Forum
Beloní Cacique Braga
Ei turma de amigos arteiros... Estou com saudades de alguns sumidos. Bom, como venho toda semana contar as novas estou aqui. essa semana foi muito interessante porque a 5ª série está envolvida com o assunto "fósseis" nas aulas de Geografia e entrei nessa conversa também. Claro fazendo nosso próprio fóssil. A argila rolou solta. Porque com a 7ª série trabalhei o poema de Manoel de Barros "Desobjeto". Continuando nosso projeto a turma confeccionou os desobjetos, objetos que possuem novo significado. A 6ª série já está com o personagem dos quadrinhso (boneco de jornal) pronto. Logo envio notícias.Dê uma olhadinha na foto. Pena que não dá pra enviar muitas. E você estão fazendo o quê??? estou curiosa, registre seu dia de aula aqui pra gente aprender. Abraços beloní
Victor Venas
Só tive tempo de postar esse suvaco agora, foi uma grande felicidade para os alunos do projeto plataforma, o qual coordeno e ministro aulas do módulo de mediação cultural....o senhor que aparece na foto é seu zelito, um guardião das histórias e da cultura local e que os alunos conseguiram através de registros de fotografia e vídeo associado a um projeto contempla-lo publicamente como mestre popular da cultura aqui em salvador.....ai vai a matéria do jornal... são os suvacos sendo reconhecidos
Beloní Cacique Braga
Ei Victor, Gostei muito da reportagem e saiba que gosto também de trabalhar com as memórias. Pessoas que tem riqueza de imagens em sua memória nos trazem qrandes contribuições. Na minha dissertação de mestrado trabalhei com história oral . Por falar em memória você já leu "Memórias inventadas de Manoel de Barros? É uma delícia. Continue animado e bom trabalho. Abraços Beloní
Victor Venas
beleza belô....ótima dica, manoel de barros é barbaro...e esse livro não conhecia... assisti três vezes um espetáculo de dança chamado idéias de teto baseado em textos dele.... vou conferir essa pérola sim em relação a história oral...você sabia que j.rr. tolkien, autor do senhor dos aneis, que os alunos se amarram, buscou inspiração numa tradição oral finlandesa chamada kalevala para inventar o elfico, a lingua da terra média.....quando mostro esse gancho e discuto com os alunos eles se envolvem pois parto de algo próximo deles.....talvez você encontre por ai um docu´mentário chamado por trás do senhor dos aneis.....tem que fazer uns recortes mas é bárbaro para discutir sobre temas relacionado a cultura...e dismistificar a idéia de que a história só vai aparecer com o aparecimento da escrita isto não passa de estória..... um abraço
Beloní Cacique Braga
Victor, Obrigada pelas dicas. Vou ver se por aqui a gente encontra suas sugestões. Bom feriado. Belô
Rosane Amado Da Silva Medeiros
Oi meninas(os) tudo bem???????Realmente eu amo passar por aqui,ler as suas falas que por sinal são super interessantes.Prometo que logo vou compartilhar um pouco do meu dia a dia em sala de aula com vcs.Com carinho,Rosane Amado. ps:Oi Eliane,viu só,já consegui deixar um recadinho!!!
Helenice Gomes Dos Santos
BELONÍ PASSEI POR AQUI PARA FALAR UM POQUINHO SOBRE MEUS REGISTROS. PARA ENTEDER MELHOR SOU PROFESSORA DE ARTE DE 1a. a 4a. série. NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SP. PROCURO ESTAR FOTOGRAFANDO A MAIORIA DAS MINHAS AULAS. GOSTARIA DE FILMÁ-LAS MAS NÃO TEMOS ESSE RECURSO E MUITAS VEZES AS CRIANÇAS FICAM TÍMIDAS. PEÇO PARA QUE ELAS RELATEM O QUE ESTUDAMOS OU PEQUISAMOS A CADA TÉRMINO DE ASSUNTO ATRAVÉS DE PEQUENOS TEXTOS ESCRITOS OU DESENHADOS (MUITOS APRESENTAM DIFICULDADES NESSA ÁREA DO CONHECIMENTO). PROCURO FAZER EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS EM SALA DE AULA, NA ESCOLA E ESTOU TENTANDO LEVAR OS TRABALHOS PARA EXPOR FORA DA ESCOLA, POIS ACHO IMPORTANTE VALORIZAR OS ALUNOS E A PRÓPRIA ESCOLA ATRAVÉS DESSAS AÇÕES. TRABALHO FOCANDO A ARTE E RELACIONANDO COM A VIDA DOS ALUNOS TRAÇANDO ALGUNS PARALELOS E PROCURANDO DESPERTAR A VONTADE DE CONTINUAR SEMPRE ESTUDANDO E PESQUISANDO.
Beloní Cacique Braga
Helenice, Sua presença aqui foi super legal. Volet sempre. Você já fez o inverso do que contou? levar os artistas da comunidade para dentro da escola? As vezes a presença não é possóvel aí você leva a vida a obra e o processo de criação. Já fiz isso e quero repetir, pois os alunos gostaram muito. Continue registrando suas ações queremos conversar e aprender neste espaço com todos que se dispuserem. Bom trabalho nesta semana. Abraços Beloní
Beloní Cacique Braga
Salve a Rosane... Você conseguiu chegar, que bom! Mas não sei nadinha sobre você garota. Conta pra gente. Só a Eliane é que te conhece é? Qual trabalho você anda desenvolvendo? Com quem? Conte-nos tudinho, viu. Abração Beloní
Helenice Gomes Dos Santos
Oí Beloní! JÁ TENHO TROUXE UM ARTISTA PLÁSTICO E FOI MUITO BOM, APÓS A VISITA COLI RELATOS DOS ALUNOS E DO ARTISTA TAMBÉM. HOUVE ALGUNS ALUNOS QUE PESQUISARAM NA INTERNET SOBRE O ARTISTA, SEM QUE EU TIVESSE PEDIDO. FOI SUPER INTERESSANTE O QUE ME MOTIVOU A PROCURAR OUTRAS PARCERIAS COM OUTROS ARTÍSTAS QUE ESTEJAM PERTO DA REALIDADE DOS ALUNOS OU ACRESCENTE NOVIDADES E NOVOS DEBATES AO PROJETO. JÁ ESTOU FAZENDO ALGUNS CONTATOS E AGUARDANDO RESPOSTAS. PRINCIPALMENTE AGORA QUE COMEÇO UMA NOVA FASE NO PROJETO: CORPO, ESPAÇO E TEMPO. UM ABRAÇO
Márcia Roseli Ceretta Flores
Olà pessoal!Oi Beloni! Oi Vitor! Fiquei muito curiosa para conhecer o texto "Desobjeto". Não sei se é que eu estou pensando, mas trabalho com os meus alunos de segundo grau em uma das etapas, a desconstrução do objeto. Primeiro fazemos uma observação detalhada do objeto escolhido por cada um. Cada um desenha este objeto o mais real possível e aos poucos vendo muitas obras de alguns períodos da história da arte este objeto é totalmente desmembrado: utilizamos várias técnicas, vários materiais, conservamos ora a essencia do objeto oa ele nos parece apenas um objeto totalmente irreconhecível, praticam ente um trabalho abstrato. Ai, os alunos se dão conta do caminho percorrido entre o realismo e o abstracionismo e conseguem entender um pouco da arte contemporânea. Mas sinto que ainda falta alguma coisa, pois a arte contemporânea ainda assusta os alunos de certa forma. Estou com certeza buscando subsídeos, lendo muito.Acessar aqui também tem me auxiliado. Ieda! Adoro os trabalhos do Romero Britto. Se você tiver algum material sobre ele entre em contato comigo. Meu endereço é marciacerettaflores@yahoo.com.br. Aqui em Ijuí tem uma artista plástica que faz obras maravilhosa partino das idéias deste artista. Obrigado
Eliane de Fátima Vieira Tinoco
Olá pessoal! Entro nesse fórum agora para fazer um convite especial ao Victor. Acho que todos nós ficamos muito interessados em suas experiências, por isso quero convidá-lo a escrever um artigo e encaminhar para a revista Pátio. Já fiz o convite a todos, continua de pé, mas resolvi ser mais direta com o Victor por causa do trabalho com as mídias. Estou esperando, o último prazo para a próxima edição é dia 05 de maio. Abraços a todos! Eliane
Fabiane Tejada Da Silveira
Oi , pessoal!!Sou nova por aqui.Entrei no momento para divulgar o edital que deve estar saindo no próximo domingo na página da UFPel(www.ufpel.edu.br)Concurso para professor adjunto na área de História, teoria e interpretação teatral.Titulação exigida: Graduação em teatro ou Artes Cênicas com doutorado em teatro ou educação. Se não houver inscritos com doutorado o concurso reabrirá exigindo apenas mestrado.Pode divulgar que estamos na iminência de abrir uma Licenciatura em Teatro apartir de 2006, a primeira da zona sul do estado do Rio Grande do Sul, formará professores de teatro para as escolas de todas cidades da metade sul. DIVULGUEM!!!!
Beloní Cacique Braga
OI Márcia, Estou enviando o poema de Manoel de Barros "Desobjeto". Os desobjetos dos meus alunos estão sendo finalizados, feitos em argila com um discurso bem legal. Depois envio as imagens. Queria ver como ficam as imagens dos seus alunos nesse processo de desenho inicial e de abstração depois. Vamos continuar nossa conversa por aqui. Estou apaixonada com a possibilidade de troca. Como sou solitária nesse processo em minha escola estou sendo enriquecida com todas as conversas. Mil abraços amiga das Flores Beloní
Rute Aparecida Pereira Massoni
Bem verdade, não sou da area de arte, mas sim de comunicação e expressão, que de certa forma não deixa de ter ligações com a arte. Fiz um trabalho de leitura com livros paradidáticos-Ex. A marca de uma lágrima e, após a leitura, os alunos recontaram a história através de criação de quadros( desenhos bem caprichados e bem pintados) e, depois de tudo pronto, fizemos uma exposição.O tempo é muito curto, mas é gostoso ligar a leitura à imagem.
16699 visualizações | 208 respostas Faça login para responder