Forum
Marileusa De Oliveira Reducino
Bê, A opção de trabalhar com projeto de ensino requer um tempo maior do que os 50 minutos de cada aula de Artes, além do que, não acreditamos nas aulas de Artes “parceladas”, ou seja, em cada bimestre um enfoque, uma técnica, um movimento, um artista, isso a nosso ver torna o ensino estanque, compartimentado. Para se ter uma idéia do que estou referindo, retomemos à carga horária de nossa disciplina que é em média 40 horas/aulas/anuais de Artes. Nesse sentido, acho que concorda comigo, de que não dá para fazer de conta, não é mesmo? E é aí que entra o princípio rizomático, está lembrada? “Sistema que vai se conectando automaticamente. Cria um determinado modo de leitura e se expande em direções móveis.” Por isso é que, trabalhar durante um ano com uma proposta como essa, desenvolvida com os 3º anos do II Ciclo, é proporcionar momentos de discussões, descobertas, pesquisas e incursões por caminhos muitas vezes inusitados, pois o professor enquanto propositor não fecha sua proposição com ações pré-estabelecidas. E é esse movimento que mantêm o “pique” da garotada. É quando a sala de aula se transforma em um ateliê de criação, motivação, troca e parceria. É quando permitimos as expressões individuais e propomos também a coletiva. Lembrando que a escola tem também o papel de tentar trabalhar as individualidades respeitando e trocando com o próximo, já que o mundo contemporâneo tem se mostrado tão individualista onde o outro passa a ser apenas o outro, sem sentimentos ou prioridades. De um ateliê espera-se a surpresa, o resultado, a “obra”, e no caso da culminância do trabalhos dos meninos do 3º Anos temos o grande mosaico que foi elaborado e construído coletivamente em 3 meses, mas que para chegarmos a esse resultado, percorremos diferentes artistas e movimentos dentro da História da Arte, pesquisamos sobre diferentes artesãos que trabalham e ou trabalharam com mosaico em seu tempo e contexto histórico e desse ponto buscamos a diferença entre artesanato e arte, exercitamos a leitura de imagens dentre outros exercícios e descobertas durante o ano letivo de 2005. Por isso Bê é que não dá para ser um trabalho de menor duração, e quanto ao envolvimento dos alunos, tenho certeza de que a imagem final é a resposta para sua pergunta. Nesse sentido, é que defendemos as aulas de Artes com o desenvolvimento de uma proposta anual aberta, pois como disse acima, a proposta tem o princípio rizomático. Conforme vão “estalando” as necessidades e as curiosidades, enveredamos por mais uma raiz e mais outra e mais outra. Mas certamente todo esse processo resulta em um registro físico, visual, estético que possa marca o espaço escolar, permitindo, dessa forma, a finalização do trabalho perante as relações/reações do público/apreciador, a princípio a comunidade escolar. Para que se possa compreender melhor sobre o que acreditamos e tentamos realizar, trago um parágrafo da dissertação de Soraia Lelis, parceira de idéias e trabalho: “Os projetos são procedimentos metodológicos de média ou longa duração, que envolvem pesquisas e produções de idéias durante meses e até o ano inteiro, favorecendo a criação de estratégias de organização de conteúdos/conhecimentos escolares e a sua transformação em informações procedentes dos diferentes saberes disciplinares, revertidas em conhecimento/interesse próprio. São completamente diferentes do trabalho a partir de temas geradores, onde se elege um tema que se espera funcione como motivador para uma série de atividades sem ligação estrutural entre si – aqui os temas são eleitos por argumentação e não votação majoritária” (LELIS, p.99, 2004) Espero ter sanado um pouco sua curiosidade, confira mais um pouco do trabalho, só para dar água na boca. (percebeu minha vibração, não é?) HIIIIUUUUPPPPPIIIIIII!!!!!!!!!!! Beijinhos Marileusa
Beloní Cacique Braga
Marileusa Ao ver a aimagem me deu vontade de mergulhar.... O relato vem contribuir muito para as nossas conversas. Convidamos a Soraia a participar também. Gostei da "palhinha do texto dela. Se você tiver um tempinho depois deixe um relato sobre a pasta e os registros dos alunos. Estou com saudades de você ... Abraços Belô
Beloní Cacique Braga
Robson Qual é areferência para eu ter acesso ao diário da Frida? E como foi essa semana de aula? Dê notícias. Beloní
Robson Petronio Fernandes Alves
Olá, Beloní. Desculpe-me pelo sumiço, mas como carioca já estava me concentrando para o carnaval...rsrs. As aulas só recomeçarão na segunda semana de março, depois da semana de planejamento. Estou adorando esse fórum. Vou essa semana pra pertinho de vcs. Belo Horizonte e Ouro Pretíssimo. Abriu uma nova exposição aqui no Rio sobre Arte e Erotismo, um tema que também interessou muito uma das turmas. Idéias estão a mil, vontade de trabalhar também, mas AGORA é CARNAVAL... Fiquei super-hiper interessado de conhecer essa turma de Uberlândia, hein. Nossa, como fiquei informal nesse fórum! Um abração, Marileusa, muito obrigado pelo escambo. Também trabalhei com mural com algumas turmas em Mariana, e foi super bacana. Fizemos fachada da Igreja da Sé com caixinhas de fósforos personalizadas. Ficou show de bola. Bom carnaval. Abraço em todos. Pierrô
Beloní Cacique Braga
Robson Você é mesmo privilegiado, heim!! Ficar de folga até a 2ª semana de março.Se você tiver foto do trabalho com caixas de fósforo envia pra gente. Prometo que daremos sossego a você no carnaval, mas logo que passar a folia vem pular aqui no fórum. Temos muitas inquietações e quando partilhamos com os colegas parace que as coisas desenrolam um pouco. Quero conhecer o diário da Frida que você disse. Com faço? Será que a turma dos premiados também está pulando carnaval? Alguns sumiram desde o novembro passado. O que será que houve?Sabemos que tem gente na escuta e não registra. Vamos lá pessoal temos muito trabalho pela frente...refgistre suas idéias. Abraços a todos Beloní
Beloní Cacique Braga
Ei pessoal, gostaria de compartilhar o trabalho com desenho geométrico que estamos desenvolvendo com a 7ª série. Estamos buscando uma técnica mista que venha dar mais densidade às imagens e elas serão geradoras de novas propostas. A imagem que envio foi feita em sulfite à lapis, colocada dentro de um plástico e agora recebe a tinta (Windows color 3D) que é adesiva. Então poderemos retirar do plástico e transportá-la para outros espaços . Provavelmente um grande painel ou no vidros da entrada da escola. A meninada curte muito. Esta tinta é comercializada em caixas de 6 cores e rende bastante. vale a pena a experiência. Se vocês tiverem idéias geradas desse processo enviem pra gente. Abraços Beloní
Beloní Cacique Braga
Ei gente Tem mais uma imagem... Pena que não dá pra enviar muitas. Isso demoooorra... Abraços Belô
Paula Cristiane Machado Da Silva Santana
Adorei a idéia da professora Teresinha. Leciono na Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Pinhal, int de SP. No sabado de carnaval fomos convocados como todo ano para participar da festa carnavalesca da cidade juntamente com os alunos. Saimos as 16:30h, o tema do meu bloco foi Mascotes das Copas. Como nao tivemos tempo hábil pra fazermos um projeto, ja que os proprios alunos ficaram uma semana inteira confeccionando suas fantasias e tambem nao sou adepta a praticas jogadas, fiquei de fazer um projeto ao termino do carnaval. Entao foi quando acessei e dei de cara com o projeto da professora. Adorei. Parabens. unirei nossas ideias.bjus.Paula
Paula Cristiane Machado Da Silva Santana
Logo estarei compartilhando um projeto sobre o pintor Pieter Brueguel, sobre brinquedos e brincadeiras. Acredito que sera uma boa deixa para o folclore. Estou apostando nele.
Beloní Cacique Braga
Paula, Seja bem-vinda a este espaço gostoso de troca de idéias.Foi muito interessante você ter se encontrado na fala da Terezinha. É exatamente isso que queremos, compartilhar e escerevr nossos percussos e nos descobrirmos a cada dia. Temos um extenso território com múltiplas práticas pedagógicas e concepções de arte e seu ensino. Apostamos nesta proposta. E esperamos você ansiosos para conhecer seu projeto. Por falar nisso, você conhece o livro "brinquedos e brincadeiras " da Editora Moderna? Abraços saltitantes Beloní
Eliane De Fátima Vieira Tinoco
Teste!!! vamos ver se saio do limbo!!!
Marileusa De Oliveira Reducino
E aí Eliane, saiu ou não saiu do limbo, EHEHEHEHEEH! Abraços suvaqueiros Marileusa
Beloní Cacique Braga
Eliane e Marileusa Será que dá pra resolver logo esse negócio de "limbo". Que isso???? Pessoal Achei bom o feriado, mas é uma pena ter caído nos dias das minhas aulas. Não tenho muito para contar. Mas saibam que estou entusiasmada com nossas conversas. Enviei email para vários professores do mural. Estamos esperando a participação deles. Segue um texto sobre o nosso famosso "tempo". Leia, vale a pena! Abraços Beloní
Eliane de Fátima Vieira Tinoco
Olá pessoal!!! Beloni, Eu sou um tanto burrinha quando o assunto é internet. Estava escrevendo e não consegui ver o que tinha escrito simplesmente porque não conseguia virar a página, pode? Por isso estava achando que estava no limbo... Eu juro que vou melhorar.... Estou adorando tudo o que está acontecendo nesse fórum. Roseli, entrei em outros fóruns e acho que em algum momento seria interessante publicar o que está sendo discutido. Talvez no Boletim, tirar algumas falas que estão nos fóruns até para incentivar pessoas a entrarem. Pensei em algo assim "O site da Rede Arte na Escola abriga alguns fóruns de discussão que estão a todo o vapor. Entre e participe! Vai aqui uma pequena amostra das conversas entre professores:" E aí colocar alguns trechos. Passe a idéia para a Silvana, acho que vai ser legal. Abraços; Eliane
Beloní Cacique Braga
Eliane Já que você está se resolvendo segue uma piadinha em quadrinhos, só para não desanimar. Roseli, Gostei da idéia da Eliane. Vamos encrementar... Ah., a piadinha serve para todos nós viu moçada!!! Abraços Beloní
16700 visualizações | 208 respostas Faça login para responder