Forum
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, que bom que estão todos tão envolvidos. Sei que quando participam de um projeto onde vêem o resultado final , eles ficam mais motivados. E como são criativos quando percebem a arte enquanto linguagem. Parabéns a todos pelo belo trabalho. Estarei acompanhando o processo com as xilos e também aguardando sua fita para poder comentá-la . abraços.
Eliana Tumolo Dias Leite
Ana Luisa, li sua descrição de como esta trabalhando com a pasta. Achei muito interessante o projeto e como foi desencadeando outras conexões com o material. Precisamos que descreva o processo, para que possamos realmente entender como tudo foi acontecendo. Você iniciou o trabalho com um conjunto de obras, onde puderam fotografar a cidade, depois foram surgindo outros... A pesquisa feita em torno dos artistas e tema, a questão da arte contemporânea entre outros...Nos relate como você medeou a leitura e conversa com as obras e também como fez o paralelo com o cotidiano dos alunos com questões da cidade onde moram? Os resultados vistos através das fotos enviadas foram muito bons. Percebemos que seus alunos já se expressam utilizando a linguagem e principalmente contemporânea.Como foi a leitura desses resultados pelos alunos em contra partida com as que tinham lido antes? e a comparação do antes e depois, digo, fazer o paralelo das obras do arte br com os resultados de suas produções? Gostaria de saber mais, ok? Parabéns pelo trabalho.
Vênera A. Martins De Matos
Olá Ana, muito legal seu projeto, adorei a foto. Quando você tiver tudo registrado não esqueça de publicar no site do arte na escola, paras que mais pessoas possam ver e trocar idéias com você. Este espaço é super interessante pois, assim podemos conhecer um pouco do que acontece com o material por aí. Aqui podemos trocar idéias e dar sugestões. Agora o seu projeto deve ser publicado com tudas as informações que tiver , principalmente as imagens. Não deixe de nos enviar. Beijos a todas
Monica Kondziolková
Kamilla e todos os demais que gostariam de receber o arte br. Estamos nos esforçando para corresponder a todas as solicitações do kit, mas não poderemos atender a todos. Pedimos a gentileza de que os pedidos sejam enviados pelos ATPs, que poderão, inclusive nos fornecer a quantidade total de kits que sua Diretoria de Ensino necessita. No momento estamos distribuindo 20 kits, para aquelas DEs que já nos enviaram e-mail solicitando. Um abraço para todos e meus cumprimentos aos professores que nos enviaram fotos e Relatos de Experiência com arte br que estão postados na página do Galeria dos Alunos, na seção SALA DE AULA: Silvia Prado (EE Caran Ap. Gonçalves - 2º ano do Ensino Médio Viviane de Castro Gonçalves (EE Otaviano Soares Albuquerque - Fundamental e Médio) Parabéns!!!
Maria Brigida Valentim Portela
Maria Brigida Valentim Portela- ATP de Arte- Diretoria de Ensino de Assis. Oi Vênera e Maria Rosa. Obrigado pelos beijos. Também estou com saudades. Aprendemos muito com vocês e tenho incentivado os professores da Diretoria de Assis para usar e abusar do material. Não só os de arte mas os de português, história, geografia... Hoje, tive a grata notícia que receberemos aqui na Diretoria mais 10 Kits para escolas e 01 para a Diretoria. Fiquei feliz, assim todos(as) terão acesso ao material. Vocês viram que significativo o trabalho da Ana Luiza? A cada dia o ensino de Arte se fortalece no nosso Estado, graças a política educacional do Secretário Gabriel Chalitta e a atuação competentíssima do pessoal da CENP principalmente a nossa querida Roseli. Um abraço a todas.Maria Brigida.
Vênera A. Martins De Matos
Maria Brigida, que legal. Fico muito feliz em saber que o material esta sendo utilizado por vocês com tanto empenho. O trabalho da Ana realmente é super interessante. Acredito que como ela vocês têm outros . Não esqueçam de publicar, para que possamos socializar as idéias. Um grande beijo a todas. E continue mandando notícias.
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá Ana Luisa,é muito bom receber a sua resposta sobre o desenvolvimento do seu trabalho! Ao ler dá para ter uma noção do quanto está sendo bom ,envolvente e interessante para você e os alunos.Pelas imagens também dá para perceber o quanto que estão "fazendo arte!". Quando você escreve que os alunos num segundo momento ao voltarem para as imagens voltaram com um outro olhar,agora não só como estudantes mas como "produtores", fiquei curiosa para saber mais sobre este aspecto do percurso que seguiram.Neste trabalho vivenciou-se algo diferente que fez os alunos mudarem suas pecepções do trabalho de arte na escola? O quanto que o material artebr contribuiu para estimular este novo olhar? Seu trabalho é muito interessante, não deixe de relatar ele no site e procure escrever mais sobre esta questão do estudante "produtor", esses registros são sempre muito importantes, signiicativos para o desenvolvimento e avanço da arte educação para que, juntos todos nós possamos aprender muito mais!Beijos,continue nos escrevendo.
Maria Rosa Mazza Chiaravalloti
Olá Maria Brigida,que bom que você incentiva e motiva não só os educadores especialistas de arte, mas "todos "a trabalharem com o artebr! Isso é muito positivo , quando o professor percebe o quanto que existe de "possibilidades" ao se trabalhar com arte, realmente é maravilhoso, parece uma descoberta mágica, porque a arte tem mesmo esta coisa meio mágica de mexer com as pessoas e é este ponto humanizador que a educação tanto precisa,"hoje "mais do que nunca! Aguardo mais notícias, um grande beijo à você e a todo o pessoal de Assis.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Olá Eliana desculpe a demora para responder. Estou enviando fotos das primeira impressões de xilogravuras. A qualidade das fotos não estã muito boa, pretendemos melhorar; Os originais estão com qualidade melhor. Quando terminarnos as impressões vamos dar acabemento com past-patour. O processo esta muito interessante , começamos com isopor e os alunos já se organizaram para conseguir madeira para novas impressões. O tema das xilos foi "pessoas dançando" e/ou instrumentos musicais( pela dificuldade de desenhar figura humana). Todos estão envolvidos . Semana que vem enviarei a fita de vídeo, não esqueci. Até breve > Esperamos que gostem . Beijos.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Fotos de xilogravura 1º EM
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Espero que tenham gostado, enviarei mais fotos e relatos na galeria. Tá bem!! Amanhã e sexta iremos imprimir mais. beijos.
Eliana Tumolo Dias Leite
Belmira, vi as fotos com os trabalhos de alunos. Como foi que os alunos pensaram sobre o tema, quais foram as conexões e o processo criativo, para realizarem as xilogravuras. Já pensou em estabelecer relações com as obras da pasta para que eles possam ver suas produções e as obras ? Como descrevem essa experiência? Seria bom que você tivesse esse retorno, até poderia fazer uma roda de conversa com as produções música e xilo + obras do arte br para poder ter um relato do aprendizado. Adorei as fotos, obrigada. abraços a todos.
Belmira Amorim Salvador De Paiva
Olá Eliana, estou trabalhando com três turmas, apenas uma fez a colagem musical e ainda não imprimiu nenhuma xilo, esta ainda nos esboços; As outras duas turmas desenvolveram o tema "pessoas dançando" , após apreciação da obra "Miriti bonecos dançando" e debate sobre estilos de dança, dança em casal, em g r u pos,dança só.Procuramos no percurso falar sobre os sentimentos envolvidos entre as pessoas quando dançam.Falamos sobre o estilo de dança preferido de alguns alunos, outros não gostam de dançar... Então chegamos nos esboços , alguns alunos sentiram muita dificuldade em desenhar figura humana, então pensamos em fazer alguns instrumentos musicais relacionados com essas danças. fizemos muitas referencias a Xilo de GOELDI "Noturno" , E chegamos a este resultado . Vamos melhorar a qualidade das fotos e dar um bom acabamento as xilos. Beijos. até breve.
Elizabete Lucas Machado
Olá Belmira, estamos encantadas com seu trabalho. Ele já está servindo de inspiração para outras colegas aqui da prefeitura. Quando digo, estamos, falo em nome de outras 3 colegas (2 arte-educadoras e outra NI). Elas estão acompanhando seus relatos e fotos. Ficam conversando e refletindo sobre possibilidades, idéias..... Muito legal!!!! Parabéns!!! Abraços
12791 visualizações | 205 respostas Faça login para responder