Forum
Simone Cristine Vanzuita
Acho de suma importância a temática sobre arte e a inclusão, já que é uma realidade a inclusão dos alunos com necessidades especiais em nossas escolas.
Sou professora em escola municipal em Curitiba e na escola que trabalho há alunos com síndrome de Down  , autista , paralisia cerebral , cadeirante , deficiente visual.
Muitas vezes enfrentamos alguns desafios , mas a arte aproxima e  contribui para a interação e sensibilização desses alunos ,porque todos  inclusive as pessoas portadoras de deficiência tem o  direito a uma educação de qualidade.
Simone Cristine
Larissa Antonia Bellé

Na escola em que atuo em Santa Catarina, tem alunos com diversas deficiências e uma profissional chamado de "segundo professor" para acompanhá-los o tempo todo. Porém, percebo, que alguns profissionais se deslocaram das Séries Iniciais, pois são formados ou estão cursando Pedagogia, para esta área, porque segundo eles, não há o compromisso com a turma toda e se tornam meros cuidadores.

Muitas vezes digo que a eles que o aluno deve fazer as atividades do "seu jeito", quando me distraio e vejo, o segundo professor está fazendo tudo pelo aluno. Não sei até que ponto, este profissional está agindo da forma certa e que tipo de formação está recebendo.

Lanço aqui, a questão de como anda pelo Brasil esta situação, de outro profissional que deve acompanhar o aluno e auxiliá-lo, porém, deixá-lo avançar segundo suas capacidades e limitações.

E também, como anda a legislação, se está sendo cumprida sobre a existência deste profissional na sala de aula, e o número limite de alunos com deficiência na sala.

Convém ressaltar que temos em nosso corpo docente ótimos profissionais que desenvolvem um excelente trabalho junto a estes alunos e que realmente preparam aulas e materiais nos auxiliando na condução do ensino aprendizagem a estes alunos.

Ótimo tema este fórum!

Abçs.

Maria De Lourdes Batista