Forum
Vênera A. Martins De Matos
Olá Belmira, estou ansiosa para ver as imagens dos trabalhos dos alunos. Muito legal perceber o quanto o material artebr está sendo utilizado por você. Isso nos deixa muito felizes. E também o quanto você está conseguindo ampliar através do material. Espero com muita curiosidade as imagens, e obrigada pelo convite.. Abraço
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira estou contente por você e seus alunos. Claro que se houver oportunidade certamente gostaríamos muito de poder visitá-los.Vejo que estão realmente se envolvendo com o arte br, e o melhor criando situações de aprendizagens. Achei muito legal a sugestão de se fazer uma música em várias mãos, esta música segue o tema do caderno? Como estão trabalhando letra, ritmo e melodia? Não esqueça de relatar o processo e a finalização se possível grave a apresentação final, seria interessante até para se ter o registro. Você seguiu as dicas de música que dialogam com esse tema no final do caderno de estudos ou partiu deles a criação. Quanto a Xilogravura é um material muito rico, com resultados surpreendentes, até porque a madeira escavada reproduz sutilmente as nuanças do claro e escuro. Conte-nos depois como foi este trabalho e os resultados. Desenhar com auxílio de um espelho é um trabalho legal, desenhar e se encontrar, se ver no espelho e representar sua imagem como pessoa é muito difícil, mas também graticicante,já fiz com meus alunos e é incrível como eles conseguem expressar-se, de como se vêem. eles adoram ver os resultados depois, veja o resultado no ppt que enviei. Belmira, do jeito que as coisas estão caminhando, ao final do semestre precisará escrever um livro com suas experiências com o art br...Vá em frente! estamos adorando sua participação.
Monica Kondziolková
Gente! Que delícia ler esse fórum e perceber a participação e engajamento de todos! Faz alguns dias que estou para postar essa mensagem e trazer uma informação importante, sobre a aquisição de pastas arte br. O Instituto Arte na Escola está se esfroçando para atender as solicitações. Para formalizar o pedido peço que aqueles que queiram receber a pasta arte br escrevam um e-mail para monica@artenaescola.org.br solicitando o material. Assim poderemos ter noção exata da quantidade da demanda e equacionar soluções que venham favorecer a todos de uma maneira justa.Estive com os ATPs de arte no dia 15 de setembro (durante capacitação promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) e todos troxeram suas solicitações. Até o dia 30 de setembro teremos uma posição e iremos comunicar neste Fórum e por e-mail a todos que nos escreverem. Peço mais um pouco de paciência para organizarmos isso. A manifestação de vocês é muito importante para registrarmos as demandas. Conto com vocês. Forte abraço e bom trabalho para todos!!!!
Valdete Dos Santos Costa
Gostaria de elaborar projetos dentro dos conteudos de arte , mas que contemplace ,disciplinas como historia, geografia, religião . Leciono em uma escola que o PPP, tem identidade africa e afro-brasileira. atividades realizadas antes da Lei 10.639. A escola tem o nome de Zumbi dos Palmares. Assim gostaria de novas idéias para desenvolver em um projeto. Obrigada Valdete
Valdete Dos Santos Costa
Gostaria de elaborar projetos dentro dos conteudos de arte , mas que contemplace ,disciplinas como historia, geografia, religião . Leciono em uma escola que o PPP, tem identidade africa e afro-brasileira. atividades realizadas antes da Lei 10.639. A escola tem o nome de Zumbi dos Palmares. Assim gostaria de novas idéias para desenvolver em um projeto. Obrigada Valdete
Eliana Tumolo Dias Leite
Cara VAldete, que legal você poder trabalhar com este tema junto a seus alunos. No arte br temos o caderno de estudos "Religião", onde aborda o tema e tem uma das obra da cultura afro-brasileira, de Rubem Valentim. Você também poderá consultar os sites www.pitoresco.com.br/brasil/prazeres/prazeres - nele há muita pesquisa feita com Heitor dos Prazeres, artista negro e que em suas obras retrata sua vivência e de seu povo, além de pintor compões músicas também vale a pena pesquisar. Há também a pintora "Djanira onde dibla os preconceitos usando talento para compor suas obras multicoloridas, sua pintura é extremamente brasileira e retrata o povo em suas festas , trabalho e religiosidade. Espero que possa iniciar sua pesquisa por ai, depois continuamos a nos escrever e nossas colegas tutoras também estarão dando outras dicas de pesquisa, ok?
Elizabete Lucas Machado
Olá Valdete, só complementando o que a tutora Eliane, respondeu. Nos informe onde fica sua escola. Você já tomou algum contato com o material arte br. Você tem idéia de que tópicos podem ser levantados para a discussão de um possível projeto interdisciplinar? Caso não tenha tido nenhum contato com o material, dê uma olhada no lado esquerdo do site – Midiateca – arte br. Você terá uma idéia desse fantástico material. Fale-nos de seus outros projetos e suas idéias. Esperamos contato. Abraços
Eliane Scaff
Boa tarde a todos. Estou gostando de participar deste fórum, no entanto, não participei de nenhum V.C e não sei bem como trabalhar com o arte.br, é no site http://www.revista.art.br, lá estarão as imagens para ser trabalhada? Bem, estou entrando agora e procurando entender o processo. Um grande abraço a todos. Eliane
Eliane, seja bem vinda ao nosso fórum. Primeiramente gostaria de saber se você possui o material artebr. Caso não mande um e-mail para monica@artenaescola.org.br, ela está cadastrando as escolas que ainda não receberam o material. O material propõe um caminho de leitura de obras com os seus doze passos, onde o professor a partir dele pode abranger uma obra de forma mais integral. O material tem doze cadernos com três imagens cada um separados por temas. Os cadernos tem algumas propostas de atividades, mas não fique presa a essas propostas, elas são um dos caminhos para iniciar. O material é para estimular a pesquisa, podendo dialogar com outros materiais. Nunca se esqueça de não perder o seu foco. A imagem não pode ilustrativa de um projeto ( aula), ela tem que ser trabalhada com uma leitura que busque descrição, análise e interpretação. A volta a imagem depois de um processo é sempre importante, e se possível ter relatos de alunos. Registre tudo, sempre, pois a escrita do seu projeto fortalece sua prática. Espero ter começado nosso papo. Se você já tiver o material, e tiver alguma dúvida pode nos escrever estaremos plugadas para trocarmos idéias. Um grande abraço.
Maisa C. De Araujo Manaresi
Oi pesoal, estou feliz em participar do Fórum e poder manter-me em comunicação constante com vocês. Sou Maisa, da D.E. de Assis e além de ter participado das videoconferências, estive em São Paulo, nas férias, participando de um curso sobre projetos - material Arte br. Foi muito bom e muito bom também, conhecer você Mônica e as gracinhas de tutoras Rosa e Vênera, a Tati sempre atenciosa e a Lucimara, muito especial. Espero muitas e muitas dicas. As três cajaseiras de Assis, Brígida, Gislene e eu, estamos sempre lembrando de vocês e das histórias da Vênera, que não sabemos contar como ela. Deixo um abraço a todas e até logo.
Elizabete Lucas Machado
Olá Maisa, sou a tutora Elizabete. Infelizmente, não tivemos a oportunidade de nos conhecermos pessoalmente, mas também estou envolvida com o projeto arte Br. Realmente, a Vênera me falou do grupo de vocês. –“Simpáticas, alegres e interessadas”. Espero a partir de hoje poder tomar contato com vocês e com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Relatem suas experiências e mostrem os trabalhos dos alunos em Galeria dos Alunos. Já está sendo um grande prazer conhecê-las. Abraços.
Janete A Partelli Ruzza
olá Monica, colegas Por aqui, o trabalho esta sendo desenvolvido com grande interesse, o material Artebr é de grande valor para um efetivo trabalho do ensino de arte na escola pública. Muitos de nossos alunos dependem desse material e de uma boa proposta de trabalho de um professor competente, uma vez que, seu contato com a História da arte se dará na própria escola devido a dificuldade encontrada em leva-los ao museu de arte. Desejo a todos "bons fluidos criativos" garantindo assim o registro POSITIVO de mais uma página de nossa trajetoria de professor arte-educador. Conto com a sensibilidade dos PATROCINADORES em ampliar o número de acesso (de pastas) a todos os professores não adormecidos. Não esqueça do meu pedido. Ja enviei a lista solicitada dos participantes na VC. Beijoca atp Janete/Jundiaí
Olá Maisa, como vcs. estão??? Estou com saudades. A sua turma foi muito especial e deixou saudades. Espero que o curso tenha ajudado vocês. Estou ansiosa para saber sobre os projetos desenvolvidos por vocês.Fico feliz em saber que sou lembrada, e que minhas histórias estão no coração de vcs. Foi realmente muito legal. E aí já colocaram " mãos na obra". Mande um super beijo para as meninas.Eu sei que vocs. estavam inscritas na VC, mas infelizmente não houve tempo de atendê-las, pois a procura foi grande. De qualquer forma ficamos muito contentes em saber que vcs. estão com a gente, preocupadas com o desenvolvimento integral do aluno. Ajudando nosso aluno a ter um olhar diferenciado para o mundo através do desenvolvimento da criatividade. Estamos aguardando seus projetos, para podermos trocar idéias.... Beijos a todas as meninas
Olá Janete. Que legal que vc. está aqui com a gente. Estaremos aqui plugadas esperando os seus projetos para podermos trocar idéias. É muito bom saber que o material está sendo importante na prática do professor. Ele realmente é muito rico, com muitas possibiidades, inclusive de dialogar com outros mateiais.Ele realmente é um materal de pesquisa. Procure registrar tudo. Inclusive com relatos dos alunos. Isto é muito importante , pois assim nós teremos noção de como o material esta chegando até ele. Mande-nos seus depoimentos, estaremos esperando ansiosas para saber como é que você está desenvolvendo seus projetos. Abraços
Clair Maria Roccia
Oi, sou Clair , professora de arte na E.E. Dom Aniger D.E Piracicaba e coordenadora do noturno na E.E. Manasses , da mesma diretoria, estou gostando muito desse forum, pois vi que algumas duvidas que eu tinha era a mesma de algumas colegas, que aqui relataram, como por exemplo, em relação ao material, que nas escolas em que trabalho não tem, mas eu emprestei uma pasta da ATP Lucia, em relação as imagens se poderia trabalhar com mais imagens além daquelas que tem na pasta. Acredito que este momento esta sendo muito importante para nós, professoras de arte, pois muitas vezes é dificil termos um momento para troca de experiencias e ideias, pois na escola há somente um profesor de arte, ou então o professor não participa de htpc na escola. Valeu!!! Ps. antes da VC estava trabalhando a releitura de Guernica de Picasso, a leitura formal e informal e agora gostaria de inserir as imagens da pasta arte br e pensei na do touro da tarsila fazendo ai uma relação entre os dois contextos, em que momento a tarsila faz a pintura do touro, porquê, para quê, e picasso , usando o detalhe da cara de touro , porque o touro numa guerra, qual o significado disso, trazer essa reflexão para os dias atuais, o touro bANDIDO da novela, a vida dos rodeios, não sei. MInha dúvida é, será que estou no caminho certo? por favor me ajudem Beijos Clair
12792 visualizações | 205 respostas Faça login para responder