Forum
Eliana Tumolo Dias Leite
Olá, Marina, estive lendo seu relato sobre como e quando utilizar o material da pasta artebr. Venera explanou perfeitamente caminhos para que você possa se orientar nesse trabalho. Assim como você eu já fiz uso do material da pasta para inseri-lo em um projeto maior junto aos colegas de JEI na prefeitura. Foi muito gratificante o resultado e a contribuição dados ao projeto. Todos os professores trabalharam em suas disciplina leitura de imagens, tiradas de jornais, revistas e livros e pude colaborar com leitura das imagens da pasta e ainda fazer conexões com outras obras e imagens que abordavam o mesmo tema. O tema era: "O homem e o trabalho", escolhido em reunião pelos próprios alunos do EJA. Foi então escrito o projeto em horário de JEI, onde pude ter a oportunidade de também participar, mesmo não fazendo JEI. Utilizei as pranchas com o tema "trabalho", fiz conexões com o filme "Tempos modernos"; obra: "Operário" de Tarsila do Amaral; "Café" de Portinari, entre outras mais. O tema era a evolução do homem no trabalho, abordado desde a pré-história até os dias de hoje. Depois de trabalharmos em grupo e dividirmos as séries em um período histórico, pudemos nos aprofundar no trabalho com cada série em horário de projeto, onde cada coordenador de sala se responsabilizaria pela sua sala em organizar o trabalho final, mas onde todos os professores de todas as disciplinas pudessem trabalhar o mesmo tema em cada sala. O resultado final foi maravilhoso, produziram uma peça teatral onde retratariam toda a contextualização do trabalho e sua evolução na época em que coube a cada classe estudar, fizemos cenários, figurinos, textos etc..Filmamos as peças em cada sala e depois unimos tudo em um único filme, dando assim a evolução histórica do trabalho e por último foi feita uma exposição dos trabalhos de reflexão em Arte e também passamos o filme no pátio, com utilização da Data-Show, para que todos pudessem ver o trabalho no global. Este material da pasta pode contribuir muito no processo de reflexão sobre a leitura das obras, como um texto cheio de sentido. Valeu a pena! Espero ter podido contribuir com este relato de experiência até para que possa refletir como estudar o material da pasta e utilizá-lo conforme seu projeto.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Olá, sou Profª. Belmira Paiva – Diretoria Campinas Oeste – EE Elvira de Pardo Meo Muraro - EF e EM Atividade desenvolvida com duas turmas do 1º ano EM, 2004 – média de 42 alunos por classe. O resultado do trabalho foi muito bom, as aulas foram interessantes! Cada turma escolheu um assunto através da cor do cartão das fotos, Uma classe escolheu : “Cicatrizes”; Outra classe escolheu: “Mundos Imaginados”. As classes foram divididas em equipes, as atividades foram propostas Contemplando várias expressões artísticas: - Painel colagem com tecidos e materiais variados. - Roupa feita com material reciclável - Peça de teatro - História em quadrinhos contando a vida de seu ídolo - Painel com fotos de ídolos dos anos 60, 70 , 80 , 90 e atuais Procedimento - Apreciação das obras - Questionamento / dúvidas - Pesquisa de matérias / Esboços - Trabalho desenvolvido durante as aulas , até a data estabelecida para a entrega. Avaliação O empenho durante as aulas foi muito bom, todos participaram; Na data estabelecida os trabalhos foram apresentados, foi bárbaro!! Agora vamos começar novo trabalho com três turmas , espero que seja Ainda melhor. O material é muito bom e possibilita várias reflexões e Atividades. Gostaria de receber retorno de vocês, críticas, opiniões !!! Obrigado --- Belmira
Elizabete Lucas Machado
Olá Belmira, você apresentou aqui um relato muito interessante expondo um trabalho que realmente funcionou, e continuará funcionando com todo esse seu empenho e interesse. De fato o material arte br abre um leque muito grande para a elaboração de um projeto estruturado e reflexivo, enfocando temas atuais e relevantes. Com esse número de alunos na sala você demonstrou que sabe explorar bem o material. Para esse próximo trabalho, continue na mesma linha que está indo bem, sendo que você também, pode explorar outras imagens. Imagens do cotidiano do aluno como, outdoor, da internet, ou livros de arte. Imagens que dialogue com as imagens do material, ampliando assim o contato do aluno com obras de artes, tendências artísticas e artistas, mesmo não tendo, muitas vezes, possibilidades de ir ao museu, que seria o ideal (contato com a obra verdadeira). Não se esqueça de fazer do momento da leitura da obra, um momento muito especial. O descrever, analisar, interpretar é muito importante para um contato mais aprofundado do aluno com a mensagem ou as várias mensagens possíveis na obra. Tirando o máximo dessa leitura você estará desenvolvendo a habilidade crítica e reflexiva do aluno, que acreditamos ser o ponto chave na transformação desse jovem “leitor de mundo”. Uma outra sugestão, depois que os alunos entregaram os trabalhos, ainda não está terminado, coloque-os expostos na parede da sala e faça uma nova leitura de seus trabalhos, com discussão e momentos de reflexão sobre os resultados, não só o resultado técnico, mas sobre as idéias, intenções, interesses, retornando ao início, na obra original fazendo um link com a sua produção. Aí, então, na hora de expô-los, produza-os com muito capricho, isso é muito importante para a valorização da produção do aluno. Se em folha canson, por exemplo, faça sempre molduras, pense na disposição dos mesmos na hora de colá-los na parede. Como pedido nosso, aqui do Arte na Escola, traga essa sua experiência maravilhosa para o conhecimento público, de todos nossos colegas arte-educadores. Aqui nesse mesmo site do lado esquerdo tem o link Sala de Aula e em seguida, Galeria dos Alunos, faça o seu relato e nos mostre os resultados, mostre os trabalhos de seus alunos, e mais, vá também, em Sala de Aula em Relato de Experiências e nos conte detalhadamente tudo isso que você fez e está fazendo no seu novo projeto, não nos deixe de fora. Essa troca de experiência pode ajudar outros colegas. Espero poder tê-la ajudado, mas não deixe de entrar em contato, qualquer dúvida estaremos aqui tentando construir, juntas, esse caminho. Parabéns. Abraços
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, Bom dia! muito Interessante o seu projeto, gostaria se possível que você pudesse estar enviando maiores detalhes do processual, ou seja, como foram realizados as leituras do material, a descrição, interpretação, percepção,etc. "Cicatrizes" e "Mundos Imaginados”, como foi desenvolvido pelos alunos a criação produto final?? Você relata as propostas; painel de colagem,; roupas com reciclagens; peça teatral. HQ; painel de fotos com ídolos etc... Teria como nos enviar o processo e se possível algumas fotos? Como você resolveu a questão de se ter 42 alunos e uma única prancha? Gostaria muito de saber mais... Estarei aguardando com ansiedade e curiosidade. Parabéns pela iniciativa, mas é importante que possamos todos compartilhar e conhecer melhor seu trabalho, ter o visível do trabalho final e de reflexão dos alunos é fundamental. Não nos deixe curiosos,estaremos aguardando, ok? Beijos.
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, como nossa colega disse, expor o trabalho dos alunos é muito pontual. Fazer a leitura do trabalho deles comparando com a leitura que haviam feito das pranchas, juntando ainda as inferências feitas pela classe e também se houve conexões com outras linguagens, como música, obras que dialogam, entre outros. Esse processo de construção e conhecimento de mundo é relevante.
Olá Eliana, fiquei muito feliz com o retorno de vocês, obrigado!! Bem a questão d o nº de alunos foi resolvida com muita conversa, observação, questionamento sobre as obras que ficavam expostas na lousa e conforme as questões iam surgindo ointeresse ia sendo maior também , até que envolveu a todos. Interessante os alunos sentiram mais dificuldades em formular perguntas do que em responde - las, foi um exercício e tanto. Fizemos exposição dos trabalhos e foi bárbaro, a questão das texturas dos materias : tecidos, peças de roupas, folhas de árvore e até cheiros com canela, cravo e flores perfumadas. Nós adoramos. A peça de teatro foi simples mias emocionante, os alunos mostraram o encontro de uma fã com SandY e Jr. num shoping center com choro, gritos e tudo que realmente acontece. estamos começando hoje novo trabalho com outras turmas, que já manusearam, apreciaram e estão começando a ser despertados ´para as obras e os assuntos propostos. O ritmo é devagar até que todos possam apreciar bastante, questionar, se encontrar um pouquinho na obra... Mandarei notícias.beijos. Belmira
Elizabete, obrigada pelas dicas! Nós fizemos exposição dos trabalhos e a equipe de A -Doração fizeram uma enquete para saber o ìdolos dos colegas e dos professores. Nós já estavamos trabalhando com apreciação de reproduções de obras de arte, quando começamos a trabalhar com a pasta Arte Br, então mostrou que estávamos no caminho certo. O material da pasta realmente ajudou muito.estamos começando novotrabalho; Mandarei notícias em breve. obrigada, beijos. Belmira
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá Belmira, tudo bem? Eu também quero partcipar dessa troca interessante sobre a sua atuação com o material em sala de aula. As minhas colegas já responderam e se pronunciaram tão bem, quanto as possiblidades que o material oferece que eu não vou abordar mais esta questão para não ficar redundante e repetitiva.O que me interessou no seu relato e que gostaria muito que você enviasse é saber como foi o desenvolvimento da leitura da imagem com os alunos, se você propos os passos de metodologia como os cadernos apresentam ou foi outra maneira.Outra questâo é como foi que se chegou as produções que você descreve, ou seja, qual foi o percurso realizado até a escolha de usar material reciclado ou outras atividades, se estas escolhas tem algum significado com a obra ou nâo, enfim, gostaria de saber mais sobre a atividade que você desenvolveu, parece ser bem interessante! Conte com o nosso apoio e vá em frente com suas idéias. Um abraço!
Vênera A. Martins De Matos
Olá Belmira, aqui stamos trocando idéias em conjunto. Acredito que todas já responderam as suas dúvidas. O projeto parece ser bem interessante, e assim como as meninas também gostaria de saber mais do desenvolvimento. Gostaria de saber também se houve um retorno a obra original depois de todo o processo ser executado. E qual a avaliação feita pelos alunos diante da obra depois de ter sido explorada. Ou seja um antes do processo e um depois com o retorno a obra. Seria muito interessante que tivéssemos este relato, pois pelo que percebi as obras desencadearam o seu projeto, que está super legal. Agora a minha dúvida é se houve um retorno para a obra, e se a visão do aluno na elitura se modificou. Um grande abraço
olá Maria Rosa, com relação as suas perguntas: Nossa turma já estava trabalhando com apreciação e leitura de obras dos artistas da semana de arte moderna de 1922; Olhos despertados para observar, cores , formas, figuras humanas e que mensagem e/ou idéias podiamos ter. Então quando participei da VC, que comheci o material considerei muito oportuno e comecei asssim: Conversei com a classe sobre a pasta e que cada cor representaria um assunto a ser trabalhado; Escolhemos um aluno (líder na classe) que diante de todas as placas de fotografia escolheu uma , pela cor , não teve detalhamento inicial; escolhido então começamos a primeira apreciação, a falar sobre o assunto proposto e terminad esta aula eu fui me preparar para desenvolve-lo. fizemos a mesma coisa com a outra turma e eu nem tinha me dado conta de que cada turma iria escolher um assuntoe eu teria que dar conta dos dois!!!! Na aula seguinte começamos - o questionamento sobre a obra foram muitas perguntas, já nesta fase o percurso pela obra foi intenso- seguimos alguns percursos dos cadernos e outros foram novos.Toda a essencia das atividades estavam propostas nos cadernos. Cicatrizes: Falamos da natureza , de texturas, materias diversos RX, uma aluna trouxe uma relíquia de um acidente sofrido pela mãe RX, trouxeram peças de roupas, falamos da história das roupas, de roupas p´referidas , cores preferidas, coisas que nos fazem felizes e /ou mais bonitos.e o resultado foi: Um painel com roupas no estilo de Siron Franco( AS OBRASESTIVERAM PRESENTES DURANTE TODO OPERÍODO DE ELABORAÇAÕ DEIDÉIAS E DOS TRABALHOS) Outro painel com cascas de árvores,floras , cravo, canela, ( formando desenho - paisagem igual afoto dasobras. Uma pasta com plástico comroupsa de diversas pessoas amigas, queridas da equipe, Uma roupa de saco plástico , que foi usada no dia da exposição. Mundo Imaginados Pesquisa sobre a evolução das roupas aolongo dos tempos- cartazes dramatização do encontro de uma fã com seus ídolos cartazes com ídolos atuais e das decádas passadas Enfim foi muito rico , o processo foi muito bom. partimos dos cadernos , acrescentamos outras idéias, percorremos muitos cominhos , fomos e voltamos,Espero ter sido clara e respondido a suas questões. abraço.Belmira
Olá Vênera, não houve um retorno após a e exposição, mas durante a exposição a placas ficaram expostas também ,juntamente com um texto justificando os trabalhos. Foi um inicio, este ano já realizamos outros trabalhos em que fizemos este retorno, apreciação da obra do aluno. Inclusive com relatório do desenvolvimento do trabalho com dificuldades no percurso e foto do trabalho pronto; não é sobre a pasta mas todo o processo é importante para enriquecer e preparar melhor nosso aluno para a leitura do mundo, não é?Abraço. Até mais Belmira!
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, que bom seu retorno, o projeto é realmente magnífico!! PARABÉNS. Em seu relato percebo como tem se preocupado com a leitura de obras e a importância de se perceber também criativo e crítico neste contexto de se criar e fazer Arte. O Seus alunos mostram um grande interesse em participar e sua mediação tem sido importante para esta percepção. Gostei muito da mediação feita na questão das roupas e natureza, ler a obra e entender o texto ali posto depois criar algo que dialogue com ela de forma criativa, é excelente! Achei maaaaaaaaaravilhoso!!! Gostaria de poder ver os trabalhos expostos e participar do diálogo com os resultados dos trabalhos de seus alunos e você, quanto aos percursos feitos, muito ricos para todos nós. Como nossa colega coloca a volta à leitura da obra, que iniciou o diálogo e percepção do tema, contribui muito para a reflexão. Parabéns mais uma vez e continue nos reportando sua experiência. Beijos.
Vênera A. Martins De Matos
Belmira, boa tarde. Fiquei super curiosa para ver as imagens dos trabalhos dos seus alunos. O projeto é super interessante, e gostaria de pedir se possível que você editasse as imagens dos trabalhos no espaço do site onde você poderá divulgar não só para o fórum , mas como também para todos os educadores que acessarem o site. Se você tiver relatos dos alunos também será super interessante de termos. Parabéns seu projeto é super legal. Continue enviando outros para podermos dialogar sobre. Beijos
Eliana boa noite! Primeiro quero dizer que é muito bom poder compartilhar esta experiência tão rica com vc, obrigad pela atenção!!! Quanto aos trabalhos do ano passado, ñós tiramos fotos, mas estão na escola em filmes ainda ñ revelados. Vou tentar resolver isto. Já este ano pedi ajuda para a prof. de port. que vai fotografar e em breve enviarei para vc. Acho que já deu pra perceber que meus alunos são nota 10 e que temos um relacionamento muito bom.Isso é muito importante para o trabalho fluir bem , com ordem respeito e muita criatividade. Temos uma rotina de aulas, de formaçaõ de equipes, onde eles sempre sabem passo a passo o que vamos fazer, e seguem um cronograma com data de entrega, pesquisam tiram dúvidas, e tem liberdade para opinar e se expressar!Com esta turma que estamos começando o projeto,no ano passado eles desenharam monstro com direito a som do monstro mais assustador e competição entre o "pior" monstro das meninas ou dos meninos; E este ano já cantarm jingles. foi bárbaro!!! Desculpe ter saido do assunto do projeto, mas eu me sinto feliz com eles e quero compartilhar isto com vcs do projeto , tá bem. Em breve madarei fotos da turma e deste iníco de trabalho. beijo.
ola Vênera, assim que possível enviarei fotos do desenvolvimento das atividades deste ano. E estou providenciando relatos dos alunos das atividades do ano passado, que hoje ñ são meus alunos , mas gostaram da idéia de falar sobre o trabalho já realizado. Vou mandar fotos deles também. aguarde.Estou com problema no computador de casah, talvez fique difícil a nossa comunicação, já que vou depender do computador da escola, mas manteremos contato. Obrigado. Belmira.
12786 visualizações | 205 respostas Faça login para responder