Forum
Marileusa De Oliveira Reducino
Beloni, adorei sua iniciativa. Estou voltando quase ao normal, pois nosso ano letivo está terminando agora, mas, certamente estarei contribuindo com o Diário de Bordo. Por hoje passei somente para dar um alô. Beijinhos Marileusa
Beloní Cacique Braga
Salve Marileusa, Que bom saber que você está na escuta pois comentei sobre o seu trabalho com tampinhas. Quem sabe você pode fazer um breve relato para o pessoal ficar por dentro. Como está terminando o ano letivo e nós estamos começando as coisas ficam engraçadas. Mas não despareça deixe aqui aquelas conversas mineiras pra turma "ficá sabeno uai"! Abração e obrigada pelo apoio. Belô
Eliane De Fátima Vieira Tinoco
Olá pessoal, Sou Eliane Tinoco e coordeno o Pólo UFU da RAE. Beloni, quando vi o chamado para o fórum e vi seu nome, entendi o que você propôs para a Márcia. Acho que por aqui poderemos trocar muitas figurinhas. Vou encaminhar e-mail para os associados incentivando-os a participarem desse fórum. Quanto às ideías aqui colocadas, acho que serão de grande valia. Robson, o custo dos materiais em arte é realmente um problema. A Rosalvi, professora da Rede Pública Municipal em Uberlândia resolveu esse problema da seguinte maneira: Ela realiza duas vezes por ano um bazar na escola e o total arrecadado é convertido em material de arte. Beloni, como foi o retorno dos alunos com relação ao MUnA? Eles conseguiram levar os pais? Esse dado é muito importante para as dicussões da Rede de Museus da UFU. Abraços a todos e até breve.
Roseli Alves
Nossa pessoal, este grupo está esquentando! Bem vinda Profa. Dra. Eliane Tinoco. Serão valiosíssimas as suas contribuições. Você deve ter relatos incríveis de práticas de Diário de Bordo. Gosto muito de conhecer as subjetividades! Além de tantas outras você poderá nos ajudar a aprofundar a idéia de publicação não acha? Um grande abraço a todos! Roseli
Beloní Cacique Braga
Ei gente... Eliane pessoal... Toda idéia dá trabalho e convencer os pais dos alunos a levarem os alunos ao museu não foi fácil. Em cada turma tive 4 alunos que conseguiram visitar o espaço com a família. A maioria não foi. Alguns alunos foram e não encontram o museu. Acreditem: na vizinhança não conseguiram informação dos comerciantes, que também não sabiam onde era o Museu de Arte e para minha surpresa descobri que não há nenhuma placa indicando ser ali o museu. Os mais novos da 5ª série ficaram chateados porque a exposição seria desmontada hoje e nos pediu para levá-los. Resolvemos encarar o tempo curto e de ontem para hoje arrumamos transporte e fomos. Estou anexando as fotos. Foi muita correria mas a experiência foi indescritível. Os olhos nem piscaram diante do vídeo. Estou anexando a seguir relatos dos alunos que foram escritos no caderno de Arte. Existe uma importância muito grande para o professor a realização dos registros sejam eles de quais formas forem possíveis. Compartilho com você fotos e textos consciente da reflexão que eles me provocam. A maior consquista foi despertar nas pessoas, nos alunos, o olhar para um local que não é percebido pela maioria. Lamento, mas em Uberlândia os 5 museus ligados a universidade não abrem nos fins de semana, por isso não há maior valorização da cultura local pelos moradores A satisfação em acompanhar as experiências estéticas dos alunos neste dia valeu. As outras séries perderam, não foram arrojados e desafiadores como a 5 ª série. Fiz ontem mesmo uma exposição com os trabalhos de frotagge e de "bueirors inventados " pelos alunos. Ufa!!! Que dia bom sô!!! Abraços Beloní
Beloní Cacique Braga
Seguem algumas fotos da visita ao museu para vocês ... Espero mais gente por aqui. Abraços Beloní
Eliane de Fátima Vieira Tinoco
Olá pessoal, Estou envolvida até o último fio de cabelo com os museus da cidade de Uberlândia. Hoje respondi um e-mail de uma professora de Araxá e fiz duas provocações a ela. Uma de participar desse fórum e outra de explorar e subverter a lógica dos museus de Araxá. Estive lá e fiquei abismada com algumas questões técnicas...Há, estamos nos museus de Uberlândia. Sim. O MUnA não tem identificação na fachada e isso dificulta muito. Um coordenador anterior do museus havia sugerido uma ação na vizinhança mas ela não foi possível ainda. Estamos tentando reorganizar um projeto chamado Domingo nos Museus para que eles possam abrir em alguns domingos selecionados, até que passem a abrir definitivamente aos domingos. Bem, deixando as discussões da cozinha de lado, Roseli, acho que temos muito que conversar sobre as publicações. O Comitê está parado e isso me deixa muito ansiosa. Gostaria de saber dos coordenadores de outros pólos se existe muita produção escrita para ser publicada. Aqui em Uberlândia estamos com uma série de textos escritos e vamos investir em publicações em CD. Quanto aos diários de bordo, temos nos grupos de estudos alguns professores que estão trabalhando a questão da Identidade com os alunos e realizando dois diários. Um de cada um dos alunos e outro da sala de aula. A idéia de disponibilizar o diário da sala para os alunos é interessante, vou divulgá-la no grupo. Abraços; Eliane
Terezinha Fátima Duchnicky
Olá pessoal, sou de jundiaí e estou gostando muito desse fórum. Espero poder aprender mais e compartilhar meu trabalho. Já rolou alguns dias desde o início das aulas, mas gostaria de comentar como foi meu 1º dia com as 7ª séries que não me conheciam. Me apresentei e deixei que tentassem descobrir que disciplina trabalharíamos, o que foi rápido, depois propus que se apresentassem e disessem se possuíam algum bichinho de estimação, qual o nome dele, quem cuidava, etc.. Adoraram... Na aula seguinte, já que falamos de bichinhos, propus que imaginassem um companheirinho , um mascote, diferente de tudo o que conhecemos, para fazer parte da caminhada escolar deste ano. O nome tambem fez parte da proposta. Foi muito divertido a hora de apresentar os mascotes. Muito legal... Hoje ao voltar às salas, ainda fazendo o diagnóstico, Abordei o que sabiam sobre retrato, auto-retrato, retrato -falado. Propus um exercício sobre retrato-falado pois foi o que mais dúvida tinham. Já que venho falando em mascote. Fizemos o retrato falado do mascote da copa do mundo de 2006: Goleo VI e a Pille. Conclui a aula mostrando a imagem que descreví para eles. Alguns saíram perfeitos. Outros confundiram direita com esquerda, frontal com lateral, esticado com flexionado...Gostaram muito!!!!!!!11 Aproveitei para comentar que as vezes interpretamos errado as coisas que nos falam e por isso corremos o risco de deturpar fatos e também criar situações constrangedoras com os colegas. Ufa!!!!!!! Aceito sugestões , abçs Terezinha
Olá Robson Passei por essa expreiência em 2004, quando trabalhamos com "Muralismo", e foi muito legal. Um dos processos vivenciados pelos alunos do 5º ano do II Ciclo, durante esse processo, foi a Arte grafitti e por incrível que pareça nos deparamos com o inevitável, o preço do spray, mas solucionamos o problema rapidinho, substituimos o spray por tubos de desodorante, o que deu uma conotação diferente ao trabalho, e o melhor é que os meninos experienciaram a alquimia da tinta pois participaram de sua manufatura, e neste contexto, buscaram uma textura que proporcionasse uma certa qualidade a essa tinta, para que não escorresse e nem entupisse os bicos dos tubos. Resultado, nos aproximamos da realidade dos grafiteiros brasileiros que diferentemente de outros países, incorporam o latex em seus trabalhos. Viu, valeu a pena! Em outro momento volto a relatar sobre esse trabalho que teve a duração de um ano e produções incríveis, culminando no final do ano letivo na pintura dos bancos do pátio da escola. Ação que sempre insistimos em realizar, ou seja deixar as "marcas" das expressões visuais dos alunos no espaço físico da escola. Bom trabalho colega! Abraços Marileusa
Eliane de Fátima Vieira Tinoco
Hei!!! Encaminhei uma mensagem ontem e ela não apareceu. Está no limbo? Também não consegui saber onde visualizar as imagens que a Beloni anexou. Espero notícias... Eliane
Beloní Cacique Braga
Eliane, para visualizar as imagens basta entrar abaixo do meu texto em "Arquivo Anexo : Download " e aguardar para abrir uma apresentação no power point de 2 slides. Fiz o teste agora e demora um pouquinho. Enviarei para seu email no polo também. Abraços Beloní
Beloní Cacique Braga
Oi Terezinha Fátima seja bem-vinda a este espaço de troca. Fiquei curiosa em saber qual é a sua escola, a experiência que possui no ensino de arte. Conte-nos um pouco mais sobre seu contexto para conhecermos melhor você e seu trabalho.Contribua com suas idéias arteiras e continue conversando com a gente. Se puder espalhe essa idéia queremos muitos professores dialogando conosco nesse espaço. Sucesso no seu dia. Abraços Beloní
E aí Bê, dê uma olhadinha no mosaico dos 3º anos do II Ciclo. Estamos terminando essa fase de assentamento e logo, logo mostraremos ao público (pais e comunidade). Para que vocês possam ter uma idéia, este trabalho foi a culminância de uma série de trabalhos e reflexões sobre mosaico desenvolvido durante o ano letivo de 2005, nas aulas de Artes coordenadas por mim e Soraia. Está ficando um luxo, pára não dizer que já está. Nesta foto os alunos estão acompanhando o trabalho dos pedreiros de assentamento do mosaico. Depois darei mais detalhes, ok? Beijinhos Marileusa
Beloní Cacique Braga
Marileusa, Vendo a imagem e relembrando a visão desta composição em sua sala fiquei pensando sobre o que é trabalhar durante um ano com um projeto/tema junto às turmas? Como manter o pique dos alunos? O trabalho de um projeto tão específico como este não limita a aprendizagem de outros conteúdos/discussões?. Conte-nos como se encaminha uma idéia desse porte. Parabéns para todos. Diga aos alunos que admiramos o trabalho e foi um enorme prazer saber que deram conta do recado. Não demore com estas notícias ... fiqei mais curiosa ainda. Abraços Beloní
Beloní Cacique Braga
Considerando ser este um espaço de construção coletiva desejamos a participação de professores de todo o país . Até o momento participam conosco, além da minha pessoa e da coordenadora Roseli os professores: Marileusa de Oliveira Reducino- UBerlândia MG Eliane de Fatima Vieira Tinoco- Uberlândia - MG Terezinha Fátima Duchnicky - Rio Grande do Norte Robson Petronio Fernandes Alves - Caxias - RJ Marília Schmitt Fernandes- Santa Catarina(?) Graciela Landwoigt de Oliveira- Jundiaía - SP Sabemos que outrosprofessores entram leram e não registraram suas impressões por isso convovamos a todos que registrem suas idéias. Nosso objetivo é a construção de um texto sobre as experiências no ensino de Arte. Existe muita riqueza escondida e este é o momento e o espaço de dar a voz aos professores. Tempo de registrar os sucessos, os caminhos e os descaminhos do ensino de Arte. Por isso convocamos a todos que participem de maneira formal(escrita). Aguardamos mais inserções. Abraços Beloní
16703 visualizações | 208 respostas Faça login para responder