Forum
Adalberto Da Silva Mourao

Meu nome é Adalberto Mourão, estou cursando Pedagogia na Universidade do Amazonas, e nesse momento estudando Arte. Creio que a mùsica,como ciencia e arte, e integrada a educaçao, será colocada também na sala de aula como uma "nova" ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Agora 'como' e 'para que' é uma questão que se levanta na cabeça dos docentes. Creio que musica para ensinar seja o caminho para o nivel fundamental. Ensinar valores, principios, boas maneiras, usando os sons ja conhecidos dos alunos, e modificando a mensagem durante as aulas. As possibilidades do uso da música são enormes, assim como o numero de ritmos e forms musicais.

Eryka Dos Passos Hill
Olá! Meu nome é Eryka Hill! Sou formada em Música pela UFMT, e no momento sou professora da rede municipal de emsino da cidade de Cuiabá - MT. Este esta sendo meu primeiro ano de ensino na escola regular, e de cara estou encontrando muita falta de estrutura na escola, mas vejo q isso não é apenas um problema somente da minha cidade. Na questão de elaboração de conteudos para os anos do ensino fundamental, a rede municipal de educaçao de Cuiabá elaborarou uma matriz de referencia curricular para cada disciplina, tanto das diversas Artes como das outras àreas, mas são habilidades propostas q em certos anos é praticamente impossível se der aplicada, devido aos vários obstáculos q encontramos.Em conversa com vários amigos q estão na rede também, verifiquei que a maioria deles estão bem piores que eu, pois todos nós fomos efetivados como professores de música, por meio de concurso, mas o corpo técnico e pedagógico não aceitam trabalhar somente essa modalidade, problema esse q não encontrei em minha escola, mas esta situação está com a maioria dos professores. Agora questiono, qual o procedimento que devemos tomar para mudar a cultura do ensino de Artes de ser somente Visuais, para que a arte seja entendida em suas diversas modalidades Música, Dança, Teatro e Visuais?