante o horário das aulas regulares. Nos meus trabalhos com as turmas, eu sempre combino de concluirmos alguma atividade depois do horário das aulas (quase sempre dentro das dependências da escola)! Essas atividades precisam ser opcionais já que dependem da permissão de seus pais/responsáveis para permanecerem na escola fora do horário! Ou então da permissão de professores de outras disciplinas de liberarem os alunos (quando se trata de alguma atividade dentro do horário escolar, mas fora da carga horária de Artes da turma)! Sem contar que há alunos que não podem ficar além do horário escolar porque trabalham ou tomam conta de irmãos mais novos! Todas as atividades dentro da sala de aula são obrigatórias e as atividades extra classe são opcionais - complementam o trabalho de sala de aula - depois, procuramos socializar com os demais alunos/turmas/comunidade escolar o que foi realizado/produzido. Grande abraço! Imaculada Conceição

Cara Imaculada Conceição

Bom Dia!

Entendo sua preocupação e somos bem cuidadosos nas regras do concurso, uma vez que ele é nacional e as características e condições de trabalho dos professores de arte variam muito, de Estado para Estado.

Fique tranqüila que ao analisar os projetos inscritos a comissão de avaliação saberá contextualizar a natureza dos projetos e se tivermos dúvida podemos ainda solicitar esclarecimento do professor proponente.

Abraço,

Olá! Ontem, iniciei minha inscrição, mas quero avisar que não vou poder participar porque minha proposta de trabalho é deste ano (de 2011 - e ainda em processo) e o edital diz que os trabalhos a serem inscritos devem ser de 2009-2010 (eu não havia prestado atenção a este detalhe...). Quanto a observação que coloquei sobre alguns dos trabalhos com nossos alunos de Artes realizados nas escolas regulares precisarem ser opcionais é algo que vou colocar depois em algum outro fórum de discussão daqui. Eu compreendo que o Edital se referia a propostas extraclasse, extracurriculares, p.ex., uma Oficina de Arte (de um Núcleo de Arte - ainda que pertencente a um projeto da escola ou a uma proposta de extensividade do ensino público), onde é opcional se inscrever e participar (habitualmente são oferecidas no contra-turno). É diferente do que eu falei. Eu me refiro a um complemento para as aulas regulares - dentro das propostas das aulas regulares - realizadas em sala de aula. Por exemplo, em 2008, eu fiz um trabalho com minhas turmas regulares sobre intervenção urbana, arte de rua... Nós trabalhamos os conceitos (aliás, já faz parte de meu planejamento essas conceituações) através de textos, vídeos etc. Nós fomos convidados a participar de uma Mostra de Artes em uma outra escola pública. Nós tínhamos realizado uma série de trabalhos interessantes e eu propus às turmas criarem um projeto de "intervenção" para a Mostra. Surgiu muita coisa legal, mas que exigia um material não tão fácil de conseguir e uma ação no espaço demorada e incerta. Um grupo sugeriu uma intervenção "à la sticker art:" (foi o ano em que este tipo de trabalho estava na Bienal de SP). Essa foi a proposta mais "prática" sugerida (o material era fácil de transportar e não era difícil de conseguir - só caro, muito caro! - porque tive de imprimir tudo na minha impressora, com os cartuchos de tinta e papeis etiquetas que eu comprei - para ocupações de paredes enormes! - e não fui restituída pela escola! - )! As etiquetas eram imagens escaneadas de trabalhos dos alunos (de todas as minhas turmas) dentro de um tema que vínhamos trabalhando. Mas para a intervenção com os stickers, eu não podia levar todos os alunos, de todas as turmas! Precisava ser uma participação opcional e voluntária! Assim, apenas um grupo de alunos voluntários é que participou da intervenção nas paredes do CIEP no dia da Mostra! É isso que eu quis dizer... Bem, esse foi um trabalho "antigo"... Grande abraço e boa sorte a todos no Prêmio Arte na Escola! Imaculada Conceição
Obrigada, Mirca! Eu estava digitando a mensagem anterior quando você me enviou a resposta! Mas, como eu escrevi, a proposta de trabalho que gostaria de inscrever é deste ano e ainda em processo... Eu não tinha observado que deveriam ser propostas de 2009 / 2010. Obrigada mais uma vez! Sucesso no Arte na Escola Cidadã! um abraço!
Mirca Izabel Bonano
Imaculada Conceição Manhães Marins escreveu:
Obrigada, Mirca! Eu estava digitando a mensagem anterior quando você me enviou a resposta! Mas, como eu escrevi, a proposta de trabalho que gostaria de inscrever é deste ano e ainda em processo... Eu não tinha observado que deveriam ser propostas de 2009 / 2010. Obrigada mais uma vez! Sucesso no Arte na Escola Cidadã! um abraço!

Cara Imaculada

Boa tarde!

Faz assim querida, este seu projeto pode ser inscrito na próxima edição do Prêmio.

grande abraço,

6388 visualizações | 47 respostas Faça login para responder