Forum
Julmara Goulart Sefstrom
Boa tarde a todos. Realizei a leitura de alguns tópicos deste fórum e vejo que o tema realmente inquieta a muitos, inclusive a mim. Sou professora de Artes, atuo com 14 turmas, sendo duas de educação infantil. Procuro em minha prática, parafraseando sônia Krammer, considerar as crianças como produtores de cultura. Ao mesmo tempo, tento ampliar seu repertório por meio de imagens artísticas (ou não) selecionadas de acordo com os objetivos que pretendo alcançar. Gostaria de expor uma experiência: nas turmas de Educação Infantil nas quais trabalho, atualmente estou abordando o artista Franklin Cascaes, cujas obras retratam o imaginário popular da ilha de Santa Catarina. Suas obras são feitas em nanquim e lápis 6 B em geral, e são repletas de texturas. Dentre outras ações desenvolvidas, mostrei as imagens para os pequenos, que associaram ao universo dos desenhos infantis, às bruxas das histórias que ouvem, enfim. Pedi que percebessem onde haviam linhas e onde haviam pontinhos.Depois, saimos pela escola a fim de "descobrir" se essas linhas e pontinhos existem em nosso cotidiano.Munidos com giz de cera, eles exploraram as texturas dos bancos da escola, das árvores, do piso. Depois, ofereci a eles canetões, para que desenhassem o que viram.Já apareceram desenhos diferentes dos usuais: as árvoŕes, antes todas iguais, apresentaram linhas demarcando texturas, por exemplo.Numa outra aula, peguei várias obras do artista, inclusive uma foto sua e criei uma história. Expliquei para as crianças que o artista usava nanquim com pena. Levei uma pena de nanquim para a sala de aula e deixei que cada um experimentasse um pouquinho.Hoje, disponibilizei a eles palitinhos de churrasco (pena de nanquim alternativa rsrs) e nanquim e pedi para que criassem também seus "monstrinhos e bruxinhas do bem" como fazia Franklin Cascaes.Alguns garatujaram, alguns exploraram as linhas que viram, teve um menino que encheu a folha de pontinhos, dizendo que "era o rio cheio d