Forum
Bruno Fischer Dimarch

Oi, Benival.

A idéia de garantir ao aluno o acesso às diferentes linguagens artísticas (que podem ser pensadas até de uma maneira expandida em artes sonoras, corporais, audiovisuais etc.), ao patrimônio artísticas e às produções contemporâneas foi muito bem colocada.

Quando você coloca a metodologia sociointeracionista citando as quatro linguagens, seria o mesmo professor o promotor do acesso à elas? Em caso positivo, como se dá o desenvolvimento curricular? As linguagens são abordadas concomitantemente ou em bimestres, semestres e/ou séries?

Um grande abraço

BFD

escreveu:

Licenciado em Desenho (UFBA/EBA), Pós-Graduado em Marketing, Professor de Artes Gráficas (IFBA).

Aprofundando um pouco mais esta abordagem, vemos que, no mundo atual, a função e o valor da Arte, não está apenas em copiar uma realidade, mas sim na representação simbólica que o (a) artista faz do mundo. Há pouco mais de 5 anos lecionando Artes Gráficas e Visuais decido pela Metodologia Sociointeracionista. Valorizar, sempre, a relação entre a cultura regional com os conhecimentos dos alunos. Segundo a metodologia sociointeracionista, a formação do aluno dá-se com o ensino das quatro linguagens de Artes: Música, Artes Visuais, Teatro e Dança. Assim sendo, o aluno terá a liberdade de apreciar e refletir sobre a arte.

Prof. Benival Júnior



Katia Helena De Oliveira

O currículo em Arte na escola formal é abrangente, o interessante é seguir um planejamento pautado em temas e dar prosseguimento de acordo com a realidade local

abraços

Katia

Rozenei Maria Wilvert Cabral
O curriculo é um referencial comum importante no processo educativo. Nos últimos tempos, muitas Secretarias de Educação vem investindo na elaboração deste documento, porém tem sido frágil a formação dos professores, no que diz respeito à utilização do referencial como ponto de partida na elaboração dos planejamentos de ensino, definindo significativamente o trabalho no espaço escolar. Muitos professores tem dificuldades em relacionar os conteúdos do referencial com as proposições que pretendem realizar em sala de aula.
9391 visualizações | 78 respostas Faça login para responder