Forum
Ellen De Lourdes Peliciari
Amaury,

Primeiramente quero agradecer o contato para que eu participe mais uma vez do Prêmio Arte na Escola Cidadã no qual já efetuei minha inscrição no dia 19/05/2013. Aproveitando a oportunidade quero lhe informar que ainda não recebi meu certificado de participação do XIII Prêmio Arte na Escola cidadã. Já envie por três vezes meu endereço a pedido do Sr. Felipe, mas acho que falta alguém em casa para recebê-lo. Caso o mesmo tenha voltado novamente peço que mandem para o endereço da casa de minha mãe na cidade de Franca-Sp pois lá estarei em Julho e posso pegá-lo. O endereço é Rua Antonio Garcia Capel, nº 35 - centro - Franca-Sp - Cep: 14 400-459. Obrigado!

DANIELLE LEMOS

Percebi que ao terminar a inscrição faltou o ultimo paragrafo do relato no qual concluía a redação.

Existe a possibilidade de eu alterar a inscrição e acrescentar a conclusão?

Serei prejudicada por isso?

Renata Ribeiro Cé
Amaury Costa Brito escreveu:
Luciana Nogueira Souto escreveu:
Viviane De Almeida Ferreira escreveu:
Boa tarde,

Trabalhos que foram vencedores de outros prêmios podem concorrer?
Obrigada

Boa tarde!

Já fiz inscrição em outras edições arte na escola, e gostaria muito que o meu trabalho e de meus alunos fossem comtemplados um dia. Percebo que fico perdida em colocar minhas ações... Acho este prêmio um incentivo ernorme para nós professores de arte. Pois em minha região a arte é um conteudo não muito reconhecido e nós professores somos visto como querbra galho. Mas mesmo assim não desanimo e me sinto a cada dia melhor para criar e estudar arte com meus alunos. Peço desculpas pelo desabafo.
Att. Luciana Souto

Tudo bem Luciana?

Por incrivel que pareça ,nem sempre é tao tranquilo assim!!!! Uma coisa é falar...outra é escrever...são formas diferentes de organizarmos o pensamento.Mas vamos lá

Como sugestão : Sempre que penso ...penso  em algo  e  no caso de uma ação ,penso  para quem  eu vou me dirigir com esta ação....
EX:  Acredito que será muito bom que os alunos saibam pintar  ....mas por que????...Por que assim ,eles talvez percebam como no dia a dia DE CADA UM  , existe muita cor.....( este é meu pensamento como professor ,cheio de reticências , que como dúvidas me apresentam a questão. A partir disto me motivo e parto para a ação!!!) O relato pode começar assim:

APRESENTAÇÂO:
Trabalho como professor  de artes na escola".........."  sou responsável por uma turma de "x" alunos.  Pensei em trabalhar com esta turma , os conteúdos da pintura ,pois  de acordo com a faixa etária e a maneira como eles são curiosos ,acho que seria muito bom que eles descobrissem como o mundo que eles vivem é colorido e de que maneira ,as cores aparecem no mundo.
Para ter certeza de que esta seria uma boa idéia ,consultei os parâmetros educativos....correspondentes aos meus alunos,conversei com a turma sobre o assunto e depois disso começamos a nos organizar para conseguir atingir os objetivos.

Desenvolvimento:

Inicialmente ,precisei organizar e planejar quanto tempo levaria para que este projeto acontecesse ,pois tenho "X"aulas por semana ,com uma carga horária "Y"  e como  as atividades são,(  aqui vc descreve o que pensou ,passo a passo) ....
 Assim que os alunos tiveram contato com as tintas  ,eles reagiram.......(descreva a reação ....) ,apresentei então alguns artistas que não utilizam cores em suas obras e perguntei....(cite as perguntas que faria ) e em seguida apresentei artistas que utilizam muitas cores.....depois disto sentamos todos juntos, e conversamos sobre o que viram e o que mais lhes chamou a atenção ( cada aluno pode trazer informações ,e isto deve ser relatado) ao final desta aula pedi que trouxessem para a próxima aula, informações sobre as cores que encontram no caminho ,ou na casa onde moram ,a roupa de seus pais .....(Esta é a parte mais longa de seu relato ,pois além de descrever o que acontece vc deverá relatar as sensações mais importantes vividas por você e seus alunos ( o que aconteceu que você não havia previsto....que boas surpresas apareceram...qual o processo que  vc utilizou para que os alunos manuseassem o material.....como o trabalho de cada um foi recebido pelo grupo ...ou pelos professores de outras disciplinas....,o que foi importante e o quanto a sua ação motivou  a turma.... e assim por diante (seja sincera ,e uma dica é:  antes de sentar para escrever ,pegue uma folha de papel em branco e tente lembrar dos acontecimentos mais importantes , liste-as como uma lista do que vc vai precisar comprar ,"ops", contar. Isto ajuda a não perdermos o "fio da meada" ao nos empolgarmos em relatar o que acontece na experiência em sala de aula.)
Conclusão
Após ter vivido esta experiência com meus alunos comprovo que antes,alguns , não sabiam que......e passaram a saber que.....( você deve escrever sobre o que os alunos não sabiam e apartir destas aulas passaram a saber ,e como isto foi importante tanto,como conteúdo da disciplina , como  na vida  fora da escola ), o que aconteceu com você ,como professora ,como você chegou as conclusões que está relatando.
Escreva também sobre como isto afetou a escola ( caso tenha percebido isto ) ,demonstre finalmente o grande valor desta ação ,listando os benefícios de seu projeto e se precisar fale  como seria  o mundo, se as crianças, e os alunos não despertassem o olhar para as cores ,os sons ,os gestos....O mundo seria anestesiado?????!!!!!!!! Escreva sobre você , escreva sobre  o que você acredita e comprove que sem vocês ( vc e seus alunos) o mundo seria sem graça!!!!! Defenda sua idéia comprovada ,seja apaixonada e finalize seu relato.

OBS:AS PALAVRAS  apresentaçâo, desenvolvimento,e conclusâo ,NÃO PRECISAM APARECER, servem apenas para facilitar a escrita.Uma outra coisa :para cada um destes campos delimitados pelas palavras acima, vc pode determinar um numero "X" de linhas ,e assim vc vai escrevendo ,levando em consideração este parâmetro,isto ajuda na hora de escrever!!! Ex:Apresentação - 10 linhas,Desenvolvimento- aproximadamente 25 linhas,Conclusão- 15 linhas.

Espero que esta sugestão lhe ajude, mas lembre-se ,voce é livre para contar sua experiência
Esperamos sua  inscrição ,Boa Sorte!!!
AMAURY

Olá professor Amaury , mandei meu texto sem divisão de tópicos , ou seja, procurei abordar todos os itens solicitados no regulamento
 no desenvolvimento do meu texto, mas em um relato mais conciso . Será que será considerado errado por não ter dividido as etapas?

Ao ver seu exemplo fiquei chateada porque percebi que o meu ficou bem diferente, ficou bem mais compacto.

Renata Cé 

Rosana dos Santos Sobreiro
Olá, meu nome é Rosana. Gostaria de saber sobre a listagem dos projetos pré-selecionados. Será disponibilizada hoje mesmo? Um abraço!
Lidiane Cristina Loiola Souza
Elke Vieira Prado
Eu fiz a inscrição do Prêmio e não recebi nenhuma informação até o momento. Gostaria de saber um pouco mais.Aguardo retorno. Atenciosamente, Elke Vieira
Flávia Costa
Olá Amaury.

Ainda n recebi a prancha de Nuno Ramos. Já foi enviada?

Vilma De Souza
Bom dia

Fui selecionada para a segunda fase do XIV Prêmio Arte na Escola. Estou muito feliz e agradecida. 

Porém não estou localizando a ficha de inscrição para imprimir, pois quando preenchi a mesma a minha impressora estava inoperante.  

Como posso resolver?

Desde já muito obrigada pela atenção.

Vilma

Priscila Fumiko De Carvalho Okino
Também fui selecionada e fiquei muito feliz!!!!

Já pensei em participar de outras edições do prêmio, mas não parei e me organizei para tal. Desta vez o texto fluiu.

O bom de ser selecionada é ter a confirmação de que seu caminho não é solitário. de que há mais pessoas pensando o ensino de arte de maneira próxima a sua.

Agora quero montar meu portifólio com dedicação e carinho.

Vocês vão colocar dicas de como estruturar o portifólio? As dicas para o relato foram muito importantes na minha escrita.

Um abraço,

Priscila Okino

Valéria Batista Pereira Gomes

Caros amigos,

Como meu trabalho foi pré selecionado e estou preparando a documentação necessária, preciso de um esclarecimento quanto ao envio dos trabalhos dos alunos, já que foram várias as etapas desta minha experiência educativa. Há algum limite, pois das outras vezes, eu enviei vários? Agradeço antecipadamente e aguardo uma devolutiva.

Att: Valéria Gomes

Vilma De Souza
Bom dia.

sobre a impressão da minha inscrição já esta solucionada.

Grata

Vilma

Leide Jane M. Vasconcelos
Olá,

sou uma das participantes que foram selecionadas para a segunda fase na qual, segundo o regulamento, para minha participação dessa segunda fase será necessário imprimir a ficha de inscrição. Acontece que quando coloco o meu CPF vem uma notificação de erro. Não sei o que fazer.

Janete Xavier Da Silva
Thiago Zanotti Pancieri escreveu:
Olá colegas arte educadores! 

Fui vencedor do XII Prêmio Arte na Escola Cidadã e no XIII fui da comissão de seleção, e acredito que o que valoriza muito um projeto é uma escrita que além da coerência,  transmita toda a emoção, motivação e conquistas proporcionadas por meio das ações geradas pelo projeto. Relatem todo o processo de forma fidedigna, mas não se esqueçam de colocar aquela pitada de carinho que vem com aquela sensação de que quando você chegou ao final do processo e viu os resultados, veio aquele respiro aliviado e a percepção de que tudo valeu a pena!

Sucesso a todos, e acredito que todos aqueles que tem a iniciativa de se inscrever é porque de fato realizaram um trabalho de arte educação diferenciado, portanto, inscrevam-se e lembre-se sempre registrem seus trabalhos, pois eles são valiosos! Qualquer educador que tem iniciativa já é um vencedor. Ser educador, arte-educador, professor já é um prêmio!

Bom dia, Thiago! Que ótimo você ter ganho o XII prêmio e além disso ter o previlégio de fazer parte da comissão, acredito que do prêmio posterior.

Estou iniciando meu portfólio e estou muito receosa. Estou com medo de exceder nas palavras e por poucas imagens, já que só pode ser 20 folhas. Minha vontade é expor algumas imagens de acordo como foi desenvolvido o trabalho e as outras enviar em slide ou fotos reveladas. Claro que também estou preocupada de escrever muito em vez de colocar mais imagens. Pode me orientar?

Grata!!!

Maria Virgínia Rietra Marzano
Olá,

Estou organizando meu portfólio e estou com dúvidas sobre o tamanho e formato.

Pensei em fazer uma apresentação de slides em formato .swf, onde poderia incluir fotos, audio e video.

No entanto, nesta apresentação eu teria mais que 20 slides. 

Gostaria de obter mais informações e ajuda. Obrigada,

Maria Virgínia Rietra Marzano

Amaury Costa Brito

Portfólio.

Quando pensamos em montar um portfólio ,devemos ter em mente ,qual a razão de nos dedicarmos a este trabalho.De qualquer maneira, este é um recurso que geralmente utilizamos para registrar e  organizar as idéias ,expor a terceiros o desenvolvimento de um projeto ou como num diário ter algo representativo em nossas mãos.

Um portfólio deve conter ações e conceitos de arte ,a relação professor e aluno procura de forma geral ,trazer “à tona” o movimento criativo e o envolvimento de todos no processo de aprendizado. Cada turma é uma turma e dependendo do grau de interação fica claro a especificidade da experiência tornando este documento ,um documento autoral.

Para efeito de orientação e não como um modelo é preciso na organização considerarmos alguns pontos:

- É um documento que dá forma a uma experiência vivida ,e esta forma leva em conta o meio utilizado ,que pode ser através de um texto escrito e ou a edição de imagens.No caso em questão tanto o texto quanto as imagens devem deixar claro que na experiência havia um “fio condutor”(começo,meio e fim)

-Sempre que vivemos ,temos elementos concretos com o que nos deparamos e estes devem ser relatados de forma objetiva ,mas temos também uma relação pessoal com tudo isso ,esta é a parte subjetiva contida em toda experiência humana .Num texto é importante que isto apareça ,pode ser na forma de comentário ou na maneira como definimos que uma imagem faça parte de uma sequência (curadoria).Às vezes fazemos bem,as vezes não!!! O importante é que façamos e  nos expressemos!!

Alguns pontos que devem constar obrigatoriamente:

.Destacar a bibliografia e  ou a pesquisa de referência utilizado como base para as ações desenvolvidas

.Currículo do professor

.O documento escrito(incluindo imagens ou não, no corpo do texto) deve respeitar o limite de até 20 páginas.Este relato não precisa ser impresso ,pode estar contido em um cd ,pen drive ou dvd ,assim como as imagens.

O material comprobatório, tanto pode ser físico(trabalho dos alunos) ou na forma de registro (fotos ,vídeos...)

.Obs: Quando enviar este material, confira:

Obrigatório: Um relato de até 20 páginas (contendo imagens ou não ), Material comprobatório ( físico ou na forma de registros como fotos ,vídeo e outros)

Opcional: Material anexo ou seja ,algum complemento que o professor julgue importante após ter garantido os itens acima descritos.

23578 visualizações | 47 respostas Faça login para responder