Forum
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, é importante sabermos de outros projetos também, trabalhar com amor é assim mesmo, a gente se envolve em corpo e alma, de forma que tudo corre em perfeita harmonia. Posso perceber que seu trabalho realmente tem a participação dos alunos, compromisso e a questão de se estabelecer um relacionamento entre o grupo, faz com que o trabalho flua naturalmente. Quando os alunos percebem que se tem um objetivo e que para isso exige a participação e empenho, e que no final do processo, terá um produto final, refletindo o aprendizado, o trabalho torna-se prazeroso e gratificante. Este é o caminho de se trabalhar a Arte. Sabemos que ler uma imagem nos leva a caminhos de leitura e aprendizado e quando nossos alunos podem compreender a Arte como linguagem, eles são muito criativos. Estou aguardando suas fotos, ok? Tente scanear, procure os NRTEs de sua região, eles poderão ajudá-la.beijos
Jorge Fernandes De Oliveria
Olá, sou da DE de Osasco e trabalho no Ceneart. Estamos gostando muito deste projeto. A pasta arte br é muito rica em conteúdo. Até a proxima VC. PS: em anexo a foto da galera que participou da VC em Osasco. .............................~.~././........................... ............................(@.@)............................ ..... ======oOOo=(_)=oOOo=======l ......|........Ps: Em anexo está a foto.......| ......|..... da galerinha que participou.....| ......|............da VC em Osasco............... | ......|...........Um abraço a todos...............| ......============== Oooo =======| .................ooo0..............(........).................. .................(.......)..............)...../.................... .......................(..............(__./..................... ....................__).........................................
Elizabete Lucas Machado
Bom dia Jorge, o sorriso tão gostoso dessa nossa colega, revela a alegria e a esperança na educação, nas alternativas e tentativas de realizarmos um trabalho mais eficiente. Ficamos felizes em saber que vocês, estão participando e gostando do material Arte br. Nós aqui do Arte na Escola, também estamos em sala de aula e usamos com todo o gás esse material, e sabe de uma coisa... funciona mesmo. Claro como já falamos acima, ele é o ponto de partida, um apoio para estimular sua criatividade e resgatar as experiências suas e de seus alunos. Misture as pranchas, com as imagens externas que mais lhe convier, com os temas mais interessantes, atuais ou não. Este material gera momentos para muita discussão e reflexão em sala de aula. O momento da leitura até a conclusão são muito importantes. Mesmo quando o aluno deu por concluído seu trabalho já com a exposição, você retorna a uma nova observação e eleitura dos trabalhos dos próprios alunos resgatando novos elementos que não foram pensados, enxergados no início. Não posso deixar de pedir para que você e seu grupo de colegas relatem, para todos os outros arte-educadores, suas experiências e nos mostrem seus trabalhos. Vocês tem muito a nos dizer. Aqui nesse mesmo site do lado esquerdo tem o link Sala de Aula e em seguida, Galeria dos Alunos, faça o seu relato e nos mostre os resultados, mostre os trabalhos de seus alunos, e mais, vá também, em Sala de Aula em Relato de Experiências e nos conte, detalhadamente, tudo.... Continuem trilhando esse caminho, já está valendo a pena. Abraços. Obs: Gostaria de dar uma sugestão de leitura, para aquele horário gostoso e ocioso (para alguns) das 00:00 às 6:00 h da manhã. Do lado esquerdo do site temos Livros e lá algumas informações sobre, alguns títulos da área. O Olhar em Construção. Autora: Anamelia Bueno Buoro. Editora: Cortez Editora , ele ajuda muito a entendermos o passo-a-passo dessa proposta de leitura de obras. Caso não tenha lido, é um ótimo material.
Eliana Tumolo Dias Leite
Olá Jorge e arte educadores de Osasco. Que sorriso contagiante! com todo este entusiasmo, nós do Arte na Escola esperamos receber em breve os relatos de experiências de seus educadores com a utilização do material da pasta artebr, com certeza muita rica, principalmente porque nos conduz a novas conexões com outras linguagens da arte. Gostaríamos todos de compartilhar essas experiências e poder contribuir e aprender mais e mais... Como nossa colega já escreveu, não deixem de publicar na sala de aula e trabalhos dos alunos, para que possamos conhecer os projetos de sua DE, e claro trocarmos idéias aqui no fórum, ok? O livro também indicado por ela é realmente maravilhoso! Eu também utilizo estas pranchas em sala de aula, tenho tido ótimos resultados, meus alunos ficam maravilhados quando descrevem as obras e conseguem perceber o quanto uma obra tem a dizer... A arte que conta a história... o que percebem ... o que vê...São caminhos de entrada na obra para entender a arte como um texto alí posto e cheio de sentidos, nada está ali por acaso, tudo tem um por quê, depois a reflexão dessa linguagem enquanto expressão de uma época, de uma história, de sentidos... motiva-os ao fazer artísitico já com um outro olhar. Formar alunos leitores de mundo através de leitura de imagens com contextos diversificados é prezeroso, principalmente quando vemos o resultado final dos trabalhos de nossos alunos. Estamos aguardando vocês aí da DE de Osasco com toda essa garra e animação.
Vênera A. Martins De Matos
Olá Jorge. Que legal que vocês estão conosco. Como minhas colegas tutoras já colocaram, vai ser super legal se vocês publicarem seus projetos para que assim nós possamos trocar experiências. Todas nós estamos em sala de aula e trabalhamos com o material artebr. As possibilidades são enormes.... a pasta é um estímulo para que possamos ir além, com pesquisa e trocas. Estaremos aqui plugadas para trocar com vocês . Sempre que tiverem material como já disseram minhas colegas : publique, pois assim podemos compartilhar com todos os educadores novas idéias e crescermos juntos em direção a uma arte mais efetiva e que leva ao aluno a uma reflexão de mundo. Esperamos seu retorno. Um grande abraço
Regina Celi Bizarro
Olá caros colegas! Sou Regina Bizarro, professora de uma escola municipal do Rio de Janeiro e estou muito satisfeita de participar deste Fórum e do trabalho que o Arte na Escola desenvolve. Infelizmente, ainda, não participei de trabalhos em comum, que este site proporciona à todos nós professores e alunos. Espero ter mais oportunidade de participar deste Fórum e parabenizo a cidade de SP onde tenho uma colega, mais precisamente, na cidade de Pereira Barreto, que me passa algumas atividades que ela, como professora de rede Estadual, participa com sua escola. Agradeço imensamente a oportunidade de estar aqui. Abraços à todos.
Elizabete Lucas Machado
Boa noite Regina, estamos muito contentes com sua participação neste fórum e do Arte na Escola. Nossa intenção é abranger um número cada vez maior de arte-educadores, que tenham como perspectiva, o seu desenvolvimento profissional e de seus alunos. O Arte na Escola acredita e investe nessas pessoas que procuram novas maneiras de compreender e trabalhar com o ensino da Arte. Como você! Não sei se você já tomou contato com o material Arte br, foco discutido aqui no fórum. Mas caso tenha a oportunidade, você e seus colegas ficarão maravilhados com as qualidades físicas, técnicas e reflexiva do material. Ele apresenta, de uma maneira ampla, mas sistemática possibilidades de trabalhos em sala de aula, através da leitura de imagens, e dicas de atividades, que mediante suas experiências e de seus alunos, podem criar corpo e se tornar um grande projeto interdisciplinar com enfoque artístico, abrangendo temas atuais e importantes. Entre no link midiateca, do lado esquerdo do site e vá até arte br, dê uma lida nos cadernos, veja as imagens. Tenho certeza de que irá adorar o material. Contiue entrando em contato, será um prazer trocar idéias. Abraços
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Eliana, olá tudo bem? Iniciamos hoje em duas classe questionamento sobre as obras, foi muito bom !!!!! Numa turma nós usamos espelhos e unimos os temas: Espelho no espelho e de todos um pouco, Foi lido paraa classe o texto sobre ser vidente e visível e chegamos na reflexão das nossas origens .Fizemos uma leitura detalhada e importante das obras, chegamos na conclusão de : respostas comprovada e hipóteses; cada aluno se olhou no espelhoue destacou o que achava mais bonito no seu própio rosto. E olha que bárbaro , cada turma teve um percurso diferente; Uma fez esta reflexão com o espelho; outra nós começamos uma colagem musical , que a partir da obra dos bonecos de Miriti , dança nós chegamos na música de cada um, neste momento e vamos juntar trechos de cada um e formar uma música só , as equipes já estavam prontas e eles vão apresentar n a3ª feira - uma aluna fotografou com o celular , vai me mandar po email e eu vou enviar pra vcs - Elizabete, Vênera e Maria Rosa também , tá!Vcs vão ver a truma trabalhando na sala de aula, na colegem musical. Aguardem . Já que nós estamos trabalhando agora e tem a oportunidade do forum acho interessante, compartilhar isso com vcs, e se vcs tiverem dúvidas ou sugestões será uma experiência ímpar, de registro e troca de experi~encia simultâneas. Pensei que se vcs quiserem podem nos visitar , pra ver e sentir estas emoções de perto , é só combinar, Beijo. Belmira.
Maria Rosa , olá. relatei este início de trabalho para a Eliana, que gostaria que vc lesse tambem . Estamos planejando realizar uma atividade individual - Xilogravura , uma em equipe e falar um pouco sobre Matisse com as obras relacionads á dança. Estamos refletindo ainda , mas por enquanto o percurso foi muito bom. Mandarei notícias. Beijo.
Vênera, fotografamos as atividades realizada hoje,assim queeu receber em emil, envio pra vc. Fica o convite pra vcs virem ver as atividade de perto, Nós conversamos inclusive sobre o que é VC.Os alunosa estâo muito empolgados com o trabalho. E os temas estão surgindo. Até breve. beijo.
ELIZABETE olá, as reflexões e questões feitas até agora foram muito importantes. As fotos da placa verde ,foram bem exploradase conforme os alunos questionam, mais perguntas e detalhes surgem. destas fotos com as pessoas na fila , nós representamos na frente da sala ( eu e um aluno) tentando imitar a foto, procurando saber o que as pessoas estavam fazendo, que as filas das duas fotos tem sentido social diferentes... Enfim foi muito interssante. Mandaei fotos. beijo.
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá Belmira, tudo bem? Gostei muito do relato que você me enviou.Deu para ter uma idéia do quanto você e seus alunos estão vibrando trabalhar com o material artebr !!! Que bom! também li o relato que você fez para a Eliana, o início da atividade com as pranchas espelho no espelho.Vou acompanhar seus relatos desse trabalho que está iniciando para trocar idéias e se você quiser algumas sugestões de possibilidades de se aprofundar um tema tão sutil e ao mesmo tempo tão inerente ao ser hmano interessante, instigantecomo é o do espellho no espelho, pois tratar de nossos desejos, sonhos ou formas de "ser" individualmente e no coletivo, se perceber através do "outro" é algo muito interessante, instigante!Sucesso no seu trabalho e vamos continuar a manter contato .Beijos !
Olá Jorge tudo bem? Muito simpático da sua parte nos enviar a foto da galera na vc com o material nas mãos e um sorriso no rosto, a idéia de iniciar um contato conosco pela linguagem da imagem foi bem legal!!, valeu! aguardo seu contato, um grande abraço a você e toda a galera da telinha!Beijos...
Olá Regina, seja bem vinda a participar aqui do forum. É sempre muito bom ampliarmos nossa prática como arte-educadores, estamos sempre a buscar novidades, invenções, formas de abordagens da "Arte" para melhor atuarmos em sala de aula.Tenho certeza que você vai encontrar diversas possibilidades com o material artebr,a participação do forum e outras conexões que poderão ser realizadas.Vamos aprender juntos para ensinar cada vez melhor!Um grande abraço, aguardamos seu contato!
Vênera A. Martins De Matos
Olá Regina, seja bem vinda ao noso fórum. Como já disse a Bete, seria interessante você entrar em contato com o material do artebr. Caso você não consiga a pasta, siga o caminho que a Bete propôs. O material artebr é incrível,. É um material de pesquisa do educador que permite dialogar com diversos outros materiais, porpondo atividades e uma sistmatização de leitura de imagens. Estaremos aqui conectadas para esclarecer e trocar idéias sobre o material. Caso você tenha projetos, envie-nos. Gostaríamos de conhecer o seu trabalho. Existe um espaço dentro do site do arte na escola onde você poderá divulgar seu trabalho. Estaremos aqui para podermos trocar informações, sugestões e idéias. Seja muito bem vinda.. esperamos por você. Abraço
12796 visualizações | 205 respostas Faça login para responder