dorival machado escreveu:Concordo plenamente contigo Dorival, ao longo de meus anos como professora sempre questionei que o ensino de arte nas escola acontece de forma errada, ou seja, a criança nao escolhe o que gostaria de fazer, mas a ela acabamos impondo o que nos mandam. Bem, a ausência de liberdade de escolha também provoca a ausência de empolgação, então precisamos mesmo começar a pensar no que estamos realmente fazendo e buscar caminhos para posicionarmos nossas idéias e lutarmos por nossos ideais.
Colegas
Sempre pensei que a escola devesse disponibilizar espaços de arte na escola pública e os alunos deveriam se matricular por conteúdo( música,desenho,escultura,teatro,etc ) para compor sua grade de formação( tantas horas-aula de cada série) onde o aluno fosse protagonista de sua formação( junto com seus pais, é lógico).
Antes de tudo: o quê cada professor ( segundo sua formação e escola onde esta inserido) pode exercitar e o quê precisa para poder exercitar( equipamentos, espaços, materiais ) Isso se chama análise de posto de trabalho -chave de sucesso em qualquer trabalho sério.
LEMBRE-SE não importa qual forma de arte se exercite mas importa que se exercite com qualidade e profundidade possibilitando ao aluno um conhecer e produzir com orgulho e aplauso dos espectadores de sua arte.
A QUE SE TER HUMILDADE DE SE PERGUNTAR AO PROFISSIONAL envolvido o que é necessário e não vir por decreto.A realidade atropela o ideólogo.Dê-se oportunidade de cada profissional exercitar suas formas de arte e a diversidade colorirá esse país multicor !

Acho muito importante o ensino musical nos ensinos fundamental e médio, porém, como a maioria dos professores de arte estou preocupada com o que ensinar. Não somos formados em música, não sei tocar nenhum instrumento, será que vamos ter algum curso sobre isso? Penso que um curso prévio seria muito importante antes de se iniciar essas aulas de música. Atualmente trabalho investigando sons de materiais alternativos com os alunos, mas não tenho nenhuma prática sobre o conteúdo em si de música. Grata se alguém me sugerir idéias.
Olá pessoal, gostaria de compartilhar meu depoimento com vocês, desculpem a maneira de pensar, meus conceitos nem sempre são "música" nos ouvidos alheios, talvez daí tenha surgido a minha desafinação, nesta difícil arte de ensinar, desde então, mesmo sendo professora da rede paulista há cercas de quinze anos, venho cada vez mais, deixando o giz e a lousa e me aproximando dia após dia das carteiras do aprendizado. E eis uma lição que aprendi a duras penas "como EU gostaria de APRENDER?", no que se refere à música, mantive o foco "como EU aprendi o POUCO que sei e como venho APRENDENDO desde então?" e mais "seria essa a forma correta de ensinar meu aluno?" A resposta veio na lembrança do sorriso da minha mãe, ela foi minha primeira musicóloga, a mais sábia de todas, cantou cantigas das quais me lembro até hoje "e pensar que ela mal escrevia direito", queria que a ouvissem, seu timbre era marcante...Não importa quanto tempo eu viva, a maneira como me chamava, sempre será original, única e eterna...Desculpem...Me emociono sempre... Finalizo...Tendo a certeza que "ensinar é materno"...
Onde estiver, mãe, essa nota nada musical (comentário) é pra você!
A universidade em que cursei a graduação dá ênfase ao ensino das "Artes Visuais", mas adoro teatro, dança e música. Estou cursando agora especialização em Corpo e Cultura e estou tendo bastante contato com essas áreas.
Enfim, não sei ao certo o que ensinar, mas estou estudando bastante. Recentemente acessei uma aula de repercussão corporal com Fernando Barba na internet. Penso que repertório de som, ritmo e gosto musical deve ser o que ensinar. Para ver se estou fazendo a coisa certa, consultei os PCNs, parece que é por aí o caminho.
A experiência com os alunos está bacana, estão adorando e criando coisas incríveis.
Vou contando à vocês quando fizermos avanços. Na música a net tem sido importante referência.
Beijo a todos.
Olá, fiz um comentário sobre esse assunto, gostaria de ressaltar que o estudo da música ao se tornar obrigatório, que seja ministrado por pessoas especializadas e que não seja como arte que na maioria das vezes colocam para qualquer professor para completar a carga horária, daí os alunos acharem que não é uma disciplina interessante e que não tem necessidade de aprender.Sou professora graduada e pós graduada em Língua Portuguesa, moro no Ceará. Falo em se tratando de nossa realidade.
abraços.
O ensino de música e´uma conquista para todos os professores.
Infelizmente há uma resistencia normal de professores que sentem-se despreparados para tal,mas vale lembrar que o ensino de música não requer um músico ou um especialista em sala de aula.
Requer boa vontade, pesquisa e comprometimento por parte dos professores.
Pena que muitos não sabem o que é isso
Em anexo vai uma amostra de como é simples o trabalho de música nas escolas e que esse trabalhao sendo multicisplinar torna-se rico em todas as areas do conhecimento.
Foto ilustrando o projeto de musica no berçário da Creche Profa. Ignêz Pettená em Mogi das Cruzes
Pois é pessoal, o tema é polêmico mesmo, eu ainda não dou aulas, estou concluindo o curso superior em Licenciatura em Educação Musical, mas já percebo quão difícil é a missão desse profissional. A proposta do tema é exatamente para que possamos através das experiências dos que já passaram por alguma situação similar, nos ajudem a otimizar as aulas de música. Uma certeza eu tenho: " O ensino de música nas escolas é fundamental. "
Fiquei muito feliz, pela escolha do tema que sugeri.
Tópicos encerrados
-
XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Base Nacional Comum Curricular
-
XVI Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
XV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Qual a sua opinião sobre a inclusão de artes visuais, a dança, a música e o teatro no currículo da educação básica?
-
Games são arte?
-
XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
Como e quem são os professores hoje que se beneficiam das TICS para seu processo de ensino e aprendizagens dentro do processo de formação continuada?
-
XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã
-
É adequado o ensino da arte contemporânea na Educação Infantil?