Forum
Odacy De Oliveira Souza
Valdemir de Oliveira escreveu:

Oi Valdemir!

Sou Odacy de Oliveira professor de Arte e Coordenador do Núcleo de Arte Contemporânea do Instituto de Educação do Amazonas NAC - IEA. O NAC  é um projeto de Arte composto por estudantes de ensino médio que se encontram para ver/vivenciar arte por meio do estudo de obras contemporâneas brasileiras, utilizamos a  proposta triangular de Ana M. Barbosa. As aulas do NAC são espaços onde se aprofundam os conteúdos de Arte Contemporânea e suas manifestações, com experimentações e dança-teatro, vídeo, pintura corporal, instalações e principalmente a Performance Artística e o resultado é apresentado em âmbito escolar, em vias, espaços públicos e culturais da cidade de Manaus.   

Gostaria de contar minha experiência com Performance Artística no Ensino Médio a partir de algumas atividades desenvolvidas no decorrer dessas duas semanas

Para dar início as atividades de Arte no Instituto de Educação do Amazonas para novos estudantes foi desenvolvido um um plano de divulgação do NAC e do projeto de Música da escola. A ídéia aconteceu em três momentos: Divulgação Performática com a Performance Artística "Tambor & Movimento". A apresentação aconteceu nos corredores da escola, o professor ´de música Eriberto Barroncas tocava um grande tambor e eu, Odacy de Oliveira, desenvolvia movimentos ao som do instrumento de percussão, também estava caracterizado de  personagem urbana mas com pintura corporal da cintura para cima. Divulgação por Cartaz por toda escola e por´último Divulgação para o Corpo Docente e Administrativos intutulado de IEArte - nesta atividade foi apresentada  com os alunos participantes dos projetos no teatro da escola antecipadamente preparado para o evento que culminou com uma das performances artísticas produzida pelo NAC. Esta plano de divulgação está ainda acontecendo e já está dando resultados.

A performance arte é uma atividade sempre presente em minha prática de sala de aula ou não e traz bons resultados. Um braço Odacy.

Hirlândia Milon Neves

Olá Odacy!

Obrigado por sua participação e socialização de sua experiência.

Rosi Alves De Oliveira Cunha

Olá,

Sou coordenadora do Ensino Médio no estado e professora de arte na rede particular, com sinceridade ainda tenho muito o que aprender neste campo. Portanto estou gostando muito deste fórum, pois posso me interar dos acontecimentos e enrriquecer meus conhecimentos. Estou me sentindo um pouco perdida com esta nova proposta, não me resta muito tempo para me dedicar a ela,  a coordenação me toma muito ou quase todo o tempo. Se alguém estiver idéias novas me passem por favor....

Hirlândia Milon Neves
Prezados colegas

Infelizmente nosso tempo esgotou-se, mas gostaria de agradecer atodos que colaboraram com este tópico e espero que possamos continuar interagindo e crescendo juntos.

Luz e cor no coração de todos vocês.

Valdemir

Antes Arte do que tarde.

Mariana Almada Viana
Marília Nascimento Curvelo escreveu:

EIS UMA DAS PERFORMANCES NO PÁTIO DA ESCOLA!

DEU CERTO, ACONTECEU COM TURMAS DE OITAVA SÉRIE!

ABRAÇOS

MARIANA

Olá: Sou professora de Arte numa Escola Estadual de Ensino Médio, em Salvador, e ainda não ousei trabalhar com Arte performance. Mas, adoraria!!!! Minha formação é em Dança e sempre acho que fica  bem mais interessante qq projeto que envolva corporeidade, contemporaneidade, criatividade, imagens, movimento...

Enfim, fiquei interessada em ver as fotos que a colega disponibilizou, a Mariana: vc pode enviar para o meu email????

Se tiver também algum relato de experiência de algum professor com Arte performance, eu agradeço se me enviarem. É sempre bom conhecer o que os colegas fazem, quem sabe desperta o meu desejo de  aprofundar e, quem sabe, aplicar com os educandos em breve....

Um abraço,

Josiane Miranda
Valdemir de Oliveira escreveu:

Outras coisas pra pensarmos:

Ainda seguindo a idéia de que necessitamos de fundamentação penso se rinteressante os trechos a seguir:

(da transição do happening a body art)

"Em se tratando do meu corpo ou de algum outro, não tenho nemhum outro modo de conhecer o corpo humano senão vivendo-o.  Isso significa assumir total responsabilidade do drama que flui através de mim, e fundir-me com ele".

Merleau-Ponty

Arte da Performance - Jorge Glusberg, página 39

Até já!

Olá,sou nova nesse forum e encontrei esse site e estou adorando pra caramba, muito legal adoorei esse termo que vc usou ( Antes Arte do que tarde ) muito interessante.

8564 visualizações | 51 respostas Faça login para responder