Forum
Angela Maria Oliveira
Boa noite
No  começo, recebi os cadernos com muita resignação.
Ninguém gosta de imposição, principalmente na maneira de trabalhar.
 A princípio trabalhava só o tema, depois fui me apropriando das atividades, e percebi que algumas das atividades eu já havia trabalhado em sala de aula.
Comecei a ver a proposta com outros olhos, não o da resignação, mas com o da curiosidade. Esse curso foi ótimo, pois fui esclarecida em várias dúvidas.Como disse Miriam Celeste o resultado provavelmente virá no ensino médio desde que os alunos tenham passado por todo o processo desde a 5ªsérie. Quero parabenizar toda equipe do arte na escola em particular a profª Solange Utuari pela iniciativa em nos proporcionar este curso "Nos Territórios da Arte" fiquei muito satisfeita
Ana Cecilia T.a.pereira

Boa noite a todos os colegas!

Fiquei muito contente e satisfeita com este curso, acredito que não só pra mim, mas para outros também foi muito enriquecedor ter palestrantes tão cheios de experiências  passar todo o seu conhecimento  a nós. professores de arte . No início a proposta curricular foi trabalhada com dificuldades; mas com o decorrer das atividades foram se tornando mais fáceis. Este curso fez com que eu despertasse para arte contemporânea. Espero que aconteçam muitos mais, com mais colegas da área, para que todos consigam falar a mesma lingua ( linguagem artística)

Parabéns a todos palestrantes, a todos organizadores do poloa da arte e lestes envolvidas, um parabéns especial a voce Solange.

Ana Cecília Turbian de Almeida Pereira

Fátima Aparecida Micossi Marques
Boa Noite, sou professora da rede municipal de São Paulo e cursista na 3ª etapa do concurso de ingresso do estado além de estar frequentando o extensivo do polo Arte na Escola, assim, acabei desenvolvendo um certo carinho pela proposta curricular em arte. Como na prefeitura não temos os cadernos de apoio, costumo imprimir imagens e planejar minhas aulas à moda antiga, porém, sempre tenho utilizado este material como referência. Confesso que quanto mais me familiarizo com o mesmo, mais falta ele me faz nas aulas da prefeitura. Apesar de num primeiro momento ter sido recebido sem muito entusiasmo pelos professores , já consigo observar que de um modo geral, todos estão se habituando e aceitando melhor esta proposta.
Maria De Fatima Talamonti Dos Santos

Olá boa noite a todos, sou professora da rede apenas 6 anos e qdo ingressei, tivemos capacitações com as ATP´s hoje PCOP de artes, onde nos foi passado o famoso projeto "Alice no Pais das Maravilhas" que deveria ser trabalhado com o ciclo I, em nossas capacitações reclamavamos de não ter um norte com relação ao ciclo II, hoje temos a proposta, de uma forma inovadora, onde não se manda receitas de atividades, mas leva ao professor a pesquisar sempre, para melhorar sua aula, com propostas inovadoras que demonstrem novas possibilidades fora da realidade de nosso aluno, desenvolvendo suas habilidades e competências, incentivando assim o processo criativo para que ele possa superar suas dificuldades por meio da arte. Agradeço a oportunidade de ter participado deste grupo de estudos da proposta curricular que está sendo realizado na UNICSUL, onde nos traz a vivência direta com os artistas contemporâneo, o que nos faz ver realmente com outros olhos a forma de vermos a arte.  

Maria Do Socorro Mourato

O que observei foi que assim como eu, a proposta é um objeto e conhecimento fundamental no desenvolvimento das competências através das apropriações das linguagens mediante a música e a dança que tem o dever de possibilitar às crianças manipular, organizar, compor, interpretar, produzir imagens visuais, sonoras e corporais.

Então , os educadores estão de parabéns por terem os parâmetros onde são articulados os processos de ensino e aprendizagem.

Suely Regina Alves Teotonio Da Silva

Boa noite, sou professora da rede estadual de São Paulo, há 10 anos, no inicio estranhei a proposta, e agora entendo que foi a melhor maneira de trabalhar com ela, porque a mesma nos auxilia , e através dela obtivemos mais conhecimentos para poder mediar as  praticas, os conteúdos, com os educandos e nos aprofundando mais dentro do território da arte . Gostei muito do curso, foi muito interessante e importante para o meu aprendizado, todos estão de parabéns...

Maria Regina Dos Santos
hoje foi muito bom, a palestra sobre arte contemporanea com a pro. Silvia colocou muitas coisas em seu devidos lugares a respeito de arter contemporanea, decobrimos como sempre que pouco sabemos o que gerou uma nova discussão sobre, mais um curso de extenção desta vez focado em arte contemporanea
Nair Da Silva Lima

Tudo que é novo é um desafio, e requer adaptação. Portanto, nós professores precisamos e devemos ser constantes pesquisadores para acompanharmos a contemporâneidade.                                                                                                         A proposta é ótima, e estou amando trabalhar com os territórios da arte desta forma, porém só vai ser notável o resultado após algum tempo, através dos alunos que estão começando a proposta pela 5ª série, quando estes concluirem a 8ª série e depois na sequência o ensino médio. Estes alunos sim vão ter um bom conhecimento em Arte.                                                                                              Quero também agradecer a oportunidade de ter participado desses encontros que foram graticantes, proveitosos e enriquecedor!

Também parabenizo a todos palestrantes e organizadores pelo ótimo trabalho

Profª Nair da Silva Lima 

Ana Paula Vitoria Azevedo

Boa noite a todos!

Como disse em participação anterior, embora ainda esteja em formação (1º semestre do curso de Artes Visuais, apenas), participando de um curso como este, sinto-me acolhida pela Metodologia do Ensino de Arte, uma vez que, quando enfrentar uma sala de aula (não importando se da rede pública ou privada), imagino que terei que "matar um leão a cada dia" (parafraseando um colega neste fórum), mas a consciência da utilização dos conceitos (territórios da arte) não será algo nebuloso como era para alguns colegas que já estão nesta profissão. Isto já é um grande começo para mim, sem contar o rico grau de conhecimento das pessoas que estiveram naquele palco.

Adorei! Enriquecedor! Quero participar dos próximos cursos, quero "estar por dentro do que é novo"...

Obs.: Entrei no curso de artes visuais, almejando ser apenas uma professora que ensina dobraduras, aplica desenhos prontos, enfeita a escola em datas comemorativas...

... estou vendo que estava errada e hoje temos que ser muito mais, ser provocadores da arte e nutrir nossos alunos de uma outra forma, visando a arte Contemporânea e deixá-los voar...

será que é por ai??????? 

Parabéns aos organizadores deste evento, muito obrigada

e um grande abraço.

Valentina Ambrosio Scarpim Ribeiro

Boa noite ! tive a oportunidade de participar desse curso e fiquei surpresa com o profissionalismo de todos que organizaram esse evento. Sou estudante do primeiro semestre de artes visuais,tendo como professora Solange Utuari.Fiquei maravilhada com os territórios,se usarmos esse método direito iremos enriquecer nosso lado profissional.

Parabenizo as criadoras desse método que ao meu ver é maravilhoso!

Ainda fiquei meio em dúvidas a respeito dos cadernos do estado,e percebi que tem muitos professores que ainda não os conhecem direito e não sabem trabalhar com eles.Fica ai uma pergunta . Será que é o caso de ter um curso específico sobre esse assunto?

Agradeço a todos e as palestrantes pelo rico conhecimento!

Abraços, até mais !

Valentina A. Scarpim Ribeiro

Sirlene Almeida Rodrigues Gomes
Agradeço, a oportunidade de participar do curso, eu acredito neste pensamento, "Somente quem senta para aprender, pode se levantar para ensinar", portanto a iniciativa de vocês veio de encontro as minhas necessidades, adorei o curso, riquissimo em informações e apontamentos que nos fez refletir nossa prática docente. O encontro com as autoras dos caderno foi muito interessante, visualizar e discutir os territorios da arte me proporcionou uma visão mais ampla dos deslocamentos que posso fazer para entender, aprender, ensinar, apreciar, criar e recriar  arte, utilizando varios percursos entre a dança, o teatro, a mùsica e as artes Visuais.
Beatriz Gregório

Bom dia, adorei muito o curso, foi e está sendo muito proveitoso.

O contato com as autoras do caderno do aluno foi muito bom, proporcionou uma visão mais ampla para trabalhar o conteúdo da proposta curricular.

Todos foram ótimos, porém fiquei encantada com Rosana Paulino e a última do dia 30/11/2010 foi muito boaaa.

E adorei principalmente poder pegar de empréstimo vídeo, e outros materiais para nos ajudar na aula.

Foi muito bem organizado. Até breve.

Beijos, Bia.

Ricardo Diacov
Olá a todos. Meu nome é Ricardo Diacov, estava conferindo todas as mensagens e percebi que o meu comentário não estava lá, será que foi o temporal de ontem? rsrsrsrsr... O que posso dizer... ainda tenho medos, estou conseguindo ver de outra maneira as apostilas e suas propostas, as dificuldades do novo (tenho que absorver primeiro e depois "vender" a idéia). Gosto do material que trata da Arte Contemporanea nos diversos territórios, a grande dificuldade é o tempo adequado para preparar as aulas, temos várias séries, aumentando a quantidade de conteúdos, o recebimento das apostilas sempre atrasado, é com grande dificuldade, mas enfim, sou professor e brasileiro. Agradeço a iniciativa do curso, estou olhando com outros olhos.
Fátima Aparecida Micossi Marques
Olá a todos, como já citei anteriormente, vejo com otimismo a maneira como este material vem sendo melhor interpretado e utilizado, até aqueles mais relutantes estão começando a compreendê-lo, porém, apesar de ter conhecimento que problemas de entrega de material não depende de *nós*, gostaria de concordar com alguns colegas que citaram estes atrasos como um ponto a ser levado em consideração.
Danielly Kernchen Tinoco
Boa tarde a todos. Sou estudante de Artes Visuais e participei dos encontros de arte educadores no pólo mas como nunca trabalhei na área não tenho como relatar uma experiência. Gostaria de parabenizar a todos os organizadores, palestrantes que se empenharam em construir um curso dinâmico e esclarecedor e aos professores que relataram suas maravilhosas experiências em sala de aula. Percebi que alguns professores ainda tem dificuldades em trabalhar as novas apostilas do estado e sei que também encontrarei dificuldades quando começar a trabalhar na área mas, depois das conversas e dos conhecimentos passados, me sinto mais encorajada. A todos, muito obrigada.
12246 visualizações | 125 respostas Faça login para responder