Forum
Juliano Farias

Lilian, essa massa é feita com trigo e água.Estou realizando o projeto implantado no Estado de SP em 2004 "Alice no país das maravilhas", onde o objetivo é trabalhar as 4 linguagens, tendo como pano de fundo essa obra (filme), o primeiro estágio é artes visuais, criação do bicho esquisito....se quiser maiores detalhes meu email é juliano.arq@hotmail.com

ANDRE DIAS PIRES

Olá a todos. Esse tema vei bem a calhar para mim. Sou professor de artes visuais com experiencia no 3 e 4 ciclos (6 ao 9 ano). Nas minhas aulas procuro fazer com que o aluno compreenda melhor sua propria cultura e a cultura de outros povos e diferentes épocas através do estudo de imagens da arte e da cultura visual. Pois bem, mesmo com toda dificuldade do ensino publico (municipios do Rio e Caxias) tenho prazer em produzir minhas aulas. A novidade é que atualmente leciono artes na prefeitura de Niterói (onde moro) e não tive outra escolha a não ser pegar os 1 e 2 ciclos (1 a 5 ano).

Com os promeiros ciclos Tenho 18 turmas com uma aula 45 minutos por semana. Sem sala de artes apropriada.

Questiono: Como fazer com que tenham experiencias sensoriais com diversos, usando tinta ou argila nessas condições? tenho muita insegurança quanto a isso.

Eu poderia abordar na educação infantil temas e imagens da cultura visual (figurinhas, tv, propagandas...) com objetivo de desenvolver compreenção critica? ou é impossivel e inadequado?

Estou me perguntando isso e muito mais atualmente e o que encontro são salas de aula onde não se pode falar pois a falta de noção de convivio é muito grande e ao mesmo tempo enxergo a vontade de fazer coisas com materiais, aprender tecnicas e usar a criatividade dessas crianças.  

Julmara Goulart Sefstrom