Forum
Elizabete Lucas Machado
Olá Clair, antes de tudo, fique certa de que é um grande prazer ter sua participação neste fórum. Será de grande valia não só para você, mas para todos nós arte-educadores, pois a troca de experiências enriquece e incentiva o trabalho em qualquer área. Ainda mais, na nossa área que está sujeita a tantas novas possibilidades e descobertas. Uma outra coisa, parabéns!!!!! Você está no caminho correto, está trabalhando de maneira, a percebermos que é uma professora dedicada e cheia de idéias. É isso mesmo, o material arte br te proporciona novos caminhos, ele não é fechado, restrito. Serve de parâmetro para interlocução entre imagens e mensagens. A Imagem do Touro da Tarsila realmente está perfeita, você tem muitas oportunidades de diálogo. Enfocando a historicidade do momento da pintura de Picasso, onde a figura do touro é ambígua, pois nele pode estar representada a resistência do povo espanhol. No entanto, o touro, que representa brutalidade, pode simbolizar o general Franco. Repare que o touro está parado, abanando a cauda, como se, "após um ataque bem-sucedido", recuasse para ver os "estragos feitos no adversário" e se preparasse para o próximo ataque. A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre teve por touradas, esporte nacional, que aparece freqüentemente em suas obras. Uma vez questionado sobre a ambigüidade existente entre as figuras do touro e do cavalo Picasso disse: "Este touro é um touro, este cavalo um cavalo (...). É preciso que o público, os espectadores, vejam no cavalo, no touro, símbolos que eles devem interpretar como os compreendem". (extraído da obra Mundo; Homem; Arte em Crise de Mário Pedrosa). Veja você está trabalhando História da Arte, História da Guerra Civil Espanhola, e derrepente faz um zoom enorme, trazendo para a novela da 20:00 h da Globo, isto é, realidade e cotidiano do aluno. Trate do rodeio, suas peculiaridades, como questões sociais, econômicas, hoje até políticas, os animais. E você pode discutir até a relação do touro com a própria emissora (Rede Globo) de sua permissividade, seu domínio cultural, político, a massificação. Chegando na relação do Boi na Floresta de Tarsila, falando da influência cubista e surrealista, que sofreu quando esteve na Europa, no inicio da década de XX, mesmo assim, impregnadas de uma brasilidade que se manifesta, sobretudo nas cores, etc. Parabéns, Parabéns e Parabéns!!! Seu percurso está muito legal, idéias profícuas. Se detenha na Leitura das imagens enfocando descrição, análise e interpretação, retornando ao trabalho final do aluno para uma nova leitura, e se possível com relatos dos alunos sobre todo o percurso trabalho, dúvidas e críticas. Mostre seus trabalhos em galeria dos alunos e mantenha o contato. Abraços
Eliana Tumolo Dias Leite
Clair, claro que está no caminho certo. Gostei muito da maneira como está trabalhando, sempre fazendo com que seu aluno pense e reflita sobre o texto posto na obra de arte e principalmente fazer conexões com o cotidiano das novelas e a simbologia inferida neste ícone"Touro bandido", trabalhando com valores, etc...A pasta do” arte Br”, possibilita novas conexões e você está percebendo isto, achei sensacional mesmo. Acredito que seus alunos vão ficar muito interessados em trabalhar dessa maneira, contextualizando e lendo a obra como um texto de reflexão em épocas diferentes. O touro de "Guernica" de Picasso, em relação ao “Touro” da Tarsila e do “Touro bandido” da novela. Esses caminhos que dialogam sobre a linha do tempo, questionando e percebendo o mundo fazem com que o aluno aprenda a ler o mundo mais criticamente. Questões essas já abordadas pela nossa colega como: (política,histórica e social ). As questões do poder , da rebeldia, massificação, identidade etc... Vá em frente!!!! Você está no caminho certo, mas não esqueça de nos dar retorno do trabalho com os alunos. Olhe os cadernos de estudo com o tema que escolheu, procure estudar a metodologia sugerida e mãos a obra. Depois não deixe de relatar sua experiência, já com maiores detalhes, na sala de aula com fotos dos trabalhos e caminhos percorrido pelos alunos, ok? Abraços...
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Vênera ola tudo bem? Estamos desenvolvendo as atividades de colagem musical e ainda ñ consegui fotografar, mas amanhã teremos as primeiras apresentações e esta tudo organizado para fotografar e filmar. Em brve daremos retorno. beijos .Ah . parabéns este fórum realmente esta muito interessante!!! Achoque este contato deveria ser permanente.
Eliana olá , ñ me esqueci de vc!! Apenas estou trabalhando muito e organizando as apresentações de amanhã.E logo mandarei imagens pra vcs.enquanto isso as turmas estão trabalhando nos temas propostos. Tivemos dificuldade para registrar , mas já esta resolvido; quanto as questões que vc fez: O tema das músicas esta dentro da proposta dos cadernos ; nós começamos com a música que representasse cada aluno, que em equipes de até 4 alunos, juntaram partes da letra de cada música , dando novo sentido ao texto e inventando um ritmo novo para todo o grupo. Amanhã vamos ter as apresentações. a partir dos trabalhos apresentados vamos desenvolver uma atividade plástica. até breve! beijo.
Vênera A. Martins De Matos
Olá Belmira. Que legal que você está gostando do nosso fórum, isto nos faz crer que estamos no caminho certo. Espero que as apresentações sejam super legais. Mande-nos imagens e publique sdeu projeto, pois seria muito interessante que mais pessoas pudessem ter acesso aos projetos que são desenvolvidos por ai afora. As vezes acontecem coisas super interessantes e não tomamos conhecimento. E no site no arte na escola é uma grande oportunidade de divulgar o seu trabalho e ter contato com projetos de outros arte educadores que estão envolvidos com o "fazer" arte. Espero ansiosa pelas imagens. Um grande abraço
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, que ótimo! Estou curiosa para ver os resultados. Quanto aos trabalhos plásticos, não esqueça de nos escrever contando, ok?
Tatiana Carolina Matos
Por favor como realizo a minha inscriçao nos cursos gratuitos e onde seram realizados? tatiana Tatmatoss@yahoo.com.br
Elizabete Lucas Machado
Olá Tatiane, muito prazer em tê-la conosco. Sobre os cursos, do lado esquerdo do site vá em - Cursos e Eventos - na rede, Universitários ou Livres e dê uma olhada no que te interessa. Caso ainda tenha dúvidas, vá em - Fale Conosco. Com certeza, estarão a sua disposição para tirar qualquer dúvida. Fora isso, caso você queira participar do fórum, contando-nos sobre seus alunos, projetos e idéias, estaremos à sua disposição. Abraços.
Olá Venera, Eliana, Elizabete e Maria Rosa estou enviando fotos dos alunos q realizaram atividades com as obras: Cicatrizes e Mundo Imaginado no ano passado (2004). Tambem fizeram ralatos da experiencia q posteriormente serão enviados a voces. Hj nos tivemos apresentaçoes da colagem musical de uma classe, foi fotografado e filmado, em breve enviarei. Foi muitissimo interessante. Bjos! Ate +!!!
Luciano Vargas Braga
Bom dia, sou Luciano Braga da Sul 2.Estou muito contente de participar da implantação do projeto arte br nas escolas. A apropriação de uma nova metodologia de trabalho, sempre será muito válida. Já trabalhei "Agora eu era " e o resultado foi fantástico. O resgate da infância e dos valores foi o enfoque das atividades desenvolvidas, em breve irei relatar essa maravilhosa experiência, estou em fase de elaboração e de colheta de material dos alunos para futura postagem. Estarei em contato e criando novos projetos.
Oi Venera, Eliana, Elizabete e Maria Rosa!! Estas fotos são dos alunos trabalhando com as obras da pasta e uma turma ja apresentado a colagem musical. Eles adoraram!!!
Claudia Bernardes Santos
Olá! Meu nome Claudia da DE-Sul 2, entrei em contato com o artebr há poucas semanas, portanto sou ainda inexperiente, mas como me apaixonei por esse material, resolvi começar um trabalho com meus alunos de 7ª série. Começamos com o caderno “Abre as Asas Sobre Nós”, estudando sobre o plano piloto de Brasília, contextualizamos contando a história da construção do projeto de Lúcio Costa, de como ele venceu o concurso, enfim, até despertarmos a vontade de produzirmos o nosso próprio projeto. Cada aluno criou a planta de sua cidade imaginária. Depois disso discutimos sobre a arquitetura e entre outras coisas no trabalho dos políticos, daí fizemos um paralelo com a imagem do “Colher o Pão de cada dia”, obra de Sebastião Salgado, Tem sido uma experiência gratificante, pois, despertou o interesse dos alunos em buscar o conhecimento, inclusive estão agora escrevendo sobre esse paralelo. Estamos em andamento, gostaria de receber de repente algumas dicas de como enriquecer o trabalho.
Elizabete Lucas Machado
Belmira, venho acompanhando sua participação no fórum, e fiquei muito feliz com sua atuação e interesse, sempre torcendo por vocês. As fotos estão excelentes. Que turminha legal!!!! Dá para perceber que estavam empolgados. Está fazendo um ótimo trabalho. Você já falou que irá passar para todos nós os relatos de experiência, mas quando possível, mostre-nos os trabalhos desse alunos-cidadãos que estão aprendendo e se desenvolvendo tanto com suas aulas. Então, você deve ser a moça de azul... Prazer.... nada como a imagem, o contato nem que seja por foto. Você agora é mais real do que nunca, vamos sempre lhe escrever olhando em seus olhos. Bem, acho que você está super segura e percebendo que suas idéias estão funcionando. Afinal o resultado está aí.. Continue em contato, parabéns!!!!!
12789 visualizações | 205 respostas Faça login para responder