Forum
Marileusa De Oliveira Reducino
Olá Márcia, que bom te ler por aqui! Um grande abraço Marileusa
Beloní Cacique Braga
Ei Márcia andei meio sumida também. Resolvi esperar a turma aparecer. Afinal já falei... que além de leitor do espaço é muito importante você fazer o registro das idéias. Fico mais animada recebendo você, a Rosencler e a Marileusa. Lamento que no Brasil nós professores não temos condições de trabalhar em um turno par ter tempo paar ler, pesquisar, conversar, pintar, desenhar e tudo mais. Não se desanime MÁRCIA , com certeza você não é apenas uma FLOR que desabrocha e perfuma mas que sobrevive. Tenha bom ânimo. Espero notícias das suas aulas. Abraços Beloní "OLhai para os lírios do campo"
Beloní Cacique Braga
Olá Rosencler, Queremos conhecer as produções da turma do Acre. Mas conte um pouquinho sobre o seu percurso pra gente te conhecer melhor. Entender esta relação de ensinante e aprendente de Arte. Compreender a diversidade e a novidade de se trabalhar com alunos artistas como você disse. Esperamos você de volta. Abraços Beloní
Beloní Cacique Braga
OI PESSOAL Essa turma que sempre conta que está por aqui lendo e lendo... Estive em São Paulo de 4ª a 6ª da semana passada e me encantei com tanta coisa legal que vivi. Na verdade, me senti como uma paciente que recebe a seguinte indicação vá para o campo(São paulo) e respire muito ar puro( Cultura e arte). Foi o que fiz. Visita aos museus, palestra e encontro com Nuno Ramos, Seminário Internacional com Fernando Hernandez , visita ao Arte na escola e a casa da Jú e da Roseli. E pra fechar com chave de ouro: visita ao museu da Lingua Portuguesa. Gente foi tudo de bom!!! Voleti com vontade de pintar, desenhar, escrever e preparei um econtro delicioso com meus alunos da 7ª série. Estávamos trabalhando com os bueiros que levou a conversa para os lugares onde ninguém olha e que agora estamos criando objetos-desobjetos, isto é objetos que não tem mais sua função ou que os alunos olharam para ele com um olhar poético. Este trabalho está sendo feito em argila. Estarei postando no www.malabau.zip.net A esperiência está tão rica que vou publicá-la em breve. Aguardem. Quem quiser saber sobre o museu da língua portuguesa entre no site http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/museu/ Abraços curiosos por notícias Beloní
Beloní Cacique Braga
Ei pessol, Como eu disse existem muitos leitores desse espaço que não se pronunciam aqui. Conversamos pelo email.Acho uma pena pois aqui a discussão pode ser muito boa. Por isso se você está lendo este relato agora pare e registre suas impressões. mesmo que isso se resuma a uma pequena frase, mas apareça. Reescrevo a resposta que enviei para a Ieda e espero encontrar mais amigos para conversar aqui afinal este é um DIÁRIO DE BORDO e sei que não viajo sozinha, as vezes meu nome aparece mais, mas sei que tenho companhia e posso registrar como foi o dia. Abraços Beloní Para IEDA, nossa colega que anunciou no Mural Assunto: Romero Brito "Faz três anos que desenvolvi este projeto com a referência do Romero BRITO. Vou procurar meu planejamento antigo e ver o que ainda tenho. Posso enviar reportagens e endereços eletrônicos. As imagens dos alunos ou de trabalhos posso scanear e enviar. Fizemos um trabalho com tecidos eles fizeram uma pesquisa com costureiras e lojas , conseguiram pequenas amostras e organizaram um protifólio. Ao lado da amostra com tamanho padronizado(10cm por 10cm, por exemplo) o aluno escrevia o tipo do tecido e descrevia sua textura, imagens, características, etc.Era a leirura de imagens, não é? Também uma educação do olhar. Depois ele desenhava o que via e coloria com lápis de cor. Foi uma experiência muito legal. Sugiro que você entre no site do artista, procure na revista veja a propaganda das havianas . Bom acho que estas dicas ajudarão a encrementar. Depois a gente conversa mais. Gostaria que essa nossa conversa estivesse no site. Tomo a liberdade de escrever lá a resposta que estou enviando. As pessoas aprendem muito nas trocas e sei que outras professoras gostariam de entrar nesse papo. Anime-se vamos conversar lá também!!!"
Ieda Ghellere Cavalheiro
oi...pois é nossa conversa veio para aqui...q bom..assim compartilhamos com todos os outros educadores as nossas experiencias. Vou buscar desenvolver esse projeto sim, mas precisarei de tempo para reunir os materiais, depois relato á vcs minha experiencia. para entrar em contato comigo: orkut: ieda ghellere fotolog: www.fotolog.net/ieda_ghellere beijaoooo
Joana Carla Cechet
OLÁ BELONÍ... ESTOU TE ESCREVENDO PARA DIZER A VC, QUE ACHEI MUITO LEGAL A SUA IDÉIA DO DIÁRIO DE BORDO.... ESTE LUGAR COM CERTEZA VAI SER UTILIZADO POR MUITOS PROFESSORES COMO EU. NO MOMENTO SÓ PASSEI PARA DAR UMA ESPIADINHA!!! MAS ASSIM QUE DER, VOU COLABORAR COM AS MINHAS IDÉIAS TAMBÉM... BEIJOS A TODOS QUE FAZEM PARTE DO ARTE NA ESCOLA... PROFESSORA :JOANA CARLA CECHET ASCURRA SC.
Beloní Cacique Braga
Joana e Ieda, meninas, adorei encontrá-las aqui. Espero que se animem e voltem. A turma vai aproveitar bastante trocar idéias sobre Arte. E QUEM JÁ PASSOU ... VOLTE LOGO. Abraços Beloní
Eliane de Fátima Vieira Tinoco
Olá pessoal. Estou um tanto sumida das escritas mas tenho acompanhado as discussões. Como estou fora de sala de aula no momento, não tenho muito o que contribuir, só fico com água na boca. Estou responsável pela seleção, avaliação e aprovação de artigos enviados à Revista Pátio, atribuição que faz parte das metas do Comitê Publicações. Para a próxima edição, os textos devem ser enviados até o dia 5 de maio por e-mail: artenaescola@proex.ufu.br. Gostaria de poder contar com a colaboração de vocês e conseguir publicar as idéias maravilhosas que estão sendo veiculadas nesse fórum. Obrigada; Eliane P.S: Rosane, deixa de só espiar e entre na conversa. Sua colaboração será bem vinda.
Victor Venas
olá....fiz uma leitura dramática do MANIFESTO ANTROPOFÁGICO (maravilhoso) do oswald de andrande com meus alunos do segundo ano do ensino médio....houve um dialogo com o quadro o abaporú e a leitura dramática resultou em um vídeo, fizemos também a leitura dramática do poema também do oswald, ERRO DE PORTUGUÊS, nesse caso houve um diálogo com o quadro A PRIMEIRA MISSA os alunos utilizaram instrumentos de raiz para fazer os efeitos sonoros: tambor falante, leco-leco, queixada, digiridoo, flauta de êmbolo....isso também gerou um vídeo....posso enviar uma cópia em DVD.. a temática indígena foi o eixo principal para falarmos de antropofagia cultural....assunto necessário em época de globalização... (pintura, literatura e performance) o resultado ficou muito bom... com a oitava estou fazendo um trabalho com palavra-imagem, os alunos selecionam obras a sua livre escolha e associam um poema a esta....será feita uma leitura dramática dos poemas e na mostra os presentes serão convidados a ouvir as pinturas.... ps.: alguém tem algum contato com a TVescola para que eu possa encaminhar esses materiais? um grande abraço
Marileusa De Oliveira Reducino
Olá pessoal, estou passando para desejar um ótimo feriado. um grande abraço Marileusa
Beloní Cacique Braga
Victor, Quanta coisa você está aprontando heim... Espero que consiga o contato com a TV Escola. Será que a Roseli não pode dar uma mãozinha? Fiquei curiosa para ver esse vídeo. Quais recursos você dispõe para estas gravações? Você é o câmera-man? Não entendo muito quando você usa a expressa "dramática" ajude-me a entender. Fico feliz com sua contribuição, são coisas que não tinha conhecimento. Obeigada pela troca Abraços Belô
Victor Venas
Olá galera, olá belô.... Bem esse é um dos projetos do programa que desenvolvo ao longo de 12 anos de pesquisa...EDUCAÇÃO PARA MÍDIAS E ARTES uma proposta para leitura e aproprição crítica dos meios de comunicação e da arte contemporânea....é dividido em módulos de trabalho um dos primeiros módulos é a leitura crítica de filmes, telejornais, propagandas e a gramática fílmica e videográfica onde os alunos aprendem e manipular e ler a estética das imagens em movimentos.... Levo sempre a minha filmadora digital comigo....os alunos roteirizam, dirigem e filmam os trabalhos.... No caso da leitura dramática faz parte de um projeto que estou desenvolvendo de arte e literatura...onde os alunos fazem performances sonoras e gestuais ao falar o referido texto.... No caso do ensino médio o tema que projetei para esse ano foi antropofagia cultural....Identidade e pluralidade cultural tem sido discutidos nas aulas fizemos vários experimentos...em rápidas linhas.: Selecionei trechos de um documentário: POR TRÁS DO SENHOR DO ANEIS e percebemos como Tolkein foi buscar numa tradição oral finlandesa que está praticamente desaparecendo a inspiração para criar o idioma Elfico do filme Senhor dos Aneis..... Como o samba num processo antropofágico virou bossa nova...nessa parte selecionei um trecho do documentário cinema falado do Caetano Veloso...tem uma cena maravilhosa onde o irmão do Caetano esta sambando num samba de roda e continua nesse movimento ao som de João Gilberto....massa....”ah a bossa nova é um samba mais devagar....o João Gilberto devorou direitinho’’ foi a fala de um dos alunos Vimos como o Regaee foi devorado de diferentes formas no maranhão...lá o regae se dança juntinho influenciado pelos boleros dos botequins...já na Bahia virou samba regaee.... Como o rap foi devorado diferente no rio e em são paulo..... Selecionei uns trechos do filme Robson Crosoé e vimos o choque cultural dele e de sexta-feira e como houve um diálogo especial e rico entre eles.... É claro....mostrei o quadro da primeira missa do Brasil e em contraste as obras de Adriana Varejão (agradeço ao encontro em sampa por me apresentar essa artista) foi uma relação bem significativa essa... Após várias sensibilizações começamos a leitura do grande manifesto antropofágico....Oswald de Andrade criou o manifesto após receber de presente da Tarsila do Amaral o quadro o Abaporu....só por ai já foi pano pra manga uma pintura que inspirou um texto (antropofagia) ficou claro como o processo antropofágico esta além do plagio além da Cópia....propõe comer o outro (num bom sentido rrsrsrssr) e vomitar uma outra coisa que é a mistura sua e do outro.... O que foi feito com manifesto foi muito legal......cortamos em pedaços os parágrafos com estilete como quem parte um pedaço de carne...amassamos e servimos numa bandeja as bolinhas de papel “o texto para ser comido, degustado” uma meta-antropfagia.... Os alunos notaram um entendimento melhor do texto ao fazerem uma leitura cênica do mesmo..... Em curtas e rápdas linhas foi isso que ocorreu... Em anexo o manifesto antropofágico Abraço apressados a todos
Victor Venas
esquci...antes do manifesto antropofágico foi feita a leitura dramática de ERRO DE PORTUGUÊS, também do oswald....no vídeo a palavra erro de português é colocada em cima do quadro da primeira missa....sugestivo não...? em anexo algumas imagens....
Beloní Cacique Braga
Vitor, Gostei muito de ver as imagens e conhecer o projeto, são tantas leituras possíveis!!! Gostei também de tê-lo aqui contanto as coisas legais que rolam em sua terra. Você já teve contato com o projeto do professor nota 10 da Nova Escola? Ele discute sobre a telenovela , rádionovela, arte e mídias. É uma proposta legal. Visite o site e confira www.novaescola.org.br. Vamos lá Abração Belô
16701 visualizações | 208 respostas Faça login para responder